O’Ward bate Rossi e Grosjean e crava pole do GP de Detroit 1. Palou larga em último

Pato O'Ward apareceu para desfazer o favoritismo de Alexander Rossi e, batendo também Romain Grosjean, cravar a pole do GP de Detroit 1. Álex Palou, líder do campeonato, sai em último

Alexander Rossi parecia favorito à pole, mas acabou surpreendido no fim do Fast 12 por Pato O’Ward, que colocou a McLaren na primeira posição do grid de largada do GP de Detroit 1. Neste sábado (12), o mexicano, com 1min15s578, superou o americano da Andretti por apenas 0s08 e Romain Grosjean, que voltou a brilhar e sai em terceiro.

Ed Jones finalmente acompanhou o ritmo do companheiro Grosjean e se colocou em quarto no grid. Josef Newgarden, o mais rápido da primeira fase, sai apenas de quinto, com Colton Herta, Will Power e Ryan Hunter-Reay na sequência.

Simon Pagenaud parte de nono, com Sébastien Bourdais fechando o top-10. Scott Dixon teve mais uma classificação bem tímida e foi 11º na sessão que definiu o primeiro grid da rodada dupla.

Dos favoritos, o único que teve um resultado terrível foi justamente o líder do campeonato. Já anteriormente punido com 6 posições por troca de motor, Álex Palou foi muito mal e vai sair da última colocação.

A largada do GP de Detroit 1 está marcada para 15h (em Brasília). No domingo, classificação e corrida 2 acontecem.

Pato O’Ward sai na frente no GP de Detroit 1 (Foto: IndyCar)

Confira como foi a definição do grid do GP de Detroit 1

A classificação para a corrida 1 em Detroit começou pontualmente às 12h (em Brasília). O sistema era o seguinte: dois grupos em que os seis primeiros de cada avançavam e, no fim, um Fast 12, já definindo a pole. Um esquema um pouco mais ágil que o costumeiros para pistas de rua e circuitos mistos.

O primeiro grupo tinha Dalton Kellett, Pato O’Ward, Marcus Ericsson, Will Power, Álex Palou, Rinus VeeKay, Simon Pagenaud, Conor Daly, James Hinchcliffe, Alexander Rossi, Jimmie Johnson, Romain Grosjean e Jack Harvey.

Com o esquema diferente do tradicional, foi normal ver os pilotos usando os pneus macios desde os instantes iniciais dos 10 minutos que o grupo tinha. Foi assim que Grosjean virou 1min17s8, com VeeKay baixando a marca para 1min17s4.

Hinchcliffe fez 1min17s0, mas os tempos seguiam despencando já nos minutos finais. Rossi, então, acertou duas grandes voltas em sequência, com 1min15s851 como melhor delas e melhor do grupo. Impressionantes 0s8 atrás veio Grosjean, mas parecia suficiente para avançar de fase.

E de fato foi. Rossi liderou, Grosjean ainda ficou em segundo, com VeeKay, O’Ward, Pagenaud e Power também avançando. No fim das contas, todos os favoritos passaram, exceto Palou, com um terrível 11º lugar, que significava a última posição no grid. Caíram, além do catalão: Hinch, Ericsson, Daly. Harvey, Johnson e Kellett.

Romain Grosjean passou em segundo no grupo (Foto: IndyCar)

Newgarden voa e Dixon passa no sufoco

O segundo grupo foi para a pista logo na sequência, com 12 pilotos: Josef Newgarden, Scott McLaughlin, Felix Rosenqvist, Scott Dixon, Sébastien Bourdais, Graham Rahal, Ed Jones, Colton Herta, Ryan Hunter-Reay, Takuma Sato, Santino Ferrucci e Max Chilton.

Ferrucci começou na frente com 1min16s8, mas ainda havia margem pra bem mais. Tanto que Newgarden e Herta baixaram de 1min16s, sendo posteriormente superados por Jones, que fez 1min15s870.

Aí veio Newgarden e fez acontecer. O americano deu a melhor volta da classificação até então, cravando 1min15s661, abrindo boa margem para a concorrência. Herta ainda andou abaixo de Jones, que foi terceiro. Hunter-Reay, Bourdais e Dixon, no limite, também avançaram.

Rosenqvist, Sato, Chilton, Rahal, Ferrucci e McLaughlin ficaram pelo caminho, com um grupo de peso ali: foram três carros da RLL, um da McLaren e um da Penske entre os cortados, além da esperada Carlin de Chilton.

Josef Newgarden havia sido o melhor do grupo 2 (Foto: IndyCar)

O’Ward bate Rossi e crava pole em Detroit

A definição da pole foi diferente da tradicional. Não eram seis pilotos, mas 12 em um Fast 12. Foram três carros da Penske, três da Andretti, duas Dale Coyne, a Carpenter de VeeKay, a Foyt de Bourdais, a McLaren de O’Ward e a Ganassi de Dixon.

O desenvolvimento do grupo foi um tanto diferente do inicial e o pelotão começou com os pneus duros. Ali, Hunter-Reay era o mais rápido com 1min16s5, com Grosjean aparecendo por perto, bem como Rossi, rápido o tempo todo.

Mas aí, com os pneus macios, O’Ward resolveu entrar na brincadeira e virou 1min15s5, conseguindo superar as marcas muito competitivas de Rossi e Grosjean. As decepções ficavam por conta de Newgarden, mais lento que na primeira fase, e Dixon, que não saiu do fim da fila.

Indy 2021, GP de Detroit 1, Grid de largada:

1P O’WARDMcLaren Chevrolet1:15.578 
2A ROSSIAndretti Honda1:15.658+0.080
3R GROSJEANDale Coyne Honda1:15.743+0.165
4E JONESDale Coyne Honda1:15.812+0.234
5J NEWGARDENPenske Chevrolet1:15.870+0.292
6C HERTAAndretti Honda1:16.083+0.505
7W POWERPenske Chevrolet1:16.088+0.510
8R HUNTER-REAYAndretti Honda1:16.129+0.551
9S PAGENAUDPenske Chevrolet1:16.661+1.083
10S BOURDAISFoyt Chevrolet1:17.433+1.855
11S DIXONGanassi Honda1:17.868+2.290
12R VEEKAYCarpenter Chevrolet1:17.878+2.300
13J HINCHCLIFFEAndretti Honda1:17.069+1.491
14F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet1:16.462+0.884
15M ERICSSONGanassi Honda1:17.158+1.580
16T SATORLL Honda1:16.471+0.893
17C DALYCarpenter Chevrolet1:17.290+1.712
18M CHILTONCarlin Chevrolet1:16.609+1.031
19J HARVEYMeyer Shank Honda1:17.418+1.840
20G RAHALRLL Honda1:16.669+1.091
21S FERRUCCIRLL Honda1:16.688+1.110
22J JOHNSONGanassi Honda1:19.094+3.516
23S McLAUGHLINPenske Chevrolet1:17.557+1.979
24D KELLETTFoyt Chevrolet1:19.670+4.092
25A PALOUGanassi Honda1:17.519+1.941

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.