Em 73 anos, apenas três pilotos reverteram déficit de pontos na final da classe rainha

Wayne Rainey, Nicky Hayden e Jorge Lorenzo foram os únicos pilotos desde a criação do Mundial de Motovelocidade, em 1949, a conseguir reverter um déficit de pontos na corrida final da classe rainha para ficar com o título

Fabio Quartararo está diante de uma missão árdua neste fim de semana. Para chegar ao bicampeonato da MotoGP em 2022, o francês de Nice terá de virar o jogo para cima de Francesco Bagnaia, que vai para o GP da Comunidade Valenciana com 23 pontos de margem na classificação do Mundial de Pilotos.

Além da ampla margem de Pecco e as deficiências da Yamaha, que hoje é uma moto mais fraca do que a Ducati, a história também está contra o piloto de 23 anos. Em 73 anos de história do Mundial de Motovelocidade, em apenas três ocasiões a corrida final da temporada registrou uma virada.

Fabio Quartararo vai tentar virar o campeonato na MotoGP pela quarta vez na história (Foto: Yamaha)

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
🧮 Bagnaia põe mão na taça com vitória no GP da Malásia

Em 1992, Wayne Rainey conseguiu a virada, mas se valendo de um revés de Mick Doohan. Naquele ano, o australiano teve um início forte de temporada, mas precisou se afastar do campeonato das 500cc por causa de sérias lesões sofridas em um acidente na Holanda.

Por causa da ausência de Mick, o rival da Yamaha conseguiu descontar boa parte dos 65 pontos de vantagem na classificação do campeonato. Mesmo longe da melhor forma, Doohan conseguiu voltar à ativa para as duas corridas finais da temporada, e os dois pilotos foram para a África do Sul em Kyalami, separados por só dois pontos.

Em um esforço heroico, Doohan terminou a corrida em sexto, mas Rainey recebeu a bandeirada na terceira colocação e ficou com o título de 1992, consolidando a primeira virada da história.

14 anos depois, foi Nicky Hayden quem conseguiu reverter o placar para cima de Valentino Rossi na derradeira corrida. O italiano chegou ao GP da Comunidade Valenciana com oito pontos de vantagem para o titular da Honda depois de se recuperar de uma temporada marcada por problemas.

No circuito Ricardo Tormo, porém, o impensável aconteceu. Rossi caiu ainda no início, enquanto tentava se recuperar de uma largada ruim. O #46 até conseguiu voltar para a corrida, mas recebeu a bandeirada só em 13º. O ‘Kentucky Kid’, por outro lado, foi terceiro, atrás de Troy Bayliss — que substituía o lesionado Sete Gibernau — e Loris Capirossi. Assim, o norte-americano foi o último campeão da era das 990cc.

Oito anos depois, a Rossi voltou a sentir a dor de uma virada, mas, desta vez, o algoz foi Jorge Lorenzo, companheiro de Yamaha, que chegou para o GP em Cheste com sete pontos a menos. E em um campeonato dos mais polêmicos.

O multicampeão liderou a maior parte da temporada 2015, mas comprou uma briga com Marc Márquez após o GP da Austrália, acusando o #93 de atuar em favor de Lorenzo. Algo que os italianos acabaram por batizar de ‘biscottone’.

Valentino Rossi levou a virada de Jorge Lorenzo na temporada 2015 da MotoGP (Foto: Divulgação)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A tensão foi tanta que, na Malásia, na penúltima prova da temporada, Rossi e Márquez travaram um duro duelo que terminou com o piloto da Honda no chão. Valentino foi sancionado por direção irresponsável pelos comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e acabou recebendo uma pontuação no já extinto carnê de pontos que o jogou para o fundo do grid. Ele chegou a recorrer até na Corte Arbitral do Esporte, mas não teve jeito.

Largando em último, Rossi conseguiu escalar até a quarta colocação, mas uma vitória dominante de Lorenzo em Valência foi suficiente para o #99 virar o jogo e conquistar o título por uma diferença de cinco pontos.

MotoGP volta às pistas no dia 6 de novembro, para a disputa da etapa de Valência, que encerra a temporada. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.