Postura nova e tocada diferente: como Power virou grande piloto de oval e conquistou a Indy 500

Will Power, definitivamente, se transformou nos últimos anos. O australiano aprendeu a guiar em ovais e, ultimamente, tem também apresentado uma postura muito mais serena em relação ao que tinha antes. Will se transformou e pode ir ainda mais longe depois de "terminar de escrever um livro"

"Sim, hoje eu posso dizer que sou um cara muito mais tranquilo, que aprendi a lidar muito melhor com as adversidades e seguir em frente". Essa foi, provavelmente, a principal frase de Will Power durante o Media Day da última quinta-feira em Indianápolis. E, certamente, isso não saiu da boca para fora. Will mudou completamente.

 
É fácil falar tudo isso depois de uma vitória de 500 Milhas de Indianápolis, mas Power é, sim, um novo piloto, talvez um novo homem nos últimos anos. O discurso mais sereno e pé no chão segue totalmente uma postura de paciência nas corridas e mesmo nos abandonos ou demais reveses.
 
Não faz muito tempo que Will era marcado por declarações polêmicas, gestos obscenos na beira da pista e outras atitudes um tanto quando contestáveis dentro e fora das pistas. Só que isso mudou e ele tem o maior orgulho de dizer isso.
Will Power finalmente venceu a Indy 500 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
“Há muita coisa negativa que a gente vê nas redes sociais. Você deve minimizar a quantidade de pessoas negativas por aí, as coisas negativas que você lê e, em geral, ser otimista", comentou na coletiva depois da vitória do domingo.
 
A postura dentro e fora da pista mudou muito, sim, Power é um cara mais sereno, não há dúvida disso, mas tem um outro grande fator aí em sua evolução enquanto piloto: aos 37 anos, Will está completo tecnicamente. Se poucos anos atrás os ovais eram um tremendo Calcanhar de Aquiles, hoje viraram seus aliados.
 
"Creio que a maior parte dos bons pilotos conseguiu crescer no oval após algum período de tempo. Ele não gostava de tudo envolvido e teve dificuldade com algumas coisas. A corrida que mudou tudo foi no Texas, quando ele dominou. Hoje deu para ver isso, notar as linhas que ele assumiu e o comando nas últimas voltas. Virou um grande piloto de oval", definiu Roger Penske.
Will Power e Roger Penske ainda conquistarão mais coisas (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
O chefe do time ainda comentou, além da performance técnica de Power, o tamanho do resultado que ele atingiu na tarde de ontem. Roger não tem dúvida: Will conseguiu o que todo piloto quer ao ter um título de Indy e uma Indy 500. O que vier é lucro.
 
"Power sempre quis alcançar algumas coisas na Indy. O título, depois queria ser o piloto a mais ganhar corridas… A Indy 500 é algo que ele sempre quis fazer desde que entrou na categoria. O campeonato escapou dele por três anos seguidos, mas ele seguiu na busca. Ele está num mundo diferente agora. Fechou o primeiro livro, sim", afirmou.
Alexander Rossi, Ryan Hunter-Reay e Graham Rahal celebram a vitória de Will Power (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Power venceu a segunda corrida consecutiva em 2018, algo bem raro nos últimos tempos. Será um sinal de que sua inconsistência acabou? Fato é que a tocada é melhor, a postura é muito melhor e, hoje, Will é completo a ponto de sempre ser um forte candidato a vencer as 500 Milhas de Indianápolis daqui para frente.

Muito mais querido entre os colegas de categoria, que tanto comemoraram seu triunfo, maduro e explodindo na hora certa – a hora de comemorar ou de ganhar posições -, Power se torna quase que imbatível quando está em seu melhor dia. 

 
“Eu fiquei muito triste em 2015. Agora é um sentimento muito diferente. Quer dizer, não sei o que falar, é incrível! Tenho que ver a reprise. Com certeza gritei muito, eu fiquei louco. Eu simplesmente gritei como nunca, foi incrível. As duas últimas voltas, ver a bandeira quadriculada, não dá para explicar. É o que eu precisava loucamente, o que eu queria loucamente e se tornou verdade”. É isso, o novo grito de Will é só de felicidade.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.