Fittipaldi lamenta falta de amarela em acidente em Toronto: “Tinha chance de top-10”
Pietro Fittipaldi se envolveu em acidente impressionante com múltiplos pilotos que causou bandeira vermelha na 12ª etapa da temporada 2024 da Indy
Pietro Fittipaldi foi um dos pilotos envolvidos no impressionante acidente que causou bandeira vermelha na volta 73 do GP de Toronto. O brasileiro foi um dos que reclamaram que a Indy demorou em sinalizar que Pato O’Ward havia rodado na curva 1 com uma amarela localizada. Essa falha, na visão do representante da RLL, o impediu de tentar fechar no top-10 a corrida vencida por Colton Herta.
O forte acidente se iniciou após O’Ward rodar sozinho logo após a relargada. Na sequência, Marcus Ericsson acertou o carro do mexicano. Fittipaldi, que vinha na 16ª posição, acertou o bico do carro do Pato, enquanto Santino Ferrucci foi em cheio no #5, a ponto de decolar, bater contra a grade de proteção e aterrissar de cabeça para baixo. Como se não bastasse, Nolan Siegel também se chocou no monoposto do mexicano e, posteriormente, Toby Sowery deu um leve contato no #6 da McLaren.
O GRANDE PRÊMIO analisou o lance e notou um erro grave de procedimento do fiscal de pista localizado na curva 2. A sinalização eletrônica já mostrava regime de safety-car antes do toque de Fittipaldi em O’Ward, apesar de ainda ter mantido a verde durante a batida de Ericsson no mexicano — o que também indica outra falha. O fiscal só agita a amarela antes de Sowery tocar em Siegel, mas a destruição dos carros estava pronta.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM:Prema aguarda definição de charters e tem VeeKay como plano para Indy 2025
“Estávamos em uma boa corrida e tínhamos a possibilidade de terminar entre os dez primeiros. Felizmente, todos nós saímos andando do forte acidente na parte final da corrida”, disse Fittipaldi via X, antigo Twitter.
“Não havia nenhum aviso e não tínhamos por onde escapar [do acidente]. Agradeço toda equipe pelo grande esforço na corrida. Vamos adiante”, continuou.
O’Ward, antes mesmo de Fittipaldi, já havia reclamado que a Indy demorou no acionamento da bandeira amarela no local. Mostrando um curativo no joelho esquerdo, o mexicano esbravejou contra a direção de prova, mas agradeceu ao aeroscreen por poder “escrever esse post”.
Agora, a Indy encara um intervalo de três semanas por conta dos Jogos Olímpicos de Paris, retornando apenas no dia 17 de agosto com a etapa no oval de Gateway, localizado em Madison, no Illinois.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.