Alonso escapa e vence corrida 1 em Portugal. Moreira é 2º na estreia na Rookies Cup

David Alonso conseguiu quebrar o pelotão e disparou na frente para vencer com folga a primeira corrida do ano em Portimão. Debutando na Red Bull Rookies Cup, o brasileiro Diogo Moreira fez uma estreia e tanto e conseguiu o segundo lugar

Jorge Martín caiu no fim do terceiro treino livre para o GP de Portugal (Vídeo: MotoGP)

David Alonso abriu a temporada 2021 da Red Bull Rookies Cup com vitória. O colombiano conseguiu quebrar o pelotão e completou as 16 voltas da corrida deste sábado (17) com 4s092 de margem para Diogo Moreira.

Largando na pole, o brasileiro chegou a manter a ponta nos primeiros giros, mas em meio a uma briga intensa, acabou escorregando até a sexta posição. O colombiano, porém, imprimiu um ritmo forte para escapar, deixando a concorrência suar pelo segundo posto.

Foi na linha de chegada que o brasileiro conseguiu saltar de sexto para segundo, com Marcos Uriarte aparecendo em terceiro, 0s028 atrás. Daniel Holgado foi quarto, com David Muñoz, Ivan Ortolá, Alex Millan, Daniel Muñoz, Scott Ogden e Collin Veijer completando o top-10.

Vitória colombiana na primeira corrida da Red Bull Rookies Cup (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Saiba como foi a corrida 1 da rodada de Portimão da Rookies Cup:

Dono da pole, Moreira saiu muito bem e tratou de abrir vantagem em relação ao pelotão. Ao fim da primeira volta, o brasileiro já tinha 0s280 de margem, mas os rivais vinham chegando, com David Alonso passando David Muñoz pelo segundo lugar.

Na segunda volta, Alonso conseguiu colar em Moreira, mas o brasileiro se afastou mais uma vez. Na reta, porém, Alonso e Muñoz usaram o vácuo para passar. Ivan Ortolá também chegou a deixar Diogo para trás, mas o piloto da moto #92 conseguiu recuperar o terceiro posto.

No início do quarto giro, Diogo passou Muñoz, mas perdeu o segundo posto pouco depois. Assim como no Mundial de Moto3, os competidores seguiam pegados, especialmente no top-6, coberto por 1s.

Moreira aproveitou o vácuo da reta para colar nos ponteiros, colocou pela direita e entrou primeiro na curva 1, mas acabou superado por Muñoz na 8, com uma manobra firme.

No giro seguinte, Diogo retomou o comando, sem se livrar da sombra de David & David, que deram o troco poucos metros depois. Na reta de Portimão, Alonso passou Muñoz e tomou a liderança na abertura da volta 7.

Diogo Moreira terminou em segundo lugar (Foto: Reprodução)

Um pouco depois, Daniel Holgado passou Moreira pela terceira colocação. Na abertua da volta nove, Holgado e Diogo passaram Muñoz, mas David deu o troco no brasileiro, que seguiu em quarto.

Diogo não entregou os pontos e voltou para a segunda posição na volta dez, agora já 0s778 atrás de Alonso, que tinha conseguido escapar. Marcos Uriarte aparecia em terceiro, à frente de Muñoz e Holgado.

Restando seis giros para o fim, Munõz retomou a segunda colocação, 1s133 atrás de Alonso. Terceiro, Moreira tinha Holgado, Uriarte e Ivan Ortolá bem atrás.

No fim do grid, Moreira fez uma ótima manobra para reassumir o segundo posto, já quase 2s atrás de Alonso. Um pouco depois, Ortolá avançou para terceiro, seguido por Uriarte e Muñoz.

Em meados da volta, o vácuo ajudou Uriarte, Ortolá e Holgado a passarem Moreira, que caiu para a quinta colocação. O brasileiro chegou a escorregar para sexto, mas logo conseguiu avançar, retomando o quarto lugar.

Com três voltas para o fim, o Diogo passou Muñoz e voltou ao pódio, agora no terceiro lugar e uma bela manobra. Os adversários, porém, não pararam quietos e voltando a atacar, devolvendo Moreira para a quinta colocação. Enquanto isso, Holgado era o segundo, seguido por Ortolá e Muñoz.

Na abertura da volta final, Moreira saltou de novo para terceiro e, em seguida, segundo, à frente de Uriarte, Muñoz e Holgado.

Uriarte e Muñoz insistiram e passaram o brasileiro, que desceu para terceiro e, pouco depois, caiu para quarto, superado por Holgado. Marcos assumiu o terceiro posto, à frente de Daniel e Ivan.

Na bandeirada, Moreira conseguiu passar todo mundo para receber a bandeirada em segundo, 4s092 atrás de Alonso. Uriarte completa o pódio.

LEIA TAMBÉM
Bagnaia tem volta cancelada e Quartararo é pole em Portugal. Marc Márquez é 6º

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.