O’Ward ressurge no campeonato e tem ovais na manga para ameaçar tri de Palou

Pato O'Ward roubou uma importante vitória em Mid-Ohio e tem um cenário muito chamativo caso queira brigar pelo título: são 6 ovais entre as 8 corridas finais de 2024

O GP de Mid-Ohio caminhava para ser um completo monólogo de Álex Palou. O espanhol tem se mostrado cada vez mais difícil de ser batido nos mistos da Indy, e com tamanha vantagem aberta em um primeiro stint sem grandes movimentações em Lexington, parecia apenas questão de tempo para o bicampeão vencer mais uma e caminhar rumo ao tricampeonato. Mas Pato O’Ward e a McLaren tinham planos diferentes neste domingo (7).

Se o time falhou na questão estratégica na Fórmula 1, a história foi diferente na Indy. As chamadas para os pit-stops de O’Ward, que largou em segundo e não teve a posição ameaçada quase o tempo inteiro por David Malukas ou Scott McLaughlin. Com mais ritmo nos pneus macios, o mexicano fez um enorme esforço para ficar próximo de Palou nos momentos cruciais das janelas de paradas, sabendo que o confronto aconteceria. No fim, nem precisou. Um leve apagão no segundo pit-stop de Álex já foi o suficiente para colocar Pato em primeiro.

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Então, o stint final virou uma batalha de gato e rato (ou Pato) entre ambos. Palou encostou em vários momentos, tentou contar com o companheiro retardatário Kyffin Simpson para ajuda. Até viu O’Ward sambar antes da bandeira quadriculada. Mas não deu. Em um dia muito bem calculado, Pato voltou a vencer na pista na Indy após quase dois anos, já que o gosto do triunfo de St. Pete, que só veio 45 dias depois, foi bem agridoce por todo o imbróglio causado no escândalo do push-to-pass.

Pato O’Ward venceu o GP de Mid-Ohio (Foto: Indycar)

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O resultado ajudou Pato a pegar o elevador no campeonato e chegar ao terceiro lugar. A distância para Palou é incômoda. Ainda são 70 pontos, mas um trunfo muito importante precisa ser considerado: das 8 corridas restantes em 2024, 6 delas são em ovais. Em Iowa, no próximo fim de semana, é justamente onde O’Ward tinha vencido pela última vez antes de hoje. Em Gateway, já foi ao pódio quatro vezes, e ainda conta com o fator desconhecido em Milwaukee e Nashville, duas pistas que voltam ao calendário.

E não é que Palou seja ruim nos ovais, longe disso. Afinal, estamos falando de quem já fez pole nas 500 Milhas de Indianápolis e ficou a um Helio Castroneves de vencer. Mas Álex soa muito mais humano nos ovais. Enquanto a concorrência precisa parir uma bigorna e ainda contar com outros fatores para derrubar o campeão nos mistos e circuitos de rua, a história no oval é bem mais aberta.

Inclusive, é o fator oval que também pode ajudar Will Power e Scott Dixon a se reafirmarem nesta briga. O australiano da Penske teve um dia atípico, com uma classificação ruim e sem muito nas mangas para poder sair de uma situação ruim. Foi apenas 11º. Para Dixon, o azar extremo. A única falha na estreia do sistema híbrido doso motores foi justamente com o hexacampeão, que entrou na pista apenas para manter o recorde de largadas seguidas e não sair zerado.

Palou segue firme na liderança porque é um piloto que oscila pouco e é difícil de ser batido. Em Mid-Ohio, ele foi. Mas não se engane: o cenário para a segunda metade da temporada é muito mais animador em termos de campeonato comparando com a primeira.

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