7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Motociclismo

Menos de 2 meses após suspender participação, Honda retorna ao SuperBike Brasil

A Honda está de volta ao SuperBike Brasil apenas um mês e meio após sair a competição por preocupações com relação à segurança: dois pilotos, Maurício Paludete e Danilo Berto, morreram em acidentes entre abril e maio

 
A saída da Honda do SuperBike Brasil termina neste fim de semana. Uma das principais marcas envolvidas na categoria, a Honda suspendeu a participação no campeonato em maio, após uma série de acidentes fatais e citou a preocupação com a segurança dos pilotos depois das mortes trágicas de Maurício Paludete, o 'Linguiça', e Danilo Berto, as duas ocorridas em Interlagos.

Menos de dois meses depois, contudo, a marca decidiu voltar à competição e acelera a partir desta sexta-feira na etapa de Goiânia.

 
A montadora citou o "pacote de ações que visam aprimorar a segurança" no SuperBike Brasil como o motivo para retomar participação na classe Superbike Pro, Honda Júnior Cup e Copa CBR 500R. O campeonato tem etapa neste fim de semana, dias 13 e 14 de julho, no Autódromo de Goiânia. Além da Honda, a Yamaha também abandonou a disputa em maio.
Danilo Berto foi a última vítima fatal do SuperBike Brasil (Foto: Sampafotos/Facebook)

O SuperBike Brasil tem, em anos recentes, uma história marcada por acidentes graves e mortes. Em espaço de aproximadamente dois anos, de 2017 para cá, o campeonato registrou quatro mortes, todas em Interlagos, principal casa da categoria.

 
A sequência começou com Sérgio dos Santos, que bateu com força na Curva do Sol em julho de 2017, não resistindo aos ferimentos. Um ano depois, em junho de 2018, foi Rogério Munuera quem sucumbiu às consequências de um impacto contra a barreira de proteção do S do Senna.
 
Foi na famosa curva de Interlagos que a primeira morte de 2019 no SuperBike Brasil aconteceu. Maurício Paludete perdeu controle sob chuva ainda na reta principal, também morrendo em decorrência do impacto com a barreira de proteção. O incidente foi em abril, apenas um mês antes do mais recente – Danilo Berto.

Confira o comunicado:

Diante do pacote de ações que visam aprimorar a segurança no SuperBike Brasil, apresentado pela organização do campeonato, a Honda anuncia a retomada do patrocínio ao evento e da participação da marca na classe SuperBike Pro, por meio de sua equipe oficial, e nas categorias de incentivo Honda Júnior Cup e Copa CBR 500R. A quarta etapa da competição será realizada neste fim de semana (13 e 14 de julho), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). 
 
A Honda é a principal patrocinadora do motociclismo nacional há mais de 40 anos. Dentro desse princípio, a Honda entende que as organizadoras das competições devem prover a infraestrutura necessária para garantir a segurança dos participantes. A Honda seguirá acompanhando atentamente todas as ações que foram adotadas pelos organizadores do Superbike Brasil.