McLaughlin prevalece no caos e leva GP de Milwaukee 2. Palou sofre com motor
Scott McLaughlin manteve as chances de título vivas com uma vitória no caótico GP de Milwaukee 2. Will Power desperdiçou chance de sair na liderança após Álex Palou sofrer problemas com o híbrido
Scott McLaughlin foi o grande vencedor do caótico GP de Milwaukee 2 da Indy, disputado na tarde deste domingo (1) em West Allis, no Wisconsin. Em prova caótica e que viu os principais candidatos a título com problemas, o neozelandês foi quem melhor escapou dos incidentes e levou o sétimo triunfo da carreira, sendo o terceiro em 2024.
Líder do campeonato e com chances de conquistar o título neste domingo, Álex Palou viveu um dia de terror. O espanhol da Ganassi viu o sistema híbrido falhar ainda na volta de apresentação, perdendo muitos giros em comparação aos líderes. Mesmo assim, o piloto seguiu na prova e se aproveitou dos vários incidentes para cruzar a linha de chegada na 19ª posição, mantendo a liderança e o favoritismo para o título.
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E isso aconteceu por conta do vacilo de Will Power. Na briga pela vitória, o australiano da Penske errou sozinho em uma relargada e tocou o muro. 1 volta atrás, ele cruzou a linha de chegada apenas em décimo, reduzindo a vantagem apenas para 30 pontos.
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O hexacampeão Scott Dixon foi o segundo colocado com a Ganassi após um stint final muito forte e com um pit-stop menos que os concorrentes, retornando ao pódio. Colton Herta, de Andretti, foi quem completou o pódio, também parando uma vez a menos do que a tendência da prova.
Mais uma vez surpreendendo, Santino Ferrucci levou a Foyt ao quarto lugar, enquanto Marcus Ericsson recebeu a bandeira quadriculada em quinto com a Andretti. Apesar de abrir a última relargada no segundo lugar, Alexander Rossi foi apenas o sexto com a McLaren.
Surpreendendo, o neerlandês Rinus VeeKay teve o melhor resultado da temporada da Carpenter com o sétimo lugar, à frente de Kyle Kirkwood e do francês Romain Grosjean, de Juncos.
Vencedor da corrida do sábado, Pato O’Ward sequer viu a bandeira quadriculada no domingo. O piloto mexicano da McLaren andava no top-5 quando viu o câmbio da McLaren apresentar problemas e forçar o abandono ainda na primeira metade da prova, encerrando de vez as chances de título do piloto.
Pole-position, Josef Newgarden viu o fim de semana frustrante acabar logo na largada. O piloto da Penske foi vítima de um acidente após Linus Lundqvist tocar em Marcus Armstrong na bandeira verde. O americano acabou batendo no muro, finalizando a rodada dupla sem completar nenhuma das corridas.
A Indy retorna com a etapa final da temporada 2024 em duas semanas, com a corrida no oval de Nashville, localizado em Lebanon, no Tennessee. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa.
Saiba como foi o GP de Milwaukee 2 da Indy:
Ainda nas voltas de aquecimento, Álex Palou viu o carro sofrer com problemas elétricos e acabou parando no acostamento. A largada foi dada com bandeira amarela, mas o espanhol seguiu sofrendo e precisou ser recolhido aos boxes, ficando cinco voltas atrás dos líderes.
A bandeira verde surgiu na volta 6. Pole-position, Newgarden tentou partir, mas viu Linus Lundqvist tocar em Marcus Armstrong, que acertou o americano, que imediatamente foi para o muro, gerando a amarela novamente e encerrando sua participação. Palou tentou voltar para a pista, mas acabou parando de novo.
Na volta 17, veio a bandeira verde e finalmente a primeira sequência da corrida. Scott McLaughlin sustentava a liderança, seguido por Will Power e Linus Lundqvist. Alexander Rossi e Pato O’Ward fechavam o top-5. Lundqvist precisou pagar uma punição por contato evitável e passou nos boxes com um drive-through. Com problemas de motor, Nolan Siegel acabou abandonando.
Power começou a pressionar McLaughlin pela liderança na hora em que os retardatários começaram a acontecer, mas viu as portas fechadas. Palou voltou para a prova, mesmo 28 voltas atrás. Will assumiu a liderança na volta 45 depois de ultrapassar Scott na curva 3. A corrida chegou a 20% da distância completada com a dupla da Penske seguida por Alexander Rossi e Pato O’Ward. Felix Rosenqvist era quinto, seguido por Ferrucci, Grosjean, Malukas, Herta e Ericsson.
Rossi abriu a rodada de pit-stops na volta 53. Ericsson e Malukas vieram na 54. Power, McLaughlin, O’Ward e Rosenqvist pararam na 55. Após o ciclo completo de primeira parada, Power retomou a ponta, com boa vantagem agora para Rossi. McLaughlin vinha em terceiro, puxando Malukas, O’Ward, Ericsson, Herta, Grosjean e Dixon.
Na volta 64, veio mais uma amarela. Andando na quarta posição, Malukas viu o motor abrir o bico e entrar em modo de segurança, acabando com as chances de um bom resultado. Conor Daly sofreu de problemas no câmbio e recolheu aos boxes.
Na volta 71, veio o reinício da prova. McLaughlin iniciou a pressão e conseguiu tirar Rossi a frente, reassumindo o segundo lugar. Ferrucci aproveitou os problemas de O’Ward com retardatários para assumir o quarto lugar.
Pato O’Ward, em quinto, veio aos boxes na volta 88. Porém, a bruxa estava solta e o mexicano tinha problemas mecânicos no câmbio, que impediram a varredura do fim de semana e forçaram o abandono. Rossi, assim como no primeiro ciclo, foi quem abriu a segunda rodada de pit-stops, na volta 97. Power e McLaughlin pararam em seguida, junto de Herta e Grosjean.
Ericsson, Dixon, VeeKay e Kirkwood vieram no giro seguinte. Ferrucci parou na volta 100. Power retomou a liderança, com McLaughlin bem próximo. Rossi era terceiro, com Ferrucci em quarto. Em boa crescente, Ericsson surgiu em quinto puxando Herta. Na volta 113, surgiu mais uma bandeira amarela. Agora, quem causou foi Sting Ray Robb, que andava na 18ª colocação e rodou sozinho na saída da curva 2.
Power, McLaughlin, Ericsson, Herta, Ferrucci, Grosjean e VeeKay optaram pelo terceiro pit-stop. Rossi assumiu a liderança com Dixon em segundo. Scott conseguiu superar Will no pit-lane e assumiu o terceiro lugar para o momento da relargada.
A bandeira verde aconteceu na volta 125, mas a amarela tornou a surgir de novo. Graham Rahal levou um toque de Christian Rasmussen e foi ao muro. Neste meio tempo, Power relargou muito mal e perdeu posições para Ericsson e Ferrucci, caindo para o sexto lugar.
A tentativa de relargada aconteceu na volta 132. Will Power rodou sozinho na curva 4. O australiano deu um pequeno toque no muro, mas evitou maiores danos. Ele caiu para o 11º lugar, dando sorte por ter 1 volta de vantagem sobre vários oponentes.
Porém, o australiano foi forçado a realizar um pit-stop adicional, já que os danos da asa dianteira eram graves, caindo para 14º lugar. A bandeira verde apareceu, com Rossi na liderança, seguido por Dixon e McLaughlin. Herta aproveitou o caos e ultrapassou Ferrucci. Os americanos eventualmente tiraram Ericsson da frente.
McLaughlin se aproximou de Dixon e eventualmente conseguiu assumir o segundo lugar. O neozelandês da Ganassi, perdendo ritmo, acabou perdendo lugar também para Herta e Ferrucci. O hexacampeão eventualmente foi aos boxes para a terceira parada. Scottie Mac, por sua vez, iniciou a pressão pela liderança de Rossi. Mas nem precisou de ultrapassagem, com o americano eventualmente realizando um pit-stop.
McLaughlin resolveu abrir a quarta janela de pit-stops na volta 165, dando a liderança para Herta. Ferrucci parou na 166 junto de Kirkwood. Herta, VeeKay e Grosjean ocupavam as três primeiras posições e tentavam aumentar o stint. Rinus e Romain cederam e acabaram parando pela quarta vez. Colton, por sua vez, veio aos boxes na volta 187.
McLaughlin, então, reassumiu a liderança, com Rossi em segundo, Ferrucci em terceiro, Dixon em quarto e Ericsson em quinto. Herta retornou na sexta posição, à frente de Kirkwood, Grosjean, VeeKay e Lundqvist.
Em posição de pódio, Ferrucci abriu o quinto ciclo de pit-stops na volta 197. McLaughlin, Dixon e Rossi vieram no giro seguinte. Herta assumiu a liderança e tinha a missão de vencer a corrida com 1 pit-stop a menos que os adversários. Scott era segundo, enquanto Rossi vinha em terceiro. Com problemas mecânicos, Pietro Fittipaldi recolheu e abandonou.
Apesar da tentativa de se segurar na estratégia, Herta viu a pressão de McLaughlin ficar absolutamente insuportável. O neozelandês tentou colocar por dentro na curva 3 na volta 115, mas viu a valentia do americano prevalecer. Eventualmente, o piloto da Penske conseguiu retomar a ponta na volta 218. Linus Lundqvist tocou o muro em uma disputa com Felix Rosenqvist e sofreu danos na suspensão, precisando recolher aos boxes e perdendo voltas valiosas.
Faltavam 22 voltas para o fim quando Sting Ray Robb perdeu o controle e acertou o muro. McLaughlin, Herta, Rossi, Dixon, Herta, Ferrucci, VeeKay e Grosjean, que eram os sete na volta do líder, vieram aos boxes para um pit-stop extra. O neozelandês voltou na ponta de novo, mas agora com Alexander Rossi em segundo e Scott Dixon em terceiro.
Com 11 voltas para o fim, foi dada a relargada. McLaughlin manteve a liderança, enquanto Dixon e Herta prepararam um ataque sobre Rossi, rebaixado o piloto da McLaren para o quarto lugar. Scott e Herta dividiram curvas, enquanto Ferrucci superou Rossi.
INDY 2024, GP DE MILWAUKEE, CORRIDA 2:
1 | SCOTT McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 2h06min31s398 | 250 voltas |
2 | SCOTT DIXON | Ganassi Honda | +0.455 | |
3 | COLTON HERTA | Penske Chevrolet | +5.126 | |
4 | SANTINO FERRUCCI | Ganassi Honda | +10.982 | |
5 | MARCUS ERICSSON | Andretti Honda | +13.708 | |
6 | ALEXANDER ROSSI | McLaren Chevrolet | +14.330 | |
7 | RINUS VEEKAY | Penske Chevrolet | +15.200 | |
8 | KYLE KIRKWOOD | RLL Honda | +15.321 | |
9 | ROMAIN GROSJEAN | Carpenter Chevrolet | +16.201 | |
10 | WILL POWER | Juncos Chevrolet | +19.857 | |
11 | FELIX ROSENQVIST | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
12 | CHRISTIAN LUNDGAARD | Ganassi Honda | +2 voltas | |
13 | KYFFIN SIMPSON | Meyer Shank Honda | +2 voltas | |
14 | JACK HARVEY | McLaren Chevrolet | +3 voltas | |
15 | KATHERINE LEGGE | Andretti Honda | +4 voltas | |
16 | CHRISTIAN RASMUSSEN | McLaren Chevrolet | +7 voltas | |
17 | CONOR DALY | RLL Honda | +20 voltas | NC |
18 | STING RAY ROBB | Ganassi Honda | +29 voltas | NC |
19 | ÁLEX PALOU | Ganassi Honda | +29 voltas | |
20 | LINUS LUNDQVIST | RLL Honda | +35 voltas | NC |
21 | PIETRO FITTIPALDI | Foyt Chevrolet | +69 voltas | NC |
22 | DAVID MALUKAS | Carpenter Chevrolet | +124 voltas | NC |
23 | GRAHAM RAHAL | Andretti Honda | +127 voltas | NC |
24 | PATO O’WARD | Dale Coyne Honda | +163 voltas | NC |
25 | NOLAN SIEGEL | Juncos Chevrolet | +226 voltas | NC |
26 | MARCUS ARMSTRONG | Meyer Shank Honda | +244 voltas | NC |
27 | JOSEF NEWGARDEN | Dale Coyne Honda | +245 voltas | NC |