Pole de Power e fracasso de rivais é condizente com disputa de título na Indy em 2022
Will Power na pole-position em Laguna Seca é um retrato mais do que justo da Indy em 2022. Australiano se coloca em posição extremamente confortável para buscar o segundo título
Talvez nem o melhor sonho da mãe de Will Power teria um cenário como o desenhado neste sábado em Laguna Seca. Ao mesmo tempo em que bate Mario Andretti para se isolar como o piloto com maior número de pole-positions na história da Indy, o australiano praticamente encaminhou o título ao ver o fracasso dos principais concorrentes. Tanto Scott Dixon quanto Josef Newgarden sequer passaram no Q1 na Califórnia, e vão precisar de agressividade, estratégia e sorte para ter qualquer chance de levantar a Astor Cup.
A missão de Newgarden é a mais difícil entre todos, já que o americano sai da 25ª posição. O piloto da Penske forçou demais durante a volta rápida e acabou preso na caixa de brita da curva Saca-Rolha. O fim do dono do carro #2 soa melancólico, mas tende muito com o que foi a temporada de 2022 até aqui. Teve pontos altos gigantes, mas os baixos foram terríveis. Não foi regular em um campeonato que praticamente pede isso.
Relacionadas
Já a tarefa de Dixon também é difícil, mas um pouco menos ingrata que a de Josef, já que larga da 13ª colocação neste domingo. Também é algo que soa justo para Scott, que apesar de ser um dos grandes nomes da história da Indy e ter uma temporada com mais regularidade que Newgarden, sofre muito nas classificações em circuitos de rua e mistos. O neozelandês avançou ao Fast 12 em apenas 5 das 12 etapas fora dos ovais em 2022.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
LEIA MAIS: Power minimiza recorde de poles e prega “foco total” no bi da Indy em Laguna Seca
Do lado de Power, a pole-position não surpreende, e é um retrato imenso do que foi o 2022 do australiano. Sempre esteve na briga, independente da oportunidade. E quando esteve mal nos sábados, soube crescer na base de grandes pilotagens, como na vitória em Detroit e o incrível pódio conquistado em Mid-Ohio.
“Não passou pela minha cabeça até que me falaram, eu estava muito focado em conquistar a pole, porque amanhã é um grande dia. Eu não posso celebrar muito, porque preciso estar muito focado amanhã”, contou Power após obter a pole para o GP de Laguna Seca.
“Mas é uma conquista tremenda, estar lá no topo junto com um cara icônico como o Mario é incrível. Quando eu penso na era em que ele correu, penso no quão perigoso era e o quão mais arriscado era. Mas fico de queixo caído quando penso que estou lá com o Mario”, disse o australiano.
O conforto de Power é tanto que ele nem precisa vencer no domingo, o que abre a porta para diversas alternativas. O novato Callum Ilott vem surpreendendo no fim de semana com a Juncos, e se tiver bom ritmo de corrida, pode se valer de um Will conservador para assumir a ponta logo no começo. O mesmo vale para Alexander Rossi e Romain Grosjean. O francês deu um show em Laguna Seca em 2021, e agora tem uma posição de grid melhor para finalmente vencer pela primeira vez desde que chegou ao campeonato.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.