Schmidt Peterson confirma Hinchcliffe após acidente e abre mão de vaga que seria de Wickens em Gateway

A Schmidt Peterson anunciou que James Hinchcliffe está bem para a etapa de Gateway do final de semana apesar do acidente em Pocono. Ainda, que não vai colocar ninguém no carro #6 que seria de Robert Wickens

A Schmidt Peterson vai com apenas um carro para a disputa do GP de Gateway neste final de semana. Em comunicado oficial, a equipe informou que James Hinchcliffe está liberado para a prova mesmo após o acidente sofrido em Pocono, mas que não vai substituir Robert Wickens no carro #6.
 
Os companheiros de equipe canadenses se envolveram no mesmo incidente, mas em momentos distintos. Wickens tentou passar Ryan Hunter-Reay, mas foi espremido, bateu no adversário e foi arremessado contra a grade de proteção. O canadense está no hospital em Allentown, próximo do oval, desde minutos após a batida.
 
Hinch, por sua vez, tentou escapar dos carros batidos e rodou, sendo acertado por detritos e Pietro Fittipaldi, que não conseguiu desviar do #5. Apesar de dores na mão, o canadense foi liberado pelo Centro Médico e está apto para a disputa da prova no oval curto de Gateway. 
O carro #6 de Robert Wickens não estará em Gateway (Foto: Indy)

O comunicado que a Indy soltou na manhã desta terça-feira levanta um ponto preocupante sobre o estado de Robert Wickens. A primeira cirurgia, feita na noite da segunda-feira no Hospital Lehigh Valley, até pode ter sido satisfatória, mas entende-se que ainda não é possível dizer quais serão as consequências à medula espinhal do canadense após o fortíssimo acidente nas 500 Milhas de Pocono do último domingo.

 
“Robert Wickens passou por cirurgia na última segunda-feira (20), no Hospital Lehigh Valley – Cedar Crest para que tivesse a fratura em sua coluna vertebral estabilizada, juntamente a lesão na medula espinhal que sofreu durante a corrida do último domingo (19) em Pocono”, informou.
 
“Hastes de titânio e parafusos foram colocados com sucesso na medula espinhal de Wickens durante a cirurgia, que foi feita sem complicações. A severidade da lesão na medula espinhal segue indeterminada. Wickens deve passar por outras cirurgias para tratar as fraturas em seus membros inferiores e no braço direito. Ele segue em condição estável”, seguiu.
James Hinchcliffe se envolveu também no acidente (Foto: Reprodução/Twitter)

Wickens teve fraturas nas duas pernas, no braço direito, na coluna vertebral e uma contusão pulmonar. Já no final da noite deste domingo, a Schmidt Peterson e a Indy divulgaram um comunicado um pouco mais detalhado a respeito da situação de Wickens. Sem detalhar bem o grau das lesões, listaram uma série de problemas causados pelo acidente.

 
"O piloto da Schmidt Peterson Robert Wickens está sendo tratado por lesões nas pernas, no braço direito e na coluna vertebral depois do acidente nas 500 Milhas de Pocono. O piloto também sofreu uma contusão pulmonar e vai passar exames de imagem e provavelmente por cirurgia no Hospital Lehigh Valley Medical", disse o comunicado.
 
A primeira atualização havia sido feita quase uma hora depois do acidente e por meio do vice-presidente de comunicações, Curt Cavin, quando a Indy divulgou que Wickens estava "consciente e acordado" quando foi encaminhado de helicóptero para o hospital Lehigh Valley Medical, em Allentown, na Pensilvânia.
 
O acidente aconteceu às 15h24 (em Brasília) e nenhuma informação foi passada pelo Centro Médico do oval de Pocono. Mais de 40 minutos depois, às 16h08, Wickens foi removido de helicóptero consciente e acordado. As primeiras informações concretas de sua saúde vieram apenas após a prova, com a Indy informando que Robert havia lesionado ossos.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.