Sato deixa Dale Coyne e acerta com Ganassi para disputa dos ovais na Indy 2023

A Ganassi confirmou as expectativas e anunciou a contratação de Takuma Sato para a disputa dos ovais no carro #11, que será dividido pelo japonês com o novato Marcus Armstrong

A Ganassi completou seu elenco titular para a temporada de 2023 da Indy. A equipe anunciou na manhã desta terça-feira (17) um acordo com o japonês Takuma Sato para a disputa das corridas em ovais no carro #11. O veterano de 45 anos irá dividir o assento com o novato neozelandês Marcus Armstrong, que chega à equipe após três temporadas na Fórmula 2.

“Primeiramente, gostaria de agradecer a Chip e Mike por ajudarem a acertar tudo isso. Estou extremamente animado para fazer parte da Chip Ganassi Racing na temporada de 2023. A organização está no topo do nosso esporte há décadas e, nem preciso dizer, sempre extremamente competitiva”, disse Sato em comunicado oficial divulgao pela equipe.

Relacionadas

“Focar nas corridas ovais é um novo capítulo para mim, mas estou empolgado por poder correr com membros e companheiros de equipe que ganharam campeonatos e as 500 Milhas de Indianápolis no passado, o que é uma vantagem tremenda. Eu mal posso esperar para começar”, concluiu o piloto japonês.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sato
Takuma Sato correu pela Dale Coyne em 2022 (Foto: IndyCar)

Sato tem um grande currículo, que inclui duas vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis em 2017 e 2020, a primeira com a Andretti e a segunda com a Rahal Letterman Lanigan. O ex-piloto da Fórmula 1 deve ser um dos nomes para ficar de olho na Indy 500 deste ano, já que a Ganassi é a atual vencedora, tendo dominado a edição de 2023.

“É uma oportunidade fantástica ter Takuma Sato pilotando nosso Honda #11 nos ovais em 2023″, disse o diretor-gerente Mike Hull. “Ele é duas vezes vencedor das 500 milhas de Indianápolis e contribuirá com sua experiência de saber como vencer, igualando a força de seus três companheiros de equipe, o que equivale a quatro que correm como um. A Chip Ganassi Racing aguarda ansiosamente a 107ª edição das 500 Milhas de Indianápolis”, elogiou Hull.

Takuma Sato tem duas vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis (Foto: Indycar)

Takuma participou das últimas treze temporadas da Indy, com passagens pela KV, RLL, Foyt, Andretti e, mais recentemente, Dale Coyne. O duas vezes vencedor da Indy 500 acumula seis vitórias, 14 pódios e 10 pole-positions no período. Esta será a primeira temporada do japonês disputando apenas os ovais. Além das 500 Milhas de Indianápolis, ele guiará também nos ovais do Texas, na rodada dupla em Iowa e em Gateway.

Havia a possibilidade de Sato retornar para a Dale Coyne também apenas para a disputa dos ovais ou até mesmo se aposentar ao final da temporada. Contudo, a saída do brasileiro Tony Kanaan para a McLaren abriu uma lacuna na Ganassi para a disputa dos ovais, e a experiência do japonês atraiu Chip Ganassi.

Com a confirmação de Sato no carro #11 ao lado de Armstrong, resta apenas uma vaga no grid da Indy em 2023, justamente o assento do veterano na Dale Coyne. A temporada se inicia no dia 5 de março, com o GP de St. Pete, nas ruas da Flórida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!