Sato supera Carpenter por 0s04 e vence insano GP de Gateway. Kanaan é 3º
Takuma Sato deu sorte com uma amarela na hora certa, segurou Ed Carpenter nos últimos metros e venceu um espetacular GP de Gateway. Tony Kanaan bateu Santino Ferrucci para ir a um inesperado pódio e Josef Newgarden, rodando na última curva, foi sétimo
O GP de Gateway foi o melhor da temporada 2019 da Indy. Em uma prova espetacular, melhor para Takuma Sato na movimentadíssima noite deste sábado (24). É até difícil de resumir tudo o que aconteceu nas maravilhosas 248 voltas no oval curto, mas dá para dizer que Takuma Sato teve uma tremenda sorte para sair do fundo do grid para o lugar mais alto do pódio.
O japonês, Tony Kanaan e Ed Carpenter ainda não tinham feito a última parada quando Sébastien Bourdais, que era forte candidato a vencer, rodou e bateu sozinho. Aquela amarela jogou o trio para a ponta mesmo após os pit-stops e, aí, a briga foi interna. Sato segurou Tony, mas, principalmente, defendeu um ataque de Carpenter na linha de chegada para triunfar por meros 0s040, deixando para trás o final de semana passado em que tudo deu errado em Pocono, com acidente por ele causado logo na largada.
Relacionadas
Tony merece um capítulo só para ele. Que atuação espetacular do veterano brasileiro. Muito combativo para se manter na volta do líder, o piloto da Foyt foi recompensado com a sorte e, mesmo perdendo lugar para Carpenter, deu uma aula de defesa em cima de Santino Ferrucci nos metros finais. Mesmo com um carro bem mais lento, arrancou o primeiro pódio do time no ano na marra.
E essa derrota para Kanaan ainda pesou muito para Ferrucci. O americano perdeu o controle e acabou voltando muito lento com tudo para a linha rápida da pista, por muito pouco não batendo em Josef Newgarden, mas forçando o líder do campeonato para fora. Newgarden rodou, na curva final, segurou para não bater, mas caiu de quinto para sétimo, ficando extremamente nervoso com a atitude do novato.
Discreto em boa parte da prova, Simon Pagenaud tirou proveito da situação e foi quinto, reduzindo um pouco a distância para o companheiro no campeonato. Conor Daly, em atuação fenomenal, buscou um sexto lugar muito acima do que a Carlin havia feito em toda a temporada.
Atrás de Newgarden terminou um Ryan Hunter-Reay que quase se envolveu em novos acidentes, seguido por Colton Herta, que lutou muito, e Marco Andretti, o homem mais beneficiado por bandeiras amarelas da prova, mas que foi bem competente ao sair de último no grid para o top-10. Matheus Leist deu azar com boa parte das amarelas, tomou voltas assim e foi 17º. E Alexander Rossi? Bom, deu tudo errado para o americano e, com direito a uma parada inexplicável no fim, foi 13º com volta atrás do líder.
Pouco depois das 21h45 (em Brasília), a Indy teve autorizada a largada do GP de Gateway, com Josef Newgarden deixando os problemas de Pocono para trás e sendo bem agressivo, mantendo a dianteira seguido por Sébastien Bourdais, Will Power, Santino Ferrucci e Scott Dixon, os dois últimos que partiram muito bem também.
Contact between @RyanHunterReay and @TakumaSatoRacer on Lap 1 at @WWTRaceway ?#Bommarito500 // #INDYCAR pic.twitter.com/QETCqvhXAZ
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) August 25, 2019
Ericsson, óbvio, foi aos boxes, assim como Charlie Kimball, que já tinha alguns problemas em seu carro, que bateu no TL2. A relargada aconteceu na volta 7 e Newgarden voltou a sair bem, mas Bourdais não teve a mesma reação e foi ultrapassado por Power e por Ferrucci. Pagenaud deu uma reagida e passou Dixon.
Oh, look. @SantinoFerrucci making moves on an oval restart ?
? NBCSN: https://t.co/T1ca3YQEHn#Bommarito500 // @DaleCoyneRacing pic.twitter.com/sicPEVT3oY
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) August 25, 2019
Um quase 'big-one' aconteceu ali na volta 42, com Daly tentando sem sucesso passar Kanaan, escorregando e quase dando no muro. Carpenter tentou se aproveitar e Sato também e os três, andando um ao lado do outro, quase se tocaram. Cerca de nove carros passaram a andar juntos na confusão, mas o japonês ficou especialmente lento, virando o primeiro retardatário já na volta 45 e indo para os boxes. Pigot e Rahal também pararam na sequência.
Para a prova, quem se dava bem com aquilo era Ferrucci, que estava voltando dos boxes e, principalmente, Hinchcliffe, que assumiu a liderança virtual, dentre os que tinham parado. Newgarden era terceiro nessa ordem e sétimo no geral, com Herta, Daly, Ericsson e Andretti ainda precisavam parar e vinham na frente.
There goes @AlexanderRossi on the high side again ?#Bommarito500 // #INDYCAR
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) August 25, 2019
A pressão de Ferrucci em cima de Hinchcliffe era muito grande. Na volta 83, o americano assumiu a dianteira após finalmente tracionar de forma ideal a curva 4. E aí, quando foi para a ponta, tratou de abrir e logo apareceu 4s na frente do canadense ali pela volta 92.
That could have been HUGE for the IndyCar?ref_src=twsrc%5Etfw">@IndyCar championship battle.
Josef Newgarden narrowly avoids the wall at @WWTRaceway. TV: NBCSN STREAM: https://t.co/vew4l9lsuR pic.twitter.com/yRq7EFB8Tx
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) August 25, 2019
Ninguém passava ninguém no pelotão da frente, parecia que tudo ficaria mesmo pras últimas 50, 40 ou 30 voltas. Mais para trás, Pagenaud se livrou de Rosenqvist para virar oitavo, tentando reduzir o prejuízo.
Enquanto Dixon recolhia após passar Dixon, Sato, Kanaan, Carpenter e Newgarden iam aos boxes e aproveitavam que a amarela havia colocado o quarteto na frente de todo o resto do grid. Assim, retornavam para a pista na mesma ordem. Os demais paravam na sequência, se reposicionando com Rossi em quinto e seguido por Ferrucci, Daly, Andretti, Hunter-Reay e Rahal.
Rahal ia para os boxes com problemas no carro e era mais um a abandonar a prova. Num box ao lado, Rossi parava de forma bem surpreendente para fazer suas trocas e retornava em 14º com volta atrás. Precisaria de um milagre.
S H O W T I M E #Bommarito500 // #INDYCAR
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) August 25, 2019
Ferrucci passou Newgarden com 15 giros para o fim e parecia pronto para até vencer a corrida, mesmo que Josef não tivesse feito esforço para evitar qualquer enrosco. Só que quando o garoto chegou em Carpenter, problemas. O veterano deu um drible bonito e jogou Santino para a parte suja, custando até a posição novamente para Newgarden.
E aí fica até difícil resumir o que aconteceu depois. Primeiro, Carpenter conseguiu tirar Tony do caminho, enquanto Ferrucci voltou a se livrar de Newgarden. Ainda tinham algumas voltas para Sato tentar vencer e Kanaan tentar o pódio milagroso.
O japonês segurou Carpenter por inacreditáveis 0s04, venceu a prova e, logo atrás, Kanaan deu uma aula de defesa para o novato Ferrucci, trancou a porta com maestria e salvou um absurdo pódio. Santino quase bateu, fechou Newgarden e o líder rodou, na última curva. A salvada de Newgarden foi qualquer nota para não ir ao muro, mas o quinto lugar virou sétimo, atrás de Pagenaud e Daly.
Indy 2019, GP de Gateway, Final:
1 | T SATO | RLL Honda | 2:15:53.469 | 248 voltas |
2 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | +0.040 | |
3 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | +2.246 | |
4 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | +4.194 | |
5 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | +6.274 | |
6 | C DALY | Carlin Chevrolet | +8.020 | |
7 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +13.805 | |
8 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | +14.939 | |
9 | C HERTA | Harding Honda | +17.101 | |
10 | M ANDRETTI | Andretti Honda | +18.466 | |
11 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | +19.859 | |
12 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | +1 volta | |
13 | A ROSSI | Andretti Honda | +1 volta | |
14 | Z VEACH | Andretti Honda | +1 volta | |
15 | C KIMBALL | Carlin Chevrolet | +1 volta | |
16 | M ERICSSON | SPM Honda | +1 volta | |
17 | M LEIST | Foyt Chevrolet | +2 voltas | |
18 | G RAHAL | RLL Honda | +22 voltas | NC |
19 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | +59 voltas | NC |
20 | S DIXON | Ganassi Honda | +112 voltas | NC |
21 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | +117 voltas | NC |
22 | W POWER | Penske Chevrolet | +196 voltas | NC |