Federação italiana revoga licença de kartista russo acusado de fazer saudação nazista

Artem Severiukhin, de 15 anos, teve licença revogada pelo Clube de Automobilismo da Itália, que classificou ação do piloto russo como "indescritível e inaceitável"

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: FERRARI AMASSA E RED BULL SE DESESPERA NA AUSTRÁLIA | Paddock GP

Após a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) abrir investigação e a Ward Racing romper seu contrato com o piloto, o russo Artem Severiukhin sofreu, nesta terça-feira (12), mais uma consequência pela suspeita de ter realizado um gesto nazista. Dessa vez, o Automobile Club d’Italia (ACI, do italiano Clube de Automobilismo da Itália) determinou o cancelamento da licença para pilotar concedida ao jovem de 15 anos.

Depois de uma reunião de emergência realizada nesta terça, o órgão italiano anunciou a revogação e classificou a ação do russo como “indescritível e inaceitável”. “Severiukhin mostrou falta de respeito não apenas pelos valores universais que sempre inspiraram todos os esportes, mas também pela humanidade, dignidade e convivência civil”, disse o comunicado emitido pelo ACI.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Artem Severiukhin está sob investigação (Foto: LRN Photo)

Além disso, a entidade afirmou que as medidas são “incontornáveis” e revelou, também, que o caso foi encaminhado à Justiça Desportiva para que “esta possa avaliar a definição de novas sanções que se enquadrem na sua esfera de competência”.

Devido à sanção da FIA, que obriga pilotos russos a competirem sem representar o país por conta da invasão na Ucrânia, Severiukhin obteve a licença italiana. O país concedeu a permissão ao jovem de 15 anos para garantir “a mais ampla liberdade de movimento entre as federações internacionais e permitir que pilotos cresçam profissionalmente na Itália”.

Artem Severiukhin está sendo acusado de realizar um gesto nazista durante a cerimônia de pódio de uma etapa do Campeonato Europeu de Kart, em Portimão, Portugal. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver Artem esticando o braço direito no ar com a palma da mão estendida para baixo, o mesmo gesto do Deutscher Gruß, durante a execução do hino italiano e gargalhando.

Artem Severiukhin no pódio (Foto: KARTCom)

Após o ocorrido e por meio de um porta-voz da Federação Russa de Automobilismo, Severiukhin negou que fez uma saudação nazista e afirmou que estava celebrando junto de amigos e família, que estavam no lado oposto do pódio.

“Gostaria de falar a todos sobre a situação no pódio. Ganhei uma etapa do Campeonato Europeu e estava muito feliz. Sou da Rússia, agradeci à equipe e aos meus parentes russos. Alguém viu um gesto feio em minhas ações, mas não é. Apenas agradeci. Sou russo, sou da Rússia e defendo meu país”, comentou.

VERSTAPPEN É CARTA FORA DO BARALHO DA FÓRMULA 1 2022 SE MOTOR RED BULL CONTINUAR ASSIM
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.