O’Ward bate Rossi e Grosjean e crava pole do GP de Detroit 1. Palou larga em último
Pato O'Ward apareceu para desfazer o favoritismo de Alexander Rossi e, batendo também Romain Grosjean, cravar a pole do GP de Detroit 1. Álex Palou, líder do campeonato, sai em último
Alexander Rossi parecia favorito à pole, mas acabou surpreendido no fim do Fast 12 por Pato O’Ward, que colocou a McLaren na primeira posição do grid de largada do GP de Detroit 1. Neste sábado (12), o mexicano, com 1min15s578, superou o americano da Andretti por apenas 0s08 e Romain Grosjean, que voltou a brilhar e sai em terceiro.
Ed Jones finalmente acompanhou o ritmo do companheiro Grosjean e se colocou em quarto no grid. Josef Newgarden, o mais rápido da primeira fase, sai apenas de quinto, com Colton Herta, Will Power e Ryan Hunter-Reay na sequência.
Relacionadas
Simon Pagenaud parte de nono, com Sébastien Bourdais fechando o top-10. Scott Dixon teve mais uma classificação bem tímida e foi 11º na sessão que definiu o primeiro grid da rodada dupla.
Dos favoritos, o único que teve um resultado terrível foi justamente o líder do campeonato. Já anteriormente punido com 6 posições por troca de motor, Álex Palou foi muito mal e vai sair da última colocação.
A largada do GP de Detroit 1 está marcada para 15h (em Brasília). No domingo, classificação e corrida 2 acontecem.
Confira como foi a definição do grid do GP de Detroit 1
A classificação para a corrida 1 em Detroit começou pontualmente às 12h (em Brasília). O sistema era o seguinte: dois grupos em que os seis primeiros de cada avançavam e, no fim, um Fast 12, já definindo a pole. Um esquema um pouco mais ágil que o costumeiros para pistas de rua e circuitos mistos.
O primeiro grupo tinha Dalton Kellett, Pato O’Ward, Marcus Ericsson, Will Power, Álex Palou, Rinus VeeKay, Simon Pagenaud, Conor Daly, James Hinchcliffe, Alexander Rossi, Jimmie Johnson, Romain Grosjean e Jack Harvey.
Com o esquema diferente do tradicional, foi normal ver os pilotos usando os pneus macios desde os instantes iniciais dos 10 minutos que o grupo tinha. Foi assim que Grosjean virou 1min17s8, com VeeKay baixando a marca para 1min17s4.
Hinchcliffe fez 1min17s0, mas os tempos seguiam despencando já nos minutos finais. Rossi, então, acertou duas grandes voltas em sequência, com 1min15s851 como melhor delas e melhor do grupo. Impressionantes 0s8 atrás veio Grosjean, mas parecia suficiente para avançar de fase.
E de fato foi. Rossi liderou, Grosjean ainda ficou em segundo, com VeeKay, O’Ward, Pagenaud e Power também avançando. No fim das contas, todos os favoritos passaram, exceto Palou, com um terrível 11º lugar, que significava a última posição no grid. Caíram, além do catalão: Hinch, Ericsson, Daly. Harvey, Johnson e Kellett.
Newgarden voa e Dixon passa no sufoco
O segundo grupo foi para a pista logo na sequência, com 12 pilotos: Josef Newgarden, Scott McLaughlin, Felix Rosenqvist, Scott Dixon, Sébastien Bourdais, Graham Rahal, Ed Jones, Colton Herta, Ryan Hunter-Reay, Takuma Sato, Santino Ferrucci e Max Chilton.
Ferrucci começou na frente com 1min16s8, mas ainda havia margem pra bem mais. Tanto que Newgarden e Herta baixaram de 1min16s, sendo posteriormente superados por Jones, que fez 1min15s870.
Aí veio Newgarden e fez acontecer. O americano deu a melhor volta da classificação até então, cravando 1min15s661, abrindo boa margem para a concorrência. Herta ainda andou abaixo de Jones, que foi terceiro. Hunter-Reay, Bourdais e Dixon, no limite, também avançaram.
Rosenqvist, Sato, Chilton, Rahal, Ferrucci e McLaughlin ficaram pelo caminho, com um grupo de peso ali: foram três carros da RLL, um da McLaren e um da Penske entre os cortados, além da esperada Carlin de Chilton.
O’Ward bate Rossi e crava pole em Detroit
A definição da pole foi diferente da tradicional. Não eram seis pilotos, mas 12 em um Fast 12. Foram três carros da Penske, três da Andretti, duas Dale Coyne, a Carpenter de VeeKay, a Foyt de Bourdais, a McLaren de O’Ward e a Ganassi de Dixon.
O desenvolvimento do grupo foi um tanto diferente do inicial e o pelotão começou com os pneus duros. Ali, Hunter-Reay era o mais rápido com 1min16s5, com Grosjean aparecendo por perto, bem como Rossi, rápido o tempo todo.
Mas aí, com os pneus macios, O’Ward resolveu entrar na brincadeira e virou 1min15s5, conseguindo superar as marcas muito competitivas de Rossi e Grosjean. As decepções ficavam por conta de Newgarden, mais lento que na primeira fase, e Dixon, que não saiu do fim da fila.
Indy 2021, GP de Detroit 1, Grid de largada:
1 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:15.578 | |
2 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:15.658 | +0.080 |
3 | R GROSJEAN | Dale Coyne Honda | 1:15.743 | +0.165 |
4 | E JONES | Dale Coyne Honda | 1:15.812 | +0.234 |
5 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:15.870 | +0.292 |
6 | C HERTA | Andretti Honda | 1:16.083 | +0.505 |
7 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:16.088 | +0.510 |
8 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:16.129 | +0.551 |
9 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:16.661 | +1.083 |
10 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 1:17.433 | +1.855 |
11 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:17.868 | +2.290 |
12 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:17.878 | +2.300 |
13 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 1:17.069 | +1.491 |
14 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:16.462 | +0.884 |
15 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:17.158 | +1.580 |
16 | T SATO | RLL Honda | 1:16.471 | +0.893 |
17 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:17.290 | +1.712 |
18 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:16.609 | +1.031 |
19 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:17.418 | +1.840 |
20 | G RAHAL | RLL Honda | 1:16.669 | +1.091 |
21 | S FERRUCCI | RLL Honda | 1:16.688 | +1.110 |
22 | J JOHNSON | Ganassi Honda | 1:19.094 | +3.516 |
23 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:17.557 | +1.979 |
24 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:19.670 | +4.092 |
25 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:17.519 | +1.941 |
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!