RLL isenta Sato de culpa por acidente em Pocono: “Acusações levianas”

Em nota oficial, a RLL afirmou que o big-one na largada das 500 Milhas de Pocono foi um incidente de corrida, e isentaram o japonês Takuma Sato de culpa por análise de dados e da câmera onboard do piloto. Time também lamentou situação que comprometeu o campeonato de Alexander Rossi

A RLL saiu em defesa de Takuma Sato após o acidente na largada das 500 Milhas de Pocono, realizadas no último domingo. A batida causada pelo japonês de 42 anos envolveu pilotos de alto calibre da Indy, como Alexander Rossi, James Hinchcliffe, Ryan Hunter-Reay e Felix Rosenqvist, causando interrupção de mais de 40 minutos na corrida.
 
Sato foi duramente criticado pelos pilotos envolvidos no acidente por conta de uma postura mais agressiva que o normal, especialmente porque foi a primeira corrida em Pocono após o grave acidente que deixou Robert Wickens paraplégico, em 2018.
 
Alexander Rossi, que disputa o título da temporada 2019, foi um dos mais irritados com a situação. Em nota oficial, a RLL citou que analisou vídeos e dados coletados, afirmando que o japonês não teve culpa alguma pelo acidente, e lamentou pelo revés sofrido por Rossi na disputa do título.
 
"Após os eventos da primeira volta 1 da última corrida da Indy em Pocono, realizada no domingo, estamos aliviados que todos os pilotos saíram sem ferimentos do acidente. Normalmente, neste tipo de situação, não é necessário comentar, mas após as acusações levianas sobre o Takuma e revisando dados e câmera, sentimos que um esclarecimento é necessário. Os dados e o vídeo mostram que Takuma claramente não virou o carro em cima de Alexander no acidente, e o primeiro movimento feito por ele é para a direita, tentando corrigir o carro após o contato inicial.
Este tipo de acidente é parte e parcela deste tipo de corrida, com a posição de pista sendo vital em todos os estágios da corrida, e na nossa visão, é parte do esporte. Foi um incidente de corrida e queremos publicamente falar que defendemos nossos pilotos e temos fé absoluta em suas habilidades para correr e desempenhar no mais alto nível na RLL
 
Este foi um acidente de corrida que infelizmente tem implicações no campeonato. Uma batida em Pocono também impactou nossas chances de título quando éramos segundo na classificação, então, sabemos a frustração dos pilotos e que os times passaram. Como sempre, somos gratos pela rápida resposta do time médico".
 
A Indy retorna no próximo sábado (25) com a etapa de Gateway, a antepenúltima da temporada.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.