Retrospectiva 2020: Kanaan corre ovais com Foyt e ganha recompensa na Ganassi

Tony Kanaan fez apenas os ovais pela Foyt em 2020, mas isso foi suficiente para garantir o retorno para a Ganassi, na mesma função, em 2021

2020 foi um dos anos mais movimentados da enorme carreira de Tony Kanaan na Indy. Depois de duas temporadas de forma integral pela Foyt, o veterano fez apenas os ovais e adiou a despedida que chegou a ser anunciada, ganhando o retorno à Ganassi em 2021 para cumprir o mesmo papel do campeonato marcado pela pandemia.

Com fortes problemas financeiros, a Foyt chegou em 2020 precisando de dinheiro. Tanto que, sem o patrocínio integral da ABC, abriu mão de Matheus Leist e inseriu Charlie Kimball no carro #4. O plano para o #14 era dividi-lo entre Kanaan, nos ovais, enquanto Sébastien Bourdais e Dalton Kellett guiariam o bólido nos mistos e circuitos de rua.

O plano de Kanaan era uma temporada completa, a última de sua carreira, mas o brasileiro não relutou e abraçou a ideia de seguir nos ovais e, assim, competir em 2020.

Tony Kanaan segue na Indy em 2021, e agora na Ganassi. (Foto: Indycar)

Com as alterações feitas no calendário por conta da pandemia, Kanaan ganhou a oportunidade de fazer uma corrida a mais, já que as etapas de Iowa e Gateway foram dobradas, enquanto Richmond deixou a programação. O saldo acabou positivo para o brasileiro, que com um carro mais competitivo em ovais e boas atuações, produziu resultados interessantes.

Além de um bom décimo lugar no GP do Texas, também anotou a nona posição na corrida 1 de Gateway. O baiano não teve tanto sucesso na Indy 500, assim como praticamente todos os outros carros de motor Chevrolet, mas vinha pensando em top-10 até encarar um problema nos boxes.

Oficialmente engajado na nova trajetória na Indy, Tony viu uma oportunidade de ouro surgir. Com a chegada de Jimmie Johnson no quarto carro da Ganassi, Kanaan recebeu o chamado para competir nos ovais em 2021 e 2022 pelo time que guiou de forma integral entre 2014 e 2017.

Mais do que a oportunidade de permanecer na categoria, Kanaan chega com a Ganassi em 2021 com o sonho realista do segundo anel das 500 Milhas de Indianápolis, em um carro com total capacidade de competir.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.