Tsunoda admite “desconforto” com ovais, mas cogita Indy 500 “quando mentalidade mudar”

Yuki Tsunoda aprovou a primeira experiência que teve com carro da Indy durante evento da Honda em Las Vegas, na última terça-feira (19)

Yuki Tsunoda andou pela primeira vez com um carro da Indy. O piloto da RB na Fórmula 1 teve a oportunidade de acelerar o monoposto da categoria norte-americana em uma ação da Honda, no circuito interno do oval de Las Vegas na última terça-feira (19). O japonês não descartou a possibilidade de disputar as 500 Milhas de Indianápolis no futuro, mas não é algo que pensa agora.

Tsunoda condicionou sua participação na mais longeva prova do automobilismo a alguns fatores, como uma mudança de mentalidade, que, pelo o que foi indicado, passa por uma amadurecimento da ideia. A isso, estaria atrelado argumentos que comumente são ouvidos quando se fala em corridas em circuitos ovais: alta velocidade e longa duração da prova.

A história de pilotos japoneses ligados a Honda na Indy tem Takuma Sato como principal figura notória. O veterano tem duas vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis e segue na categoria, mesmo aos 47 anos. Atualmente, disputa somente a Indy 500.

“Se tiver a oportunidade e sentir que é o momento certo, com certeza adoraria fazer isso. Gosto muito dos Estados Unidos, então, não me importaria em morar aqui”, declarou Tsunoda.

Yuki Tsunoda andou com carro da Indy em Las Vegas (Foto: Honda)

“Mas sinto que ainda não é a hora certa. Não me imagino pilotando por mais de 2h, a mais de 200 milhas [320 km/h] e poucos por hora em todas as voltas. Isso é assustador. Não sei, agora, não estou almejando nada na Indy, mas por que não no futuro?”, prosseguiu Tsunoda.

“Não é medo, mas não me sinto confortável em pilotar em um oval. Respeito muito os pilotos que conseguem andar por mais de 2h, fazendo isso em um círculo e tão perto do muro. Se houver um acidente, pode ser muito forte. Então, nesse momento, não consigo me ver fazendo isso. Não estou pensando em correr em ovais”, continuou.

Deixando a possibilidade de disputar a Indy 500 para o futuro, Tsunoda gostou de ter andado com o carro da Indy, mesmo traçado interno do Las Vegas Motor Speedway, na versão de 1,3 milhas [cerca de 2,10 km] de extensão.

“As 500 Milhas de Indianápolis são uma competição incrível, e a maioria dos pilotos sonha em participar, mas, agora, não é meu foco. Quando começar a envelhecer e minha mentalidade mudar, talvez eu tente. Tomara que bebendo leite no final da corrida”, comentou Tsunoda.

Yuki Tsunoda (Foto: AFP)

“A sensação ao pilotar é um pouco parecida com a do kart, você tem mais liberdade para brincar. Os carros de Fórmula 1 são controlados por sistemas e eletrônica, mas o carro que pilotei parece mais direto. Por isso, você ainda precisa controlar mais e também a traseira escapando. É uma sensação muito boa, especialmente porque você pode deixar o carro escapar um pouco. Na reta, me senti confortável e consegui acelerar um pouco mais”, encerrou.

Enquanto a Indy só retorna no dia 2 de março, com o GP de St. Pete, o GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Las Vegas, na Las Vegas Strip, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Na noite de quinta-feira (21), às 23h30 (de Brasília, GMT-3), acontece o treino livre 1. Depois, na madrugada de sexta-feira (22), às 3h, os pilotos realizam a segunda sessão. Ainda na noite de sexta-feira, retornam para o terceiro treino livre, às 23h30. Em seguida, na madrugada de sábado (23), disputam a classificação. Por fim, a largada da corrida em Las Vegas será no domingo (24), às 3h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: 11 homens (quase isso) e um segredo: Las Vegas se prepara para definir rumos da F1 2024

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.