Retrospectiva 2024: Newgarden dá volta por cima e vence Indy 500 épica

Josef Newgarden viu sua integridade como competidor questionada após a polêmica desclassificação pelo push-to-pass na Indy. Porém, conseguiu dar a volta por cima com o triunfo nas 500 Milhas de Indianápolis

Josef Newgarden foi do inferno ao céu em um espaço de dois meses na Indy. Depois de uma vitória avassaladora no GP de São Petersburgo, o americano parecia um favorito ao título, ainda mais com o pódio conquistado em Long Beach, mas a surpreendente perda daquela primeira vitória por desclassificação, 45 dias depois da bandeira quadriculada, foi um duro golpe no piloto da Penske, que viu sua integridade como esportista altamente questionada com a equipe manipulando o sistema do push-to-pass. Porém, em 26 de maio veio a volta por cima, com a segunda vitória consecutiva nas 500 Milhas de Indianápolis.

Newgarden surgiu como um dos favoritos logo de cara, não apenas por ser o rei dos ovais na Indy, mas também pelo massacre aprontado pela Penske na classificação, que fechou a primeira fila com Scott McLaughlin em primeiro, Will Power em segundo e Josef em terceiro. Uma semana depois, a prova teve um atraso de quatro horas na largada por conta da forte chuva que caiu no Speedway.

A corrida começou de forma caótica, com Tom Blomqvist, de Meyer Shank, rodando sozinho e coletando Marcus Ericsson, que venceu em 2022, e o brasileiro Pietro Fittipaldi. O pole McLaughlin se sustentou na liderança basicamente pelo primeiro quarto da corrida, enquanto Josef seguiu na cola, mesmo com diferentes desafiantes traçando estratégias malucas para se meter na briga.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Retrospectiva 2024: Palou mantém grande momento e confirma tri na Indy

INDY 2024, INDY500, 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS, JOSEF NEWGARDEN, VITÓRIA
Josef Newgarden venceu pela segunda vez consecutiva a Indy 500 (Foto: Indycar)

Entre as diversas bandeiras amarelas da primeira metade da corrida, Newgarden saiu à frente de McLaughlin pela primeira vez após uma rodada de pit-stops antes da volta 91. O americano veria o amigo neozelandês na liderança novamente após uma bela ultrapassagem em uma relargada na volta 115. Mais tarde, Scott e Josef ganharam a companhia das McLaren de Alexander Rossi e Pato O’Ward na briga pela vitória.

A reta final da corrida ficou absolutamente eletrizante. Rossi chegou na liderança na volta 191, mas Josef retomou dois giros depois e ainda puxou O’Ward em segundo. A partir daquele ponto, virou uma batalha entre os dois. Pato administrou o duelo até a última volta, executando uma ultrapassagem na curva 1. Porém, não contava com o troco de Newgarden na curva 4, vencendo uma das melhores edições da história da Indy 500.

“Absolutamente [esse é o lugar para se redimir]. Podem dizer o que quiserem, não ligo mais. Muito orgulhoso do time, eles detonaram. Fizeram os carros mais rápidos, trabalharam muito duro. Luke [Mason], Tim [Cindric], não estão aqui, mas fizeram parte disso aqui”, desabafou Newgarden após a vitória histórica.

Josef se tornou o primeiro piloto a vencer edições consecutivas da Indy 500 desde Helio Castroneves, em 2001-2002. Pouco tempo depois, renovou contrato com a Penske, garantindo um salário maior. A temporada não melhorou muito depois disso, vencendo apenas em Gateway e ficando com só o oitavo lugar no Campeonato de Pilotos. Porém, em um ano que começou tão polêmico e passou a dividir opiniões, Newgarden deu uma grande resposta que vai ficar eternizada na história.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.