Treinos no sábado e corrida no domingo: Indy define novo cronograma para GP de St. Pete

No fim da noite de quinta-feira (12), a Indy atualizou a programação para o fim de semana da etapa de São Petersburgo, restrita apenas a sábado e domingo. Mesmo em meio à crise global provocado pela pandemia do coronavírus, o CEO da categoria, Mark Miles, garantiu a disputa da etapa de abertura do campeonato, mesmo sem acesso ao público, em razão do desejo das equipes em correr na Flórida

A Indy divulgou, na noite da última quinta-feira (12), o novo cronograma para a etapa de abertura da temporada 2020, o GP de São Petersburgo, na Flórida. A programação foi reduzida apenas a sábado, com a disputa de dois treinos livres e sessão classificatória para definir o grid de largada, e a corrida, a ser realizada no domingo. A prova segue com a previsão de 100 voltas, ou 180 milhas de extensão, com o horário de largada previsto para 14h30 (horário de Brasília). Sem transmissão da TV no Brasil, a Indy vai ser exibida no país somente pelo serviço de streaming DAZN.

 
Em razão da pandemia do coronavírus ao redor do mundo, o GP de São Petersburgo vai ser realizado com portões fechados, sem a presença de público e limitado somente a profissionais necessários para o evento em si.
 
Outrora marcados para sexta-feira, os dois treinos livres vão ser realizados no sábado. A primeira sessão tem início às 8h45 (de Brasília) e duração de 45 minutos. Já o segundo treino livre, este com uma hora, está marcado para 12h30.
A Indy definiu a programação do GP de São Petersburgo. Mas sem público (Foto: IndyCar)
A sessão que vai definir o primeiro pole-position da temporada 2020 da Indy está agendada para 15h45, horário de Brasília, diferente da programação anterior, que previa o início da classificação para 13h40.
 
Já o cronograma para domingo segue inalterado. Os portões do circuito urbano de St. Pete, com acesso restrito, abrem às 6h30. A partir de 9h25 começa o treino de aquecimento, o warm-up. Depois da ordem para ligar os motores, prevista para 14h23, a largada da prova que abre o campeonato acontece às 14h30.
 
Mark Miles, CEO da Indy, atribuiu a decisão de fechar os portões ao público como medida para preservar a saúde e segurança dos fãs. O dirigente justificou a manutenção da corrida como um desejo das equipes.
 
“A Indy adora apresentar uma grande competição, e não há lugar em que nós aproveitamos mais que St. Pete para abrir nossa temporada. No entanto, a prioridade tinha de ser a saúde e a segurança dos nossos fãs, pilotos, equipes, funcionários e trabalhadores”, explicou.
 
“Trabalhamos com todas as opções possíveis com o prefeito de São Petersburgo, Rick Kriseman, seu administrador e promotor, Green Savoree, e chegamos à melhor conclusão possível, levando em conta todas as circunstâncias, principalmente quando nossas equipes sugeriram que ainda queriam correr”, salientou Miles.
 
“Estamos cientes do número de fãs que se reuniram em São Petersburgo para o fim de semana de prova, mas espero que eles confiem e entendam que a mudança foi feita tendo em mente a saúde e o bem-estar enquanto o mundo do esporte procura navegar pela Covid-19, pandemia de perspectiva global”, disse.
 
“Para proteger ainda mais a saúde e o bem-estar dos participantes das atividades do fim de semana, a Indy está montando uma área de triagem a partir do portão de acesso. Levando em conta a incerteza da situação, mais mudanças podem estar por vir e vão ser anunciadas no momento oportuno”, concluiu o dirigente.
Paddockast #52
PREVISÕES CERTEIRAS E OUSADAS PARA F1 2020

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.