McLaughlin domina treino livre 1 da Indy no oval do Texas. Castroneves é 17º
Scott McLaughlin esteve na liderança desde o início e dominou o treino livre 1 da Indy no Texas. Neozelandês da Penske cravou 23s169. Helio Castroneves ficou abaixo do top-15
Depois da traumática derrota para Josef Newgarden em 2022, Scott McLaughlin iniciou o fim de semana da Indy no Texas em alta. O neozelandês da Penske cravou 23s169 ainda na metade inicial do primeiro treino lvire para ficar com a liderança na sessão realizada na manhã deste sábado (1).
O segundo lugar ficou com o mexicano Pato O’Ward, da McLaren. O piloto cravou 23s192, ficando apenas 0s023 atrás do líder McLaughlin. Na sequência, veio o companheiro de equipe Alexander Rossi. Quebrando a sequência de carros de motor Chevrolet, Colton Herta colocou a Andretti no quarto posto. O companheiro de time Devlin DeFrancesco foi quinto.
Relacionadas
O sueco Felix Rosenqvist, de McLaren, foi o sexto, seguido pelo inglês Callum Ilott, da Juncos, na sétima posição. Estreante na Ganassi, o japonês Takuma Sato foi o oitavo, seguido pela Penske do bicampeão Josef Newgarden e pelo companheiro hexacampeão Scott Dixon, que fechou o top-10.
Vencedor em 2006, 2009 e 2013, o brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, foi o 17º colocado. O tempo do brasileiro foi 23s394, ficando quatro postos atrás do companheiro de equipe Simon Pagenaud.
Líder do campeonato e vencedor da prova mais recente, em St. Pete, o sueco Marcus Ericsson ficou na 19ª posição, com tempo de 23s490.
Os carros retornam para a sessão de classificação, marcada para 13h15 (de Brasília). Uma nova sessão de treinos livres é esperada para acontecer às 15h30.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Saiba como foi o treino livre 1 da Indy no Texas:
A bandeira verde para o treino livre 1 foi acionada às 10h00 (de Brasília, GMT-3). Os minutos iniciais tiveram pilotos dando voltas de instalação e reconhecimento no oval texano. O primeiro tempo competitivo foi de Scott McLaughlin, da Penske, anotando 23s997. Álex Palou e Graham Rahal foram os primeiros a tentar acompanhar o neozelandês.
Os primeiros 10 minutos de sessão terminaram com McLaughlin na frente, com tempo de 23s458. Colton Herta era segundo, com 23s570, enquanto David Malukas era terceiro, com 23s577.
Os carros da McLaren começaram a demonstrar força no oval. Pato O’Ward, vencedor em 2021, pulou para o segundo posto cravando 23s192, enquanto Alexander Rossi virou o terceiro com 23s198. A liderança, porém, seguia firme com McLaughlin, que melhorou a própria marca ao cravar 23s169.
A metade da sessão ficou mais esvaziada, apenas com voltas de teste e vácuo dos pilotos. O top-10 tinha McLaughlin, O’Ward, Rossi, Herta, Newgarden, Sato, Dixon, Pedersen, Rosenqvist e Castroneves.
Entrando no terço final, a sessão ficou mais dedicada a pilotos ganhando quilometragem no oval, com poucas alterações relevantes. O principal destaque foi Takuma Sato, que com a Ganassi, entrou no top-5 anotando 23s266,
Nos minutos finais, Felix Rosenqvist melhorou o próprio tempo, e com 23s255, entrou no top-5, deixando o trio da McLaren inteiro entre as primeiras posições. Quem também cresceu de ritmo foi Callum Ilott, com 23s258, levando a Juncos ao sexto posto.
O trio da McLaren no top-5 durou pouco, já que Devlin DeFrancesco anotou 23s223 para colocar a Andretti no quinto lugar, ficando atrás do companheiro de equipe Herta. A bandeira quadriculada foi acionada às 11h00, consolidando McLaughlin como líder.
Indy 2023, GP do Texas, Treino Livre 1:
VOLTAS | |||||
1 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 23.169 | 40 | |
2 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 23.192 | +0.023 | 32 |
3 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 23.198 | +0.029 | 34 |
4 | C HERTA | Andretti Honda | 23.213 | +0.044 | 35 |
5 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 23.223 | +0.054 | 34 |
6 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 23.255 | +0.086 | 50 |
7 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 23.258 | +0.089 | 44 |
8 | T SATO | Ganassi Honda | 23.266 | +0.097 | 43 |
9 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 23.300 | +0.131 | 24 |
10 | S DIXON | Ganassi Honda | 23.320 | +0.151 | 34 |
11 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | 23.347 | +0.178 | 47 |
12 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 23.351 | +0.182 | 37 |
13 | A PALOU | Ganassi Honda | 23.363 | +0.194 | 37 |
14 | W POWER | Penske Chevrolet | 23.379 | +0.210 | 33 |
15 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 23.380 | +0.211 | 39 |
16 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 23.387 | +0.218 | 36 |
17 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 23.394 | +0.225 | 35 |
18 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | 23.405 | +0.236 | 38 |
19 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 23.490 | +0.321 | 36 |
20 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 23.508 | +0.339 | 38 |
21 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 23.516 | +0.347 | 33 |
22 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | 23.523 | +0.354 | 41 |
23 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 23.544 | +0.375 | 38 |
24 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 23.545 | +0.376 | 30 |
25 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 23.561 | +0.392 | 29 |
26 | G RAHAL | RLL Honda | 23.606 | +0.437 | 45 |
27 | J HARVEY | RLL Honda | 23.612 | +0.443 | 40 |
28 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 24.001 | +0.832 | 42 |

