Penske confirma grande fase, domina primeiro dia em Toronto e ensaia briga doméstica na classificação

Quatro pilotos da Penske se revezaram nas primeiras posições dos treinos livres no Canadá. Helio Castroneves liderou primeiro o treino livre, enquanto Simon Pagenaud dominou o segundo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

As três etapas anteriores, Texas, Elkhart Lake e Iowa, indicaram o caminho. Nesta sexta-feira (14), no primeiro dia em Toronto, essa indicação se tornou real: vai ser difícil o resultado final da 12ª etapa da temporada 2017 da Indy ser diferente do que pole e vitória da Penske.
 
Os treinos livres do primeiro dia de carros no circuito de rua canadense tiveram domínio total da equipe da Chevrolet e, consequentemente, de seu time mais forte. No treino de abertura, Helio Castroneves se mostrou embalado pelo triunfo da última semana, em Iowa, e pela quebra do jejum de vitórias, sobrando com o tempo de 1min01s121. Já no TL2, foi a vez de Simon Pagenaud ficar tranquilo com a liderança, virando em 1min00s257.
 
Porém, mais do que ter os líderes de cada treino, a Penske conseguiu "revezar" também nas dobradinhas: atrás de Castroneves, no primeiro treino, ficou Josef Newgarden, 0s389 atrás do brasileiro; já Will Power ficou 0s227 atrás de Pagenaud no TL2. Pagenaud ainda ficou em terceiro no TL1, em mais um indicativo do que deve ocorrer nos próximos dois dias.
Helio Castroneves puxou a fila no TL1 (Foto: IndyCar)
"O carro estava fenomenal o dia todo. Me sinto muito confortável nele. É ótimo voltar ao circuito de Toronto, é uma pista totalmente diferente das demais. Você desliza em todas as curvas, não há aderência. Eu, sinceramente, adoro tudo isso. Posso afirmar que não é uma pista chata, é bem agitada, você precisa estar atento em todas as curvas. Começamos muito bem aqui, agora é hora de acharmos o acerto mágico para o carro com os pneus macios. Vai ser a parte mais difícil", disse o francês da Penske.

Depois de um primeiro treino livre muito ruim, Power apareceu no segundo e deu a última demonstração de que, até aqui, a pole tem quatro favoritos e todos eles vestem as cores da equipe de Roger Penske. 

"A gente foi testar os pneus macios e vimos que eles não estão tão mais rápidos que os duros. Na verdade, são só muito mais difíceis de ajeitar o balanço do carro. É uma pista chata para ajeitar isso também. Os níveis de aderência variam muito na pista, então vamos ter trabalho com isso ainda", comentou o australiano. 

Will Power (Foto: IndyCar)

Se a classificação e o pódio de Toronto não forem dominados pela Penske e pela Chevrolet, quem mais pareceu capaz de se envolver na briga foi o líder da temporada, Scott Dixon. Ele guiou sua Ganassi para a terceira posição no TL1 e para a quarta no TL2. O outro Honda a aparecer entre os cinco primeiros nos treinos foi Graham Rahal, mais um adversário bem perigoso para a Penske.

"Ainda temos bastante trabalho pela frente, mas eu estou satisfeito com o que tivemos nesse primeiro dia. Ainda precisamos de mais um pouco para alcançar as Penske, mas estou confiando nas escolhas do time e nas decisões que vamos tomar para o TL3 e para a classificação", afirmou o neozelandês.

Scott Dixon (Foto: IndyCar)

Tony Kanaan não teve um dia tão inspirado quanto Dixon, mas andou ali no meio do pelotão, se posicionando bem especialmente no primeiro treino.

"A pista está muito diferente este ano. A curva 1 vai ficar mais difícil de ter ultrapassagem, tá cheia de bump, mas a curva 8, do jeito que está, abre espaço para novas ultrapassagens. Hoje trabalhamos em muitas coisas e que me deixaram animado para amanhã. Acredito que poderemos estar no Fast Six", disse.
 
MORBIDELLI VÊ ROSSI COMO INSPIRAÇÃO E DIZ QUE CONSELHO O TORNOU MAIS AGRESSIVO NAS CORRIDAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.