Prévia: Após vitória em Long Beach, Ganassi busca sair do zero no Alabama

Com o triunfo de Scott Dixon em Long Beach, a Ganassi busca manter o bom momento vencendo pela primeira vez o GP do Alabama. Ainda na frente na classificação da temporada, a Penske quer voltar a vencer, enquanto a Andretti busca dar a volta por cima em um circuito em que tem ótimo retrospecto recente

A próxima parada da temporada 2015 da Indy é no Alabama. Embalada pela vitória de Scott Dixon no GP de Long Beach, a Ganassi busca ganhar a primeira em Barber. Ainda na frente na classificação do campeonato, a Penske tenta vai atrás do segundo triunfo no ano, enquanto a Andretti, cada vez mais longe dos líderes, espera vencer pela terceira vez consecutiva o GP do Alabama.
 
A pista do Alabama não é exatamente uma das mais emocionantes do calendário. São 16 curvas espalhadas por 3,7 km do circuito da cidade de Birmigham. Se nada que altere o cronograma – como a chuva do ano passado – acontecer, serão 90 voltas na quarta prova da temporada.
 
Impulsionada pela vitória de Scott Dixon em Long Beach, prova em que a equipe teve participação decisiva, sendo mais rápida que a Penske nos boxes e devolvendo o neozelandês na frente de Helio Castroneves, a Ganassi vai tentar o primeiro triunfo no Alabama.
 
Mesmo com a marca desagradável em Barber, o time de Chip Ganassi conta com excelentes resultados de Dixon no circuito. O tricampeão foi ao pódio em todas as cinco edições da etapa, ficando com o segundo lugar de 2010 a 2013.
 
Como normalmente acontece em todas as etapas da categoria, a Penske deve ser a grande adversária da Ganassi. Com uma ainda considerável folga na liderança do campeonato com Juan Pablo Montoya e Helio Castroneves, o time de Roger Penske quer a quarta vitória no Alabama.
Ryan Hunter-Reay venceu as duas últimas provas da Indy no Alabama (Foto: IndyCar)
Quem deve chegar muito mordido é Will Power. O atual campeão ainda não ganhou nenhuma prova no ano e vem de um péssimo desempenho em Long Beach, tornando a etapa do Alabama fundamental para que o australiano se reaproxime da liderança do campeonato.
 
Em favor de Power conta o retrospecto na pista de Birmigham. O australiano cruzou a linha final na frente em 2011 e 2012 e liderou parte da prova do ano passado, na qual também cravou a pole-position. A outra vitória da Penske na pista foi em 2010, quando Castroneves chegou na frente.
 
Se Power tem bom histórico em Barber, ninguém conta com um retrospecto recente melhor na pista que Ryan Hunter-Reay: o campeão da temporada 2012 venceu as últimas duas edições da corrida. A última delas, inclusive, foi com dobradinha da Andretti, já que Marco Andretti fez grande prova e chegou em segundo.
 
A Andretti, porém, está cada vez mais distante de Ganassi e Penske e hoje parece estar mais em uma disputa contra a KV de Sébastien Bourdais e a CFH de Josef Newgarden. 
 
Montoya e a Penske venceram em St. Pete, James Hinchcliffe e a Schmdit chegaram na frente no “quase-GP” da Luisiana e Dixon e a Ganassi faturaram a parada em Long Beach. Será que teremos uma quarta equipe diferente ganhando corrida em 2015?
 
A Penske ainda parece ter vantagem em relação às rivais e precisa rapidamente voltar a vencer para não perder a dianteira do campeonato. O time de Roger Penske é o favorito no Alabama, mas tem de prestar atenção ao bom momento da Ganassi e ao ótimo retrospecto recente da Andretti na pista.

Prognóstico do GRANDE PRÊMIO:

1 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET
2 SCOTT DIXON NZL GANASSI CHEVROLET
3 SIMON PAGENAUD FRA PENSKE CHEVROLET
4 JUAN PABLO MONTOYA COL PENSKE CHEVROLET
5 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA
RAPIDINHAS…

1) Scott Dixon é o único piloto que esteve no pódio de todas as edições do GP do Alabama. O neozelandês foi segundo entre 2010 e 2013 e chegou em terceiro em 2014.

2) A Penske tem grande retrospecto nas classificações no Alabama. Will Power tem três poles e Helio Castroneves tem uma. Apenas Ryan Hunter-Reay, da Andretti, já conseguiu bater a equipe de Roger Penske em treinos classificatórios em Barber.

3) Se apenas Power, Castroneves e Hunter-Reay venceram nas provas da Indy no Alabama, outros três triunfaram nos tempos de Indy Lights. Todos eles colombianos: Sebastián Saavedra em 2012, Carlos Muñoz em 2013 e Gabby Chaves em 2014.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.