O’Ward destrona Palou e abre nova era da Indy com vitória em Mid-Ohio
Pato O'Ward superou Álex Palou nos boxes e segurou a imensa pressão do piloto espanhol nas voltas finais para sair com a vitória no GP de Mid-Ohio, que abriu a nova era de motores da Indy
Pato O’Ward abriu a nova era da Indy com uma vitória no GP de Mid-Ohio. O mexicano da McLaren se aproveitou de um problema no pit-stop de Álex Palou já na segunda metade da corrida disputada neste domingo (7), que marcou o início do sistema híbrido nos motores da categoria, para assumir a liderança e não perder mais, vencendo pela segunda vez em 2024.
Pole-position, Palou liderou a maior parte da corrida com a Ganassi, e apesar da pressão nas voltas finais, não conseguiu se recuperar após o erro nos boxes e se contentou com o segundo lugar. Porém, o resultado contribui para a caminhada do tricampeonato, já que o espanhol abriu 48 pontos de distância para o vice-líder Will Power.
Relacionadas
Melhor piloto da Penske em todo o fim de semana, o neozelandês Scott McLaughlin completou o pódio em Mid-Ohio. O dono do carro #3 chegou a liderar a prova quando alargou os stints em comparação com os rivais, mas não teve ritmo para se tornar um fator na briga pela vitória.
O americano Colton Herta levou a Andretti ao quarto lugar, seguido pelo companheiro de equipe Marcus Ericsson, que fechou o top-5. Companheiro de equipe de O’Ward, Alexander Rossi ficou na sexta posição, à frente do dinamarquês Christian Lundgaard, de RLL.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Kyle Kirkwood, de Andretti, foi o oitavo após largar da 14ª colocação. O novato Christian Rasmussen levou a Carpenter ao nono lugar, enquanto Santino Ferrucci comandou uma das grandes recuperações do dia, fechando o top-10 com a Foyt, à frente do australiano Will Power.
Maior vencedor da história do GP de Mid-Ohio, Scott Dixon teve um dia para esquecer. O neozelandês hexacampeão viu o motor apagar ainda nas voltas de aquecimento e não conseguiu largar junto do pelotão na bandeira verde. Ele retornou para a corrida apenas para evitar ficar zero e manter a sequência de largadas consecutivas na Indy, que chegou a 331.
O brasileiro Pietro Fittipaldi não conseguiu fazer uma prova de recuperação com a RLL e fechou apenas na 24ª colocação, ainda à frente de Josef Newgarden, que apesar de tentar uma estratégia de três pit-stops, viu o tiro sair pela culatra ao exceder velocidade nos pits e precisar pagar um drive-through, sendo o penúltimo colocado.
A Indy retorna já no próximo fim de semana com a rodada dupla no oval do Iowa. A corrida 1 acontece na noite de sábado (13), enquanto a segunda prova tem início na tarde de domingo, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Saiba como foi o GP de Mid-Ohio da Indy:
Ainda nas voltas de aquecimento, Scott Dixon, que largaria em 13º, sofreu com o apagão do motor. Sem conseguir religar o sistema híbrido nem com a ajuda do time de resgate da Indy, o neozelandês acabou não largando, sofrendo um duro golpe no campeonato e correndo risco de perder uma sequência de 330 largadas na Indy.
A bandeira verde aconteceu na volta 3. Palou conseguiu partir bem e se manteve na liderança. O’Ward sofreu ataque de Malukas, mas se segurou bem em segundo. McLaughlin deixou Ericsson para trás e assumiu o quinto lugar, atrás de Colton Herta. Álex começou a abrir vantagem muito cedo para Pato, chegando a 3s antes mesmo de 10 voltas.
Com uma prova mais monótona, pilotos como Newgarden, Armstrong e Siegel optaram por pit-stops precoces. Todos utilizavam pneus macios. Entre os 10 primeiros, o primeiro a parar foi Linus Lundqvist A prova chegou ao primeiro quarto com Palou firme na liderança e vantagem de 5s6 para O’Ward, que por sua vez estava bem distante de Malukas. Herta, McLaughlin, Ericsson, Rasmussen, Lundgaard, Rossi e Grosjean fechavam o top-10.
Na volta 23, Dixon conseguiu voltar para a corrida, mantendo a sequência de largadas e evitando passar zerado. O’Ward abriu a janela de pit-stops para os líderes, entrando no 28º giro. Malukas e Ericsson acompanharam o mexicano. David sofreu com um pequeno apagão e perdeu muito tempo. Palou, Herta, Lundgaard e Rossi vieram na volta seguinte. McLaughlin foi o último a parar.
A nova ordem dos carros tinha Palou, mais uma vez, líder. O’Ward era segundo, mas agora com McLaughlin em terceiro. Herta era quarto, seguido por Newgarden, que tinha em estratégia diferente dos demais. Ericsson, Rasmussen, Armstrong, Lundqvist e Rosenqvist fechavam o top-10. Josef veio aos boxes na volta 37, indicando uma estratégia de três pit-stops.
Quando a prova chegou na metade, Palou era líder com 4s2 de distância para O’Ward. McLaughlin, Herta, Ericsson, Rasmussen, Lundqvist, Lundgaard, Rossi e Kirkwood fechavam o top-10.
Conforme as voltas passaram, O’Ward começou a cortar a vantagem de Álex na liderança, chegando a cortar até 0s5 por volta. Enquanto isso, em duelo interno da Andretti, Ericsson superou Herta na reta oposta e assumiu o quarto lugar. O mexicano encostou de vez no espanhol e passou a iniciar pressão, mas surpreendeu ao entrar nos boxes na volta 54, indicando o desejo de realizar um undercut. Ericsson acompanhou o piloto da McLaren.
A parada de Álex veio no giro seguinte, mas o piloto viu um pequeno problema na hora da partida e O’Ward aproveitou para assumir a liderança. Depois do pit-stop de McLaughlin, a ordem dos carros ficou com o mexicano em primeiro, seguido pelo espanhol. Scott era terceiro, à frente de Ericsson, Newgarden, Herta, Lundqvist, Armstrong, Rossi e Lundgaard.
Em quinto, Newgarden escapou sozinho da pista, mas não perdeu posições apesar de começar a receber mais pressão. Eventualmente, o vencedor da Indy 500 foi aos boxes pela última vez. Palou encostou de vez em O’Ward com 15 voltas para o fim.
A distância ficou completamente visual nas voltas finais, mas O’Ward conseguiu assegurar o fôlego em momentos cruciais. Um exemplo foi quando tinha Kyffin Simpson, companheiro de equipe de Palou, à frente. O mexicano recebeu a bandeira quadriculada em primeiro.
Indy 2024, GP de Mid-Ohio, Resultado Final:
1 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:33:22.619 | 80 voltas |
2 | A PALOU | Ganassi Honda | +0.499 | |
3 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +16.155 | |
4 | C HERTA | Andretti Honda | +24.872 | |
5 | M ERICSSON | Andretti Honda | +31.680 | |
6 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | +32.244 | |
7 | C LUNDGAARD | RLL Honda | +32.571 | |
8 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | +35.221 | |
9 | C RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | +40.318 | |
10 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | +46.908 | |
11 | W POWER | Penske Chevrolet | +48.654 | |
12 | D MALUKAS | Meyer Shank Honda | +49.390 | |
13 | T SOWERY | Dale Coyne Honda | +49.886 | |
14 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | +51.816 | |
15 | L LUNDQVIST | Ganassi Honda | +53.479 | |
16 | S ROBB | Foyt Chevrolet | +54.741 | |
17 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | +55.839 | |
18 | G RAHAL | RLL Honda | +58,858 | |
19 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +1:00:455 | |
20 | N SIEGEL | McLaren Chevrolet | +1:05.859 | |
21 | K SIMPSON | Ganassi Honda | +1:07:041 | |
22 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | +1 volta | |
23 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | +1 volta | |
24 | P FITTIPALDI | RLL Honda | +1 volta | |
25 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +1 volta | |
26 | J HARVEY | Dale Coyne Honda | +1 volta | |
27 | S DIXON | Ganassi Honda | +20 voltas | NC |

