FIA promete investigar confusão “perturbadora” em etapa do Mundial de Kart

As cenas chocantes do Mundial de Kart no fim de semana, incluindo pancadaria, serão investigadas pela FIA. Luca Corberi jogou pedaço de carro em rival e depois começou a brigar

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não perdeu tempo. Nesta segunda-feira (5) a entidade anunciou uma investigação das cenas “perturbadoras” na confusão generalizada na etapa de Lonato do Mundial de Kart, que marcaram o fim de semana do esporte a motor.

O foco da investigação fica em dois acontecimentos separados. O primeiro foi quando Luca Corberi, kartista de 23 anos, jogou pedaço de carro no rival Paolo Ippolito após abandonar a corrida. O segundo, talvez ainda mais chocante, foi quando o mesmo Corberi foi para a pancadaria com Ippolito. De forma ainda mais chocante, com ajuda do pai.

“A FIA e a ACI ficam profundamente preocupadas com os acontecimentos perturbadores vistos ontem no Mundial de Kart da FIA em Lonato, na Itália, envolvendo pilotos, membros de equipe e fiscais de pista”, apontou o comunicado. A FIA lança uma investigação imediata dos incidentes”, seguiu.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Ainda não se sabe qual tipo de punição pode ser aplicada pela FIA. Fato é que as imagens dos incidentes tiveram grande repercussão na comunidade do automobilismo. Pilotos do calibre de Jenson Button foram às redes sociais para clamar por por um banimento perpétuo dos Corberi, pai e filho. Em contrapartida, isso é difícil de aplicar em Lonato: a família é dona do kartódromo.

“Luca Corberi destruiu qualquer chance de carreira no automobilismo com esse comportamento nojento no Mundial de Kart. O pai dele controla o circuito e é visto empurrando outro piloto no muro. Banimento para os dois idiotas, por favor”, disse Button, campeão mundial de Fórmula 1 em 2009, no Twitter.

A investigação há de passar pelas mãos de Felipe Massa, presidente da divisão de kart da FIA. O brasileiro, por sinal, estava presente em Lonato para acompanhar a etapa do Mundial. Pelas redes sociais, o ex-F1 seguiu a mesma linha da FIA.

“Esse comportamento é inaceitável no nosso esporte. Estes indivíduos vão enfrentar as consequências de suas ações”, encerrou Massa.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube