Karam celebra Indy 500 sem “drama” do Bump Day, mas mantém cautela para classificação

Sage Karam foi um dos cinco pilotos que tiveram de brigar pelas três vagas finais no grid da Indy 500 no ano passado. Na corrida, foi o sétimo colocado

Com a confirmação de 33 inscrições para a 106ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, o tradicional Bump Day ficará de fora este ano. Mas apesar de ser sempre uma atração a mais na tradicional prova, principalmente para os torcedores, há quem se sinta aliviado por não ter de enfrentar a batalha para garantir um lugar no grid, como é o caso de Sage Karam.

Em 2021, o piloto foi um dos cinco que tiveram de lutar pelas três vagas finais no grid da Indy 500 e alinhou em 31º. Na corrida, Karam alcançou uma ótima sétima colocação. Mas apesar do resultado, o americano preferiu a cautela ao tentar fazer qualquer prognóstico para a classificação que acontece neste fim de semana.

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Sage Karam está feliz por não correr riscos de disputar o Bump Day da Indy 500 novamente (Foto: IndyCar)

“Essa é a parte complicada: não ficar empolgado cedo demais”, disse Karam à Autosport. “É legal ser rápido, mas isso não significa nada. Eu me senti muito bem no ano passado e acho que estive no top-10 quase todos os dias até a Fast Friday. Então saí da Fast Friday pensando: ‘Cara, eu posso ter problemas com o Bump [Day]’”, disse Karam

“Felizmente não tenho de lidar com isso este ano. É lamentável para os fãs, porque eles amam a coisa toda… mas eu? Estou totalmente feliz por não passar por todo esse drama novamente!”, admitiu o americano.

Ano passado, Karam explicou que teve dificuldades na Fast Friday por conta de um ajuste de potência no motor que o fez perder equilíbrio aerodinâmico. “Quando saí para minha volta de classificação, tinha muito downforce e fui muito conservador.”

“Ao final do dia, tirei downforce e fui melhor, mas àquela altura, você não consegue resfriar o carro o suficiente e a pista está mais quente do que antes, então não tem como ser mais rápido. A primeira saída é a sua chance real. Portanto, o primeiro dia de classificação no ano passado foi para garantir que o equilíbrio estava correto para aquela única chance que teríamos no domingo [Bump Day]. Com certeza, nos saímos bem. Fomos mais rápidos no domingo do que no sábado”, acrescentou o piloto.

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Karam explicou ainda que essa dificuldade extra em encontrar o acerto ideal na classificação é a desvantagem que as equipes que participam apenas das 500 Milhas têm em relação às demais que disputam a temporada inteira da categoria.

“Essa é a parte mais difícil de ser uma equipe exclusiva, descobrir essas pequenas coisas que as outras descobriram em outras pistas. Mas sinto que temos mais controle sobre isso do que em anos anteriores”, completou Karam, que também destacou a presença de Santino Ferrucci na Dreyer & Reinbold como ponto positivo para a prova deste ano e ainda teceu muitos elogios ao time.

“O que eu amo nas corridas com a Dreyer & Reinbold é saber que vou entrar em um carro que está devidamente pronto para rodar no mês de maio. Não há nada de errado com ele, é bem suave, o ajuste ao corpo é perfeito. É o melhor carro que eles têm. Vamos alcançar a milha extra, com certeza”, finalizou.

Nesta quarta-feira (18), a partir das 13h, horário de Brasília, os carros vão à pista para a realização do Treino Livre 3. As 500 Milhas de Indianápolis acontecem daqui a duas semanas, no dia 29 de maio. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades de pista que acontecem no Indianapolis Motor Speedway.

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