McLaughlin desabrocha nos ovais e fatura GP de Iowa 1 da Indy. Palou bate
Após largar em segundo, Scott McLaughlin se deu bem nos boxes e não teve grandes dificuldades nas relargadas para faturar um GP de Iowa que ficou marcado também pela batida de Álex Palou
O neozelandês Scott McLaughlin finalmente venceu uma corrida em oval na Indy. No GP de Iowa 1, disputado na noite deste sábado (13), o piloto da Penske assumiu a liderança nos boxes ainda na primeira janela de pit-stops e não teve trabalho nas relargadas para sair com a vitória na abertura da rodada dupla em Newton.
O mexicano Pato O’Ward, de McLaren, até tentou se aproximar de McLaughlin no fim, mas acabou se contentando com o segundo lugar. Em grande recuperação depois de largar de 22º, Josef Newgarden, de Penske, completou o pódio em Iowa.
Relacionadas
O hexacampeão Scott Dixon, de Ganassi, foi superado por Newgarden nas voltas finais e cruzou a linha de chegada em quarto. O neerlandês Rinus VeeKay teve o melhor resultado do ano com a Carpenter, finalizando no quinto posto.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Uma sequência de americanos veio em sequência: Santino Ferrucci, de Foyt; Kyle Kirkwood, de Andretti e Alexander Rossi, de McLaren. O sueco Marcus Ericsson foi o nono colocado, enquanto Marcus Armstrong foi décimo, acima do pole Colton Herta.
Um dos grandes derrotados do dia foi Álex Palou. O atual campeão e líder do campeonato era o 11º colocado com a Ganassi quando rodou sozinho e bateu na volta 175. A prova já vinha sendo complicada para o espanhol, que depois de largar de terceiro, caiu para as últimas posições após erro em um pit-stop e vinha tentando se recuperar.
O brasileiro Pietro Fittipaldi acabou abandonando na reta final da corrida. O piloto da RLL foi tocado pelo australiano Will Power em uma relargada e bateu no muro, coletando Ed Carpenter no acidente.
A Indy retorna neste domingo com o encerramento da rodada dupla de Iowa, agendado para começar às 13h00 (de Brasília, GMT-3), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Saiba como foi o GP de Iowa 1:
A largada foi dada às 21h05 (de Brasília, GMT-3). Herta segurou a primeira posição enquanto Palou partiu para um ataque em cima de McLaughlin. Porém, a bandeira amarela logo surgiu. David Malukas rodou sozinho e foi atingido pelos carros de Romain Grosjean e Agustín Canapino. Christian Lundgaard também e envolveu no incidente.
Após uma longa limpeza na pista, a bandeira verde veio apenas na volta 20. Herta agora foi ameaçado por McLaughlin, mas conseguiu manter a liderança. Palou era terceiro, seguido por Dixon e Ferrucci. Com fortes dores no pescoço, Jack Harvey abandonou na volta 30, recolhendo o carro.
Andando em quinto, Santino Ferrucci foi punido com um stop-and-go na volta 46 por estar fora da linha na hora da relargada. A corrida chegou a 50 giros com Hera tranquilo na primeira posição, puxando McLaughlin, Palou, Dixon, Power, O’Ward, Rossi, Ericsson, Armstrong e Lundqvist no top-10. Quem sofreu também com problemas foi Ed Carpenter, que estava em 18º e precisou de um pit-stop e emergência, perdendo voltas.
Com 80 voltas, veio a segunda amarela do dia. Com dificuldades após parrar na linha alta, Graham Rahal sofreu uma quebra e passou a andar lento, eventualmente recolhendo aos boxes e trocando os pneus após um problema na roda. Os pilotos aproveitaram para realizar a primeira janela de pit-stop.
Quem se deu mal foi Palou, que deixou o carro morrer nos boxes e foi forçado a relargar do 19º lugar. A nova ordem dos carros tinha McLaughlin na ponta, seguido por Herta, Dixon, O’Ward, Rossi, Power, Ericsson, Armstrong, VeeKay e Newgarden.
A relargada aconteceu na volta 94. Dixon surpreendeu ao tentar atacar Herta e McLaughlin. O piloto da Penske sobreviveu aos ataques para segurar o primeiro posto, enquanto o americano ficou no segundo lugar. Quem se deu mal foi Will Power, que por excesso de velocidade nos boxes, acabou punido com um drive-through. Outro punido foi Linus Lundqvist por conta de irregularidade na relargada.
A prova chegou a 150 voltas com McLaughlin na liderança e com uma vantagem tranquila de 1s8 para Herta. Dixon seguia em terceiro, atrás surgiam O’Ward e Rossi. Ericsson, VeeKay, Armstrong, Newgarden e Felix Rosenqvist completavam o top-10.
Em segundo, Herta deu início na segunda janela de pit-stops na volta 175. Logo em seguida, veio a terceira amarela do dia e agora com o líder do campeonato Álex Palou. O espanhol da Ganassi rodou sozinho na saída da curva 4 e acabou batendo, abandonando a prova. O restante do pelotão foi aos boxes durante o período de pace-car.
A nova ordem dos carros seguia com McLaughlin em primeiro, mas agora seguido por O’Ward, Dixon, Newgarden, Armstrong, VeeKay, Ericsson, Rossi, Rosenqvist e Siegel. Herta era apenas o 17º, com o azar de entrar na hora errada. A relargada aconteceu na volta 190. McLaughlin conseguiu sair bem e deixou O’Ward para trás. Quem se deu mal foi Armstrong, que acabou superado por VeeKay e Ericsson, caindo ao sétimo lugar.
Com 40 voltas para o fim, ainda deu tempo de mais uma bandeira amarela. Agora por causa de Linus Lundqvist, que lento, acabou parando no acostamento da pista. A relargada veio na volta 220. McLaughlin mais uma vez foi bem e se manteve em primeiro. Não demorou muito para a amarela surgir novamente. Colton Herta evitou uma rodada e quase atingiu Marcus Armstrong, mas segurou o carro e evitou a batida.
A bandeira verde surgiria na volta 231, mas Will Power tocou na traseira de Pietro Fittipaldi, que rodou e acabou coletando Ed Carpenter. O australiano trouxe o carro aos boxes, mas o brasileiro e o americano acabaram abandonando a corrida, deixando só 18 carros para a corrida.
A bandeira verde veio com 12 voltas para o fim. McLaughlin, mais uma vez, disparou bem e conseguiu abrir vantagem sobre O’Ward. Newgarden superou Dixon pelo terceiro lugar. Scott abriu vantagem suficiente em cima de Pato e recebeu a bandeira quadriculada com a vitória.
INDY 2024, RODADA DUPLA DE IOWA, CORRIDA 1:
1 | SCOTT McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1h44min41s000 | 250 voltas |
2 | PATO O’WARD | Penske Chevrolet | +0.481 | |
3 | JOSEF NEWGARDEN | Ganassi Honda | +1.517 | |
4 | SCOTT DIXON | Meyer Shank Honda | +5.004 | |
5 | RINUS VEEKAY | Ganassi Honda | +6.565 | |
6 | SANTINO FERRUCCI | RLL Honda | +7.457 | |
7 | KYLE KIRKWOOD | Foyt Chevrolet | +8.420 | |
8 | ALEXANDER ROSSI | Andretti Honda | +9.342 | |
9 | MARCUS ERICSSON | Ganassi Honda | +10.377 | |
10 | MARCUS ARMSTRONG | Andretti Honda | +11.400 | |
11 | COLTON HERTA | RLL Honda | +11.811 | |
12 | NOLAN SIEGEL | Juncos Chevrolet | +12.127 | |
13 | FELIX ROSENQVIST | Dale Coyne Honda | +12.465 | |
14 | KYFFIN SIMPSON | Ganassi Honda | +13.504 | |
15 | STING RAY ROBB | Ganassi Honda | +14.024 | |
16 | GRAHAM RAHAL | Penske Chevrolet | +1 volta | |
17 | KATHERINE LEGGE | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
18 | WILL POWER | Andretti Honda | +8 voltas | |
19 | ED CARPENTER | Meyer Shank Honda | +21 voltas | NC |
20 | PIETRO FITTIPALDI | Juncos Chevrolet | +21 voltas | NC |
21 | LINUS LUNDQVIST | Dale Coyne Honda | +40 voltas | NC |
22 | CHRISTIAN LUNDGAARD | McLaren Chevrolet | +71 voltas | NC |
23 | ÁLEX PALOU | McLaren Chevrolet | +74 voltas | NC |
24 | ROMAIN GROSJEAN | Carpenter Chevrolet | +201 voltas | NC |
25 | JACK HARVEY | McLaren Chevrolet | +221 voltas | NC |
26 | AGUSTÍN CANAPINO | Foyt Chevrolet | +249 voltas | NC |
27 | DAVID MALUKAS | RLL Honda | +249 voltas | NC |

