Penske amplia Bump Day e rejeita vagas garantidas para Indy 500

Novo dono da Indy e de Indianápolis, Roger Penske anunciou mudanças para a Indy 500, que vai ser disputada neste ano em 24 de maio. O Bump Day foi ampliado para 75 minutos, enquanto a premiação total da corrida vai ser de R$ 64,5 milhões, sendo que o vencedor vai faturar ao menos R$ 8,6 milhões. O dirigente rejeitou a ideia de reservar vagas no grid para carros que correm em tempo integral

Em evento realizado na última sexta-feira (15), em Indianápolis, Roger Penske, novo dono da Indy e do Indianápolis Motor Speedway, anunciou mudanças para melhorar ainda mais o espetáculo das 500 Milhas de Indianápolis, a principal prova do calendário da categoria e uma das mais importantes do automobilismo mundial.
 
Roger Penske rejeitou uma ideia que teve em abril e foi compartilhada por Chip Ganassi: a de assegurar vagas no grid da Indy 500 para carros que disputem a temporada da Indy em tempo integral. Segundo Penske, o veto veio “depois de ouvir os fãs. Para os fãs, a história de tentar se classificar diz respeito a ter um dia difícil”.
Roger Penske anunciou mudanças importantes para a Indy 500 de 2020 (Foto: IndyCar)
A 104ª edição da prova, que neste ano vai ser disputada em 24 de maio, vai compreender uma premiação acima dos US$ 15 milhões (ou R$ 64,5 milhões na cotação atual), sendo que o vencedor vai embolsar, pelo menos, US$ 2 milhões (ou R$ 8,6 milhões). Um valor recorde na história da centenária competição.
 
Outra novidade é sobre o Bump Day. O Last Day Shootout, momento mais dramático do fim de semana da Indy 500 e que define a última fila e os três últimos pilotos a compor o grid de 33 carros. Diferentemente do que acontecia até o ano passado, quando cada postulante tinha direito de buscar a vaga apenas uma única vez, a partir de agora a sessão foi será ampliada para 75 minutos, de modo a permitir várias tentativas de cada piloto neste período.
 
Uma outra mudança, também sobre o período de classificação, é o aumento da potência do turbo, ampliado em 45 cv para compensar o arrasto aerodinâmico extra proporcionado pela instalação do aeroscreen, uma das novidades para os carros da categoria em 2020.
 
Penske também anunciou uma série de melhorias para os fãs no espaço do Indianápolis Motor Speedway, como a instalação de um complexo de entretenimento, fornecido pela Verizon — patrocinadora do evento —, e a reforma dos mais de 125 banheiros no complexo do IMS. A expectativa do dirigente é que tudo fique pronto até 8 de maio, dia do primeiro treino de preparação para a Indy 500 de 2020.

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