O’Ward deixa imbróglio com McLaren para trás e finalmente acorda para Indy 2022

Pato O'Ward teve início de 2022 conturbado dentro e fora das pistas. Largando da primeira fila em Barber, tem a oportunidade de colocar cabeça no lugar e voltar a ter bons desempenhos

Acidente de Alexander Rossi (Vídeo: Indycar)

Pato O’Ward terminou 2021 em alta. Brigou pelo título da Indy até o fim, mesmo com menos equipamento que Álex Palou e Josef Newgarden, e ainda teve a oportunidade de testar um carro da Fórmula 1 em atividade oficial pela primeira vez. O céu parece o limite para o mexicano de 22 anos, mas talvez tenha se deslumbrado demais pelo desejo da F1 e teve um começo complicado em 2022.

No Alabama, O’Ward vai largar na segunda colocação. É o primeiro grande brilho do mexicano no ano, e em uma pista onde já anotou a pole-position na temporada passada. Mesmo com o surpreendente Rinus VeeKay à frente, surge como o favorito em Barber, e não é coincidência que isso aconteça justamente quando deixou seu imbróglio com a McLaren para trás.

“O carro estava muito bom, eu tive um grande erro no início da minha volta rápida, então acho que poderíamos ter conquistado tranquilamente a pole-position. É minha culpa que não estamos uma posição acima, mas estou feliz com o carro, todos fizeram um trabalho fantástico e podemos fazer muita coisa saindo desta posição amanhã”, afirmou O’Ward.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Pato O’Ward está de volta ao caminho certo (Foto: Indycar)

LEIA MAIS: VeeKay bate O’Ward e crava pole-position do GP do Alabama da Indy. Grosjean é 8º

Desde que realizou o teste em Abu Dhabi, em dezembro passado, Pato não escondeu o desejo de guiar na Fórmula 1, algo que vinha tentando esconder em suas aparições públicas. O problema é que não há espaço para O’Ward vendo um time que tem já um grande piloto jovem com Lando Norris e um veterano caro como Daniel Ricciardo. O mexicano precisaria fazer mais do que está fazendo.

Pato também não escondeu a frustração por ver Colton Herta fechar um contrato de piloto de testes com a McLaren na F1. Ambos são rivais desde a Indy Lights, mas o contexto da carreira do americano no Mundial é diferente. Colton é o grande nome da Andretti, que quer entrar no grid de qualquer forma no futuro, e o time não esconde que Herta é quem eles querem no grid.

A insatisfação também gerou a dúvida se O’Ward renovaria com a McLaren na Indy. O começo de campeonato do mexicano foi modesto, com apenas um top-10 em três corridas disputadas. Porém, não é coincidência que o desempenho tenha crescido em Barber justamente quando o imbróglio da renovação ficou para trás e a assinatura de extensão do vínculo parece evidente nas próximas semanas. 

Se Pato está andando bem, a McLaren só tem a ganhar e a Indy também. É melhor que o foco seja em uma categoria que realmente pode render frutos ao mexicano, mesmo que o glamour e a evidência da Fórmula 1 seja tentadora. Se ainda existir alguma chance de Patricio correr por lá, é melhor voltar a mostrar nas pistas o que encantou os fãs, e o fim de semana em Barber é um bom primeiro passo.

O GP do Alabama está marcado para começar às 14h05 (de Brasília) deste domingo, com transmissão da TV Cultura, ESPN e Star+, além de cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

INDY 2022: O QUE MUDA NA CLASSIFICAÇÃO DAS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS DE 2022?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.