O’Ward lamenta estratégia, mas celebra quarto lugar no Alabama: “Fizemos o melhor”
Pato O'Ward disse que Scott McLaughlin e Will Power tiveram sorte com bandeira amarela, lamentou manutenção de estratégia de dois pit-stops e exaltou resultado no GP do Alabama, conquistado contra concorrentes "extremamente fortes" com motor Honda
Pato O’Ward chegou a brigar pela liderança na primeira metade do GP do Alabama da Indy, realizado neste domingo (30), no circuito de Barber. Porém, tudo mudou por dois motivos: o primeiro deles foi a necessidade de economia de combustível para que o mexicano pudesse completar a prova, enquanto o segundo foi o “azar” com a bandeira amarela, que prejudicou os pilotos que optaram por fazer dois pit-stops.
A bandeira amarela foi acionada por conta de Sting Ray Robb, na volta 38, que teve problemas mecânicos em seu carro e teve de ser retirado da pista. Com isso, vários participantes aproveitaram a ocasião para fazerem o pit-stop sem grande prejuízo de tempo — o que favoreceu, por exemplo, o vencedor Scott McLaughlin e o terceiro Will Power. Por sua vez, pilotos como O’Ward, o quarto colocado, e Romain Grosjean, que adotaram a estratégia de apenas duas paradas, sofreram nas últimas voltas para manterem o ritmo.
Relacionadas
“Eu estava levantando muito o pé, tivemos de alcançar um número grande [de economia no consumo de combustível]. Não sei como conseguimos manter o ritmo assim”, comentou o mexicano em entrevista à emissora americana NBC.
“Ótimo carro, estou muito feliz como nos saímos neste fim de semana. Obviamente, quando você olha para trás agora e como tudo aconteceu, acho que estávamos na estratégia errada, mas ninguém cometeu um erro, é apenas sobre ‘jogar os dados’ no início da corrida. Scott [McLaughlin], [Will] Power e alguns outros caras estavam no lado bom disso, mas mesmo assim foi um resultado muito bom para nós e estou feliz com o quarto lugar”, disse.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
O’Ward reconheceu que a estratégia poderia ter sido alterada durante a corrida, tendo em vista como se deu a bandeira amarela e como, visivelmente, alguns pilotos tiraram vantagem da ocasião. Porém, o dono do carro #5 preferiu destacar o trabalho da McLaren e creditar a situação ao azar.
“Poderia ter mudado um pouco. Quero dizer, Scott [McLaughlin] estava atrás de nós e ele fez funcionar. Quando você olha para isso agora, ok, poderíamos ter feito um pouco diferente, principalmente quando você vê como a bandeira amarela foi acionada e todas essas coisas, mas foi uma [chance] em 100. Eles realmente tiveram sorte com aquela bandeira amarela e todas as três paradas”, ponderou.
“Fizemos o melhor com o que tínhamos e acho que realmente maximizamos [o desempenho]. Estamos contra quatro Honda que eram extremamente fortes e definitivamente nos davam emoção em mantê-los atrás durante a corrida”, completou.
Quando questionado sobre a performance no Alabama em relação ao GP de Long Beach, no qual foi apenas o 17º, O’Ward ressaltou o potencial da McLaren e voltou a falar sobre a importância dos pontos conquistados nas quatro primeiras etapas da temporada 2023.
“É claro que Long Beach não foi o ideal, mas é isso que queremos, é isso que sabemos que podemos fazer e vamos para o GP de Indianápolis 1 com a mesma abordagem que faremos no restante da temporada. Queremos vencer corridas, ainda não vencemos a nossa primeira em 2023. Estivemos próximos em todas, sendo que nem todas deram certo, então isso é realmente sólido. De quatro etapas tivemos três top-5, isso é muito bom”, disse o mexicano, que se disse na expectativa para o mês de maio.
O quarto lugar no Alabama manteve O’Ward na vice-liderança do campeonato com 127 pontos — agora três a menos que o líder, Marcus Ericsson. A Indy retorna no dia 13 de maio com o GP de Indianápolis 1, no circuito misto local. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.