Veach escapa de confusões e garante vitória de ponta a ponta na corrida 1 da Lights em Road America

Zach Veach venceu com maestria a primeira corrida da Indy Lights em Road America. O americano largou na frente e de lá não saiu, apenas acompanhando de longe as brigas e confusões no restante do grid

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A corrida 1 da Indy Lights em Road America teve tudo aquilo que a categoria costuma ter: muitas ultrapassagens, brigas e incidentes. O único ponto fora da curva foi o domínio absoluto de Zach Veach, que largou na pole e venceu de forma muito convincente neste sábado (25).

Dean Stoneman fez uma bela prova. Mesmo punido em 5s por incidente com André Negrão, o inglês garantiu o segundo lugar após brigar com Ed Jones e ter ótimo ritmo após a relargada final. Quem completou o pódio foi Félix Serrallés, menos brilhante do que foi em outras exibições.

Jones fez uma prova burocrática, mas não se comprometeu no que diz respeito à disputa pelo caneco, chegando em quarto. Zachary Claman De Melo fez uma corrida espetacular e chegou na quinta colocação após uma série de ultrapassagens.

Kyle Kaiser terminou a prova em sexto, com Garett Grist em um bom sétimo lugar. Substituto de Felix Rosenqvist que está com a Mercedes no DTM, James French fechou em oitavo. Também punico com 5s, Santiago Urrutia fechou em nono, com André Negrão em décimo.

Zach Veach venceu a corrida 1 em Road America (Foto: Indy Lights)

Confira como foi a corrida 1 da Lights:

A largada da Indy Lights aconteceu às 14h10. Zach Veach teve uma ótima largada e não demorou muito para abrir na frente. Ed Jones se posicionou em segundo, com Dean Stoneman tomando a terceira colocação.

Após cair para a quarta posição, Santiago Urrutia partiu no desespero para cima de Stoneman. Jogado para fora pelo britânico, o uruguaio despencou no pelotão, impulsionando André Negrão para o quarto posto. 

A disputa pelo segundo lugar esquentava já na segunda volta, com Stoneman e Jones aparecendo lado a lado. O inglês até conseguiu a ultrapassagem, mas tomou o troco de forma brilhante na curva seguinte.

Stoneman, então, teve de brigar para se segurar na terceira colocação em um duelo com Negrão. O brasileiro tentou a manobra por fora, mas teve a porta fechada, tocou o inglês e escapou, caindo para o fim do grupo. Em recuperação, Urrutia vinha em sétimo. Pelo incidente, Stoneman ficou com 5s de penalização.

Sabendo da punição, o inglês saiu como um louco para recuperar terreno e, novamente, partiu para a disputa com Jones. Com maestria, tirou o piloto dos Emirados Árabes do caminho e assumiu a segunda colocação, bem atrás, porém, de Veach.

Lá no fundo do pelotão, um incidente levou a bandeira amarela para a pista pela primeira vez na prova. Logo após perder o 12º lugar para Garett Grist, Dalton Kellett rodou pateticamente sozinho, acertando a barreira de pneus e voltando atravessado no meio da pista.

A relargada aconteceu cinco minutos depois e o top-10 mudou bastante, com destaque para a péssima saída de Jones e para a rodada de Juan Piedrahita após toque com Urrutia. Veach, Stoneman, Félix Serrallés, Jones, Kyle Kaiser, Urrutia, Shelby Blackstock, Negrão, Grist e Neil Alberico era a ordem.

Dean Stoneman foi o segundo na corrida 1 (Foto: Indy Lights)

Após se meter na briga entre Jones e Kaiser, Urrutia partiu para cima do americano e tomou a quarta posição, seguindo sua prova de recuperação. Porém, o uruguaio também recebeu a punição de 5s pelo toque em Piedrahita, o que fatalmente o faria perder posições no fim.

Blackstock, então, protagonizou um momento inacreditável na 14ª volta. O piloto do #51 fez linda ultrapassagem em cima de Kaiser na curva 1 e, na curva 3, perdeu o controle sozinho, rodou e foi parar na grama, abandonando a disputa pelos primeiros lugares.

Entrando nas cinco voltas finais, Veach novamente segurava uma confortável vantagem na ponta. O americano tinha 2s9 de frente para Stoneman, com Serrallés vindo em terceiro 7s7 atrás. Jones, Urrutia, Kaiser, Negrão, Grist, Zachary Claman De Melo e James French, que substitui Felix Rosenqvist, ocupavam o restante dos lugares do top-10. 

Veach, então, precisou apenas marchar para a vitória tranquila. Stoneman segurou mais de 5s de vantagem para Serrallés e fechou em segundo, enquanto Urrutia não teve o mesmo sucesso com a concorrência e despencou para nono. Negrão, que brigava por top-5, foi apenas o décimo após perder terreno em disputa com Claman De Melo.

PADDOCK GP #34 ENTREVISTA CHRISTIAN FITTIPALDI E FALA SOBRE LE MANS E F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.