FIA promete investigar confusão “perturbadora” em etapa do Mundial de Kart

As cenas chocantes do Mundial de Kart no fim de semana, incluindo pancadaria, serão investigadas pela FIA. Luca Corberi jogou pedaço de carro em rival e depois começou a brigar

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não perdeu tempo. Nesta segunda-feira (5) a entidade anunciou uma investigação das cenas “perturbadoras” na confusão generalizada na etapa de Lonato do Mundial de Kart, que marcaram o fim de semana do esporte a motor.

O foco da investigação fica em dois acontecimentos separados. O primeiro foi quando Luca Corberi, kartista de 23 anos, jogou pedaço de carro no rival Paolo Ippolito após abandonar a corrida. O segundo, talvez ainda mais chocante, foi quando o mesmo Corberi foi para a pancadaria com Ippolito. De forma ainda mais chocante, com ajuda do pai.

“A FIA e a ACI ficam profundamente preocupadas com os acontecimentos perturbadores vistos ontem no Mundial de Kart da FIA em Lonato, na Itália, envolvendo pilotos, membros de equipe e fiscais de pista”, apontou o comunicado. A FIA lança uma investigação imediata dos incidentes”, seguiu.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Ainda não se sabe qual tipo de punição pode ser aplicada pela FIA. Fato é que as imagens dos incidentes tiveram grande repercussão na comunidade do automobilismo. Pilotos do calibre de Jenson Button foram às redes sociais para clamar por por um banimento perpétuo dos Corberi, pai e filho. Em contrapartida, isso é difícil de aplicar em Lonato: a família é dona do kartódromo.

“Luca Corberi destruiu qualquer chance de carreira no automobilismo com esse comportamento nojento no Mundial de Kart. O pai dele controla o circuito e é visto empurrando outro piloto no muro. Banimento para os dois idiotas, por favor”, disse Button, campeão mundial de Fórmula 1 em 2009, no Twitter.

A investigação há de passar pelas mãos de Felipe Massa, presidente da divisão de kart da FIA. O brasileiro, por sinal, estava presente em Lonato para acompanhar a etapa do Mundial. Pelas redes sociais, o ex-F1 seguiu a mesma linha da FIA.

“Esse comportamento é inaceitável no nosso esporte. Estes indivíduos vão enfrentar as consequências de suas ações”, encerrou Massa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.