Brasileira Júlia Ayoub é escolhida para programa de pilotas da FIA e da Ferrari

Júlia Ayoub, de 14 anos, é a representante brasileira no Girls on Track. O projeto da FIA selecionou vinte pilotas que vão lutar por uma vaga na Academia da Ferrari para 2021

O Girls on Track, programa da FIA em parceria com a Ferrari com objetivo de desenvolver jovens pilotos, tem presença brasileira confirmada. Trata-se de Júlia Ayoub, uma das 20 competidoras em busca de uma vaga na Academia da Ferrari a partir de 2021.

Ayoub, de 14 anos, começou a se destacar em competições internacionais de kart em 2018, quando conseguiu se classificar para o Mundial de Kart de 2019. Em 2020, antes da pandemia e da chance no projeto da FIA, Júlia foi campeã da divisão feminina do Troféu Ayrton Senna de Kart. 

Júlia Ayoub ganhou uma chance no Girls on Track (Foto: Divulgação/RF1)

“Estou muito feliz de poder anunciar que estou entre as escolhidas desse programa incrível que a FIA e a Ferrari Driver Academy estão organizando e sou muito grata a todos por esta oportunidade”, disse Ayoub. “Todos nós sabemos que isso poderá aumentar o número de participações femininas no esporte a motor e precisamos mudar essa percepção de que a mulher não tem lugar no automobilismo. Vamos em busca de educar, empoderar e inspirar muitas meninas por aí”, seguiu.

As 20 pilotas selecionadas vão participar de atividades em escola de pilotagem em Paul Ricard, que vão selecionar as 12 que avançam na disputa. Estas participam de novos testes em outubro e novembro, tanto com karts quanto com carros de Fórmula 4. As quatro melhores vão para a fase final, um curso de uma semana na Academia da Ferrari. Aquela que tiver melhor performance entra no programa ferrarista e de quebra, assegura contrato para competir em uma F4 em 2021. De 2022 em diante, caberá à escuderia decidir se mantém a pilota ou não.

A parceria entre FIA e Ferrari tem duração de quatro anos. Ou seja, serão pelo menos mais três peneiras para formar uma nova geração de mulheres no esporte a motor.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube