Power desbanca Newgarden e crava sexta pole do ano em nova quadra da Penske em Gateway. Castroneves é 3º
Will Power contou com o domínio absoluto da Penske e a sorte de ser o último a ir para a pista e garantiu a sexta pole na temporada 2017 da Indy. O australiano puxou uma já esperada quadra do time no grid de largada. Helio Castroneves sai em terceiro
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
O domínio da Penske que era esperado ficou ainda maior na classificação desta sexta-feira (25) em Gateway. Acertando o carro de forma impressionante para o oval curto que volta ao calendário da Indy, a equipe tomou conta da sessão, colocando seu quarteto de pilotos nas quatro primeiras posições.
Assim, se deu melhor quem do quarteto foi o último a ir para a pista, no caso, Will Power. O australiano combinou suas voltas para 47s458, mantendo uma tendência que já tinham apresentado Josef Newgarden, Helio Castroneves e Simon Pagenaud, que ficaram todos na frente do restante do pelotão e posicionados de acordo com a ordem de saída para as voltas rápidas, do último para o primeiro.
Ed Carpenter mostrou que sua equipe e, principalmente, a Chevrolet estão muito fortes para o final de semana em Illinois. O americano ficou em quinto, superando por pouco as melhores Honda do dia: Takuma Sato e Scott Dixon.
Carlos Muñoz teve uma de suas melhores classificações de 2017 e colocou a modesta Foyt na oitava posição do grid, enquanto Alexander Rossi e James Hinchcliffe, mais uma vez, se posicionaram fechando o top-10. Tony Kanaan larga apenas em 17º, em uma classificação que não teve bom rendimento das Ganassi.
Confira como foi a definição do grid em Gateway
A definição do grid de largada da Indy em Gateway começou às 20h36 (em Brasília) com a noite caindo no oval curto. Sebastián Saavedra, o mais lento do TL1, foi que abriu os trabalhos, combinando para duas voltas bem lentas em 50s647. Logo depois veio JR Hildebrand, já fazendo bem mais bonito e cravando um tempo bem decente para uma pista ainda de início de classificação: 49s315 para o americano.
Tony Kanaan e Marco Andretti foram para a pista na sequência e não conseguiram excelentes marcas. O brasileiro foi um tanto melhor que o americano, mas fechou quase 0s1 acima de Hildebrand. Andretti, pelo menos, conseguiu ficar com folga na frente de Saavedra.
O treino livre já dava mostras de que seria difícil bater a Penske e Simon Pagenaud tratou de deixar isso ainda mais evidente. Mesmo em posição ingrata de saída de pista, o francês simplesmente quebrou o cronômetro, combinando seus giros para 48s194, botando quase 1s2 em cima de Hildebrand. Takuma Sato, que tão bem tem andado nos ovais em 2017, também mostrou força, mas nada nem perto de ameaçar Pagenaud.
Ryan Hunter-Reay não conseguiu encaixar uma boa primeira volta, mas se recuperou bem na segunda e, assim, ainda salvou um terceiro lugar provisório. Aí veio Charlie Kimball, que manteve o ritmo – ruim – do treino livre e não passou do sexto lugar dentre os oito que já haviam anotado tempos.
Um dos momentos mais esperados do dia aconteceu logo depois, quando Sébastien Bourdais voltou a classificar 97 dias depois do acidente grave que sofreu em Indianápolis. O francês não impressionou, mas ao menos ficou na frente de Andretti e Saavedra. Max Chilton veio a seguir e ficou ali na média. Quinto lugar para o inglês, que repetiu os companheiros de Ganassi e cresceu consideravelmente na segunda volta.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Como era de se esperar, a disputa ia se desenhando para ficar entre as Penske e, naturalmente, aqueles que fossem mais tarde para a pista teriam vantagem. Helio Castroneves começou a confirmar isso, virando quase 0s2 abaixo da excelente marca do companheiro Pagenaud. Aí veio Ed Jones, fazendo um trabalho bem decente e colocando a Dale Coyne na quinta colocação, no grupo dos melhores da Honda.
Carlos Muñoz tratou de aproveitar que a Foyt tem provavelmente o seu melhor carro no ano e fez duas ótimas voltas. O colombiano se colocou em quarto, 1s atrás de Castroneves. Mas era mesmo show da Penske que estava rolando. Josef Newgarden, com duas voltas assustadoras, foi ao topo com 47s792, mais de 0s2 abaixo de Helio.
Além da Foyt, a Carpenter é outra equipe que parece em bom final de semana. Ed Carpenter, aproveitando isso, fez bons giros e subiu para o quarto lugar. Aí veio Scott Dixon que, para variar, não decepcionou. Sobrando em relação aos companheiros de Ganassi, se colocou em sexto. Fazendo um trabalho acima da média da equipe, Conor Daly acompanhou de perto Muñoz e foi para nono, com apenas Alexander Rossi e Will Power pela frente.
Rossi, como era de se esperar, fez um novo bom trabalho, mas foi aquilo dentro das expectativas para a Andretti: uma vaguinha no top-10 do grid e olhe lá. Aí veio Power, que, como era de se esperar, voou na pista e deixou os colegas de Penske para trás, abocanhando a sexta pole em 2017 com 47s458.
Indy, Gateway, Grid de Largada:
1 | 12 | Will POWER | AUS | Penske Chevrolet | 47.458 | |
2 | 2 | Josef NEWGARDEN | EUA | Penske Chevrolet | 47.792 | +0.334 |
3 | 3 | Helio CASTRONEVES | BRA | Penske Chevrolet | 48.011 | +0.553 |
4 | 1 | Simon PAGENAUD | FRA | Penske Chevrolet | 48.194 | +0.736 |
5 | 20 | Ed CARPENTER | EUA | Carpenter Chevrolet | 48.773 | +1.315 |
6 | 26 | Takuma SATO | JAP | Andretti Honda | 48.864 | +1.406 |
7 | 9 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | 48.954 | +1.496 |
8 | 14 | Carlos MUÑOZ | COL | Foyt Chevrolet | 49.014 | +1.556 |
9 | 98 | Alexander ROSSI | EUA | Andretti Honda | 49.025 | +1.567 |
10 | 5 | James HINCHCLIFFE | CAN | Schmidt Peterson Honda | 49.039 | +1.581 |
11 | 4 | Conor DALY | EUA | Foyt Chevrolet | 49.104 | +1.646 |
12 | 19 | Ed JONES | ING | Dale Coyne Honda | 49.207 | +1.749 |
13 | 15 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | 49.226 | +1.768 |
14 | 28 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Honda | 49.307 | +1.849 |
15 | 21 | JR HILDEBRAND | EUA | Carpenter Chevrolet | 49.315 | +1.857 |
16 | 8 | Max CHILTON | ING | Ganassi Honda | 49.377 | +1.919 |
17 | 10 | Tony KANAAN | BRA | Ganassi Honda | 49.398 | +1.940 |
18 | 83 | Charlie KIMBALL | EUA | Ganassi Honda | 49.413 | +1.955 |
19 | 18 | Sébastien BOURDAIS | FRA | Dale Coyne Honda | 49.492 | +2.034 |
20 | 27 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Honda | 49.671 | +2.213 |
21 | 7 | Sebastián SAAVEDRA | COL | Schmidt Peterson Honda | 50.647 | +3.189 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }