Newgarden passa McLaughlin na última curva e vence eletrizante GP do Texas
Josef Newgarden venceu o GP do Texas ao superar o companheiro de equipe Scott McLaughlin na última curva do oval. Helio Castroneves se envolveu em acidente e abandonou
O americano Josef Newgarden venceu o GP do Texas da Indy de forma espetacular. Após equilibrada batalha ao longo de toda a prova, o bicampeão da categoria superou o companheiro de equipe Scott McLaughlin, que liderou o maior número de voltas da corrida, com uma ultrapassagem na última curva do GP, disputado neste domingo (20), para sair com o triunfo.
O pódio foi completado pelo sueco Marcus Ericsson, da Ganassi, que impediu um top-3 inteiramente da Penske ao completar a prova à frente do australiano Will Power. O hexacampeão Scott Dixon, também da Ganassi, ficou em quinto depois de superar Jimmie Johnson nas voltas finais. Foi a estreia do heptacampeão da Nascar nos ovais, e ele registrou o melhor resultado de sua carreira na Indy até aqui.
Relacionadas
Atual campeão, o espanhol Álex Palou, também da Ganassi, completou no sétimo lugar, à frente de Simon Pagenaud, Santino Ferrucci e Rinus VeeKay, que finalizaram o top-10 em Fort Worth. Pole-position, o sueco Felix Rosenqvist, da McLaren, abandonou com problemas mecânicos.
O brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, não completou a prova. Após largar em sexto e se manter entre os 10 primeiros na maior parte do tempo, acabou abandonando na volta 129 depois de ser coletado em um acidente que também envolveu Graham Rahal e Devlin DeFrancesco.
A Indy retorna no dia 10 de abril para a terceira etapa do campeonato, com o tradicional GP de Long Beach, nas ruas da cidade californiana.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi o GP do Texas da Indy:
A largada foi autorizada às 13h45 (de Brasília). Rosenqvist partiu bem e manteve o primeiro posto, mas McLaughlin seguiu na cola e executou a ultrapassagem logo na volta seguinte. Helio Castroneves conseguiu pular ao quarto lugar, mas sofrendo com pressão de Takuma Sato. O brasileiro tentou se segurar, mas perdeu o posto para o japonês e também para Colton Herta.
Will Power, que pulou para terceiro na largada, acabou superado por Sato e Herta, caindo para quinto. A direção de prova anunciou uma punição para Alexander Rossi por queima de largada. Lento, o piloto da Andretti sofreu com problemas mecânicos e causou a primeira bandeira amarela da corrida, na 12ª volta.
Na 15ª volta, começou a janela de pit-stops abriu, e pilotos na parte de trás do grid como Kyle Kirkwood, Dalton Kellett, Ed Carpenter, Callum Ilott e Graham Rahal pararam. A bandeira verde veio no giro 17. Pato O’Ward veio em ritmo forte usando a parte alta da pista e pulando para o oitavo lugar.
Na frente, McLaughlin seguiu na ponta, mas com Rosenqvist e Sato bem próximos. Quem se destacou foi Kyle Kirkwood, que largou das últimas posições, mas já surgiu no top-10 com 39 voltas depois de superar Marcus Ericsson e Josef Newgarden.
Com 50 giros completados, o top-10 era formado por McLaughlin, Rosenqvist, Sato, Herta, Power, Castroneves, Dixon, O’Ward, Kirkwood e Newgarden. Pela volta 56, começaram os primeiros pit-stops com bandeira verde, com boa parte dos ponteiros trocando pneus e colocando combustível.
Nos boxes, Takuma Sato acabou atrapalhado por David Malukas e teve uma parada lenta, perdendo posições. Kirkwood, um dos que parou no começo da corrida, assumiu a liderança. McLaughlin apareceu em terceiro, e retomou a ponta na volta 70 após Kyle partir para a segunda parada. Newgarden pulou para segundo, com O’Ward em terceiro e Rosenqvist apenas em quarto.
Colton Herta quase tocou em Marcus Ericsson após uma tentativa de ultrapassagem na curva 1, mas eventualmente conseguiu superar o sueco e assumiu o quinto lugar. Na liderança, McLaughlin chegou a abrir mais de 10s de vantagem, mas a distância para Newgarden começou a despencar ao se deparar com retardatários. Enquanto isso, Felix Rosenqvist superou o companheiro de equipe Pato O’Ward e assumiu o terceiro lugar.
Na volta 99, Takuma Sato, que era 17º, foi tocado por Devlin DeFrancesco e acabou triscando o muro da curva 2, causando a segunda bandeira amarela do dia. Com as tentativas de reparo da Dale Coyne, o japonês perdeu muitas voltas nos boxes.
Ainda sob período de amarela, os boxes foram abertos e boa parte do grid parou. Romain Grosjean, com problemas no motor, acabou ficando parado. O’Ward e Rosenqvist erraram na entrada do pit-box e perderam muitas posições.
A ordem da relargada tinha o trio da Penske formado por McLaughlin, Newgarden e Power nas três primeiras posições, seguidos por Dixon, Ericsson, VeeKay, Herta, Palou, Pagenaud e Castroneves. O’Ward foi punido por atingir um membro da McLaren no pit-stop e foi jogado ao fim do pelotão.
A bandeira verde veio na volta 114. McLaughlin escapou bem e seguiu na ponta, mas a amarela veio novamente por uma pancada de Kyle Kirkwood na entrada da curva 4 após perder a traseira. Pato aproveitou para trocar a asa dianteira neste meio tempo, com o pelotão junto.
Pela forte pancada e os reparos na barreira SAFER, o período de pace-car durou 15 voltas, com a relargada na volta 129. McLaughlin conseguiu manter a ponta, seguido por Newgarden e Power, mas um novo forte acidente aconteceu, agora envolvendo Helio Castroneves, Graham Rahal e Devlin DeFrancesco.
Tanto Devlin quanto Graham perderam a traseira de seus carros sozinhos, e Rahal acabou coletando o brasileiro Castroneves na entrada da curva 4.
Com mais um longo período de pace-car, Callum Ilott utilizou o período para mais um pit-stop, enquanto Felix Rosenqvist acabou recolhendo com um problema na suspensão traseira e acabou abandonando a corrida.
A relargada finalmente veio na volta 149. Enquanto McLaughlin seguiu em primeiro, quem veio agressivo foi Rinus VeeKay, ultrapassando Marcus Ericsson pelo quinto lugar. A liderança de Scott não durou, com Josef Newgarden superando o companheiro de equipe e tomando a ponta.
O neozelandês tentou dar o troco, e conseguiu na abertura da volta 153. No meio disso, Rinus VeeKay veio muito forte, ultrapassando Will Power e também Newgarden, que com queda de ritmo, passou a ser incomodado com o pelotão de trás.
Despencando, Newgarden acabou superado por Dixon e Ericsson. Na volta 159, VeeKay deu sequência ao grande ritmo pós-relargada e superou McLaughlin na curva 1, assumindo a liderança da corrida. Tanto o holandês quanto o neozelandês foram surpreendidos poucos giros depois por Will Power, que superou ambos em apenas uma curva e surgiu na ponta. Dixon também tirou McLaughlin da frente, surgindo em terceiro.
Josef Newgarden recuperou o ritmo e ultrapassou Dixon, assumindo o quinto lugar. Quem teve queda no rendimento foi VeeKay, perdendo posições para McLaughlin, Ericsson, Newgarden e Dixon.
Na volta 184, Ericsson aplicou duas manobras sobre McLaughlin e Power, assumindo a liderança da corrida. O australiano Will perdeu posição para os dois companheiros de equipe, caindo ao quarto lugar. Três giros depois, VeeKay foi o primeiro dos ponteiros a ir aos boxes.
Seguindo o calvário da Andretti, Colton Herta teve um problema no pit-stop com a pistola da roda dianteira esquerda, perdendo duas voltas e saindo da disputa. O trio de carros da Penske veio aos boxes em seguida, assim como Scott Dixon e Marcus Ericsson.
Após os pit-stops, Veekay surgiu à frente, com boa vantagem para McLaughlin e Newgarden, que era muito pressionado por Ericsson, mas se defendeu muito bem. Enquanto isso, David Malukas e Ed Carpenter surgiram nas primeiras posições antes de suas respectivas paradas.
McLaughlin conseguiu deixar VeeKay para trás e assumiu a liderança “virtual” da corrida, já que Ilott era o ponteiro. Newgarden e Ericsson também superaram o holandês, enquanto Callum finalmente parou e promoveu Scott ao primeiro posto.
Com 23 voltas para o fim da corrida, Jimmie Johnson ultrapassou Rinus VeeKay e assumiu o sexto lugar. McLaughlin seguia na ponta, com vantagem de 0s3 para Newgarden, que conseguia se aproximar do companheiro de equipe, que começou a sofrer com retardatários novamente.
Christian Lundgaard, que era 11º, deu um leve toque no muro e danificou a asa dianteira, mas a pancada não foi forte o suficiente para chamar uma bandeira amarela. Enquanto isso, Jimmie Johnson começou a ameaçar Simon Pagenaud pelo quinto lugar, e conseguiu a ultrapassagem com 12 voltas restantes.
McLaughlin seguiu liderando até a última volta, mas com muitos retardatários à frente, e viu o companheiro de equipe Newgarden aplicar uma ultrapassagem pelo lado de fora na última curva da corrida. Vitória de Josef no Texas.
Indy 2022, GP do Texas, Resultado Final:
1 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 248 voltas | |
2 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +0.066 | |
3 | M ERICSSON | Ganassi Honda | +1.353 | |
4 | W POWER | Penske Chevrolet | +15.223 | |
5 | S DIXON | Ganassi Honda | +15.673 | |
6 | J JOHNSON | Ganassi Honda | +18.093 | |
7 | A PALOU | Ganassi Honda | +19.193 | |
8 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | +22.464 | |
9 | S FERRUCCI | RLL Honda | +24.414 | |
10 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +25.484 | |
11 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | +26.050 | |
12 | C HERTA | Andretti Honda | +1 volta | |
13 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
14 | J HILDEBRAND | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
15 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | +1 volta | |
16 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | +1 volta | |
17 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | +2 voltas | |
18 | C DALY | Carpenter Chevrolet | +3 voltas | |
19 | C LUNDGAARD | RLL Honda | +15 voltas | NC |
20 | T SATO | Dale Coyne Honda | +108 voltas | NC |
21 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | +110 voltas | NC |
22 | G RAHAL | RLL Honda | +120 voltas | NC |
23 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | +120 voltas | NC |
24 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | +120 voltas | NC |
25 | K KIRKWOOD | Foyt Chevrolet | +135 voltas | NC |
26 | R GROSJEAN | Andretti Honda | +145 voltas | NC |
27 | A ROSSI | Andretti Honda | +237 voltas | NC |