Indy

Rosenqvist faz melhor tempo em TL1 marcado por bandeiras vermelhas de Leist e Kanaan no Alabama

O primeiro treino livre do GP do Alabama foi bastante conturbado. Com três bandeiras vermelhas, a sessão teve Felix Rosenqvist sempre na frente com a Ganassi, enquanto a dupla brasileira da Foyt pouco andou, parando as atividades duas vezes

Grande Prêmio / GABRIEL CURTY, de São Paulo
A prometida chuva forte não apareceu no primeiro treino livre no Alabama, mas a sexta-feira (5) começou com bastante caos em Barber. Em uma atividade marcada por três bandeiras vermelhas, Felix Rosenqvist controlou o tempo todo, fechando na frente com 1min09s230.

Os demais ponteiros apareceram todos já na reta final do TL1, afinal, nos conturbados primeiros dois terços de sessão, apenas cinco pilotos tinham registrado voltas rápidas. Sébastien Bourdais foi o segundo, 0s04 atrás do sueco da Ganassi.

O top-6 da atípica atividade acabou sendo inteiramente composto pela Honda. James Hinchcliffe, Scott Dixon, Ryan Hunter-Reay e Colton Herta foram os pilotos que apareceram logo abaixo de Bourdais.

O melhor representante da Chevrolet no começo do final de semana foi o promissor Pato O'Ward, que colocou a Carlin em sétimo, 0s27 atrás de Rosenqvist. Takuma Sato, Alexander Rossi e Simon Pagenaud apareceram fechando o top-10. Especialista em Barber, Josef Newgarden foi apenas o 14º.

O final de semana não começou nada bom para a Foyt. Duas das três bandeiras vermelhas do TL1 foram causadas por Matheus Leist e Tony Kanaan, por toque no muro e rodada, respectivamente.
Félix Rosenqvist liderou o TL1 em Barber (Foto: IndyCar)
Confira como foi o TL1 no Alabama

Com nuvens bem carregadas no céu, o primeiro treino livre da Indy no Alabama começou pontualmente às 13h15 (em Brasília). Quem abriu os trabalhos em uma pista que estava bem vazia foi Matheus Leist, o primeiro a dar uma volta rápida em 1min33s648.
 
Demorou um pouco até que os tempos fossem se aproximando do ideal, mas um quarteto veio para estabelecer boas marcas. Felix Rosenqvist assumiu a dianteira com 1min09s458, com os garotos Colton Herta e Pato O'Ward logo atrás, na frente de Marcus Ericsson.
 
A pista começava a encher e as nuvens ficavam ainda mais carregadas, com disputas que já pareciam até de corrida. Numa dessas voltas em que os pilotos iam ao limite, Leist perdeu o carro, que foi bruscamente para a direita e se arrastou no muro da curva 8, causando a primeira bandeira vermelha do final de semana.


A bandeira verde só voltou a ser acionada quando era iniciado o terço final do TL1 e a pista ficou uma loucura, com o grid inteiro buscando registrar voltas rápidas. No caso da maioria, as primeiras voltas rápidas.
 
O pelotão começava a se aproximar com pilotos como Alexander Rossi, Takuma Sato, James Hinchcliffe e Scott Dixon andando rápido, mas a resposta de Rosenqvist vinha na hora para se manter na frente com 1min09s230.
Pato O'Ward foi o melhor Chevrolet (Foto: IndyCar)
Sato e Hinch rodaram, mas não foram os causadores da segunda bandeira vermelha. Tony Kanaan acabou rodando na curva 17 e, então, apareceu a segunda bandeira vermelha já na reta final da atividade.
 
Faltavam meros seis minutos para o fim e a bandeira verde tornava a ser acionada, com Hinch sendo o primeiro beneficiado e saltando para o segundo lugar, 0s09 atrás de Rosenqvist.

Enquanto Sébastien Bourdais surgia e arrancava Hinch da segunda colocação, ainda havia tempo de um terceiro carro da Chevrolet causar nova bandeira vermelha. Foi Spencer Pigot, que também rodou e acabou encerrando a atividade.

Indy, GP do Alabama, Barber, TL1

1 F ROSENQVIST Ganassi Honda 1:09.230   14
2 S BOURDAIS Dale Coyne Honda 1:09.275 +0.045 8
3 J HINCHCLIFFE SPM Honda 1:09.328 +0.098 7
4 S DIXON Ganassi Honda 1:09.437 +0.207 8
5 R HUNTER-REAY Andretti Honda 1:09.445 +0.215 9
6 C HERTA Harding Honda 1:09.499 +0.269 14
7 P O'WARD Carlin Chevrolet 1:09.501 +0.271 16
8 T SATO RLL Honda 1:09.548 +0.318 5
9 A ROSSI Andretti Honda 1:09.802 +0.572 8
10 S PAGENAUD Penske Chevrolet 1:09.829 +0.599 7
11 M ANDRETTI Andretti Honda 1:09.914 +0.684 7
12 W POWER Penske Chevrolet 1:09.944 +0.714 11
13 T KANAAN Foyt Chevrolet 1:09.971 +0.741 6
14 J NEWGARDEN Penske Chevrolet 1:10.117 +0.887 7
15 M ERICSSON SPM Honda 1:10.125 +0.895 14
16 S PIGOT Carpenter Chevrolet 1:10.143 +0.913 4
17 M CHILTON Carlin Chevrolet 1:10.263 +1.033 9
18 J HARVEY Meyer Shank Honda 1:10.318 +1.088 8
19 E JONES Carpenter Chevrolet 1:10.628 +1.398 7
20 G RAHAL RLL Honda 1:10.738 +1.508 8
21 S FERRUCCI Dale Coyne Honda 1:10.760 +1.530 8
22 Z VEACH Andretti Honda 1:11.077 +1.847 8
23 B HANLEY DragonSpeed Chevrolet 1:11.412 +2.182 12
24 M LEIST Foyt Chevrolet 1:33.648 +24.418 1