Rosenqvist quebra tabu de quase 18 anos sem vitórias da Suécia na Indy

Desde Kenny Bräck, em 2002, que um piloto sueco não ocupava o lugar mais alto do pódio na Indy. Felix Rosenqvist quebrou a marca neste domingo em Elkhart Lake

A vitória de Felix Rosenqvist na corrida 2 em Elkhart Lake, disputada neste domingo (12) quebrou um jejum de quase 18 anos. A última vez que um piloto sueco venceu uma corrida da Indy foi em 17 de novembro de 2002, quando Kenny Bräck triunfou no GP do México, na CART.

Campeão da IRL em 1998, Bräck é o sueco mais bem sucedido da Indy. Ele registra nove vitórias. O triunfo conquistado na Cidade do México foi o único em circuito misto pela categoria. Kenny sofreu fraturas gravíssimas em 2003. após um acidente no Texas, e teve a carreira praticamente encerrada, correndo apenas nas 500 Milhas de Indianápolis de 2005.

Felix Rosenqvist venceu pela primeira vez na Indy em Road America (Foto: Indycar)

Curiosamente, a vitória de Bräck foi pela mesma Ganassi que tem Rosenqvist. O piloto estreou na Indy pela equipe em 2019. O ano inicial foi positivo, com dois pódios, uma pole e o posto de novato do ano.

Em 2020, Felix ainda não tinha conquistado um top-10. Ele largou a corrida 2 em Elkhart Lake na sétima posição e foi avançando durante a prova, até ultrapassar o então líder Patricio O’Ward na penúltima volta para vencer.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.