Ferrucci destaca “evolução” da Foyt e mira “pódio e vitória” na reta final da Indy 2024
Santino Ferrucci sonha com fim do jejum de 11 anos sem vitórias da Foyt, que venceu pela última vez com Takuma Sato, no GP de Long Beach de 2013
Santino Ferrucci é um dos destaques positivos da temporada 2024 da Indy. Após 13 das 17 etapas realizadas até aqui, o norte-americano ocupa a 11ª posição no campeonato com a Foyt, equipe que ocupou o fundo do grid nos últimos anos. Agora, o piloto tem metas mais ambiciosas, que é buscar ao menos um pódio e vitória.
A realidade da Foyt mudou consideravelmente nessa temporada, após acertar uma parceria técnica com a Penske, que aportou engenheiros ao time, com as duas partes compartilhando acertos e dados durante os finais de semana. Ferrucci acompanhou esse salto técnico. Em 2023, terminou o campeonato na 19ª posição, com 214 pontos, tendo o terceiro lugar nas 500 Milhas de Indianápolis como praticamente único destaque.
Neste ano, o norte-americano ainda não foi ao top-3, mas terminou sete provas entre os dez primeiros e já tem 249 tentos, a mesma pontuação de Felix Rosenqvist, o décimo colocado. Com quatro etapas para o final, Ferrucci sonha em fazer a Foyt voltar ao caminho das vitórias. O time já enfrenta um jejum de 11 anos sem triunfos na Indy — não vence desde o GP de Long Beach de 2013, quando Takuma Sato faturou a etapa.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Herta encara ‘missão Franchitti 2010’ para impedir tri de Palou e levar título na Indy
“Sinto que estamos liderando o pelotão intermediário nesse instante. Ainda não briguei por pódio, mas esse é um grid muito competitivo. Progredimos bastante e, honestamente, foi muito bacana ir à pausa no décimo lugar [do campeonato]”, declarou Ferrucci.
“Pude tirar um tempo para refletir e esse feito é incrível, mas não é minha meta final. Isso é bacana, amei fazer isso e tem sido um momento especial para toda equipe. Nessas próximas corridas, temos de focar e tentar um pódio e uma vitória. É isso o que quero, independentemente da posição do campeonato”, encerrou.
A Indy retorna já neste fim de semana com a etapa de Portland, no Oregon, marcada para o próximo domingo (25), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.