Ainda sem pista, Dorna fecha acordo de cinco anos para levar Mundial de Motovelocidade ao Circuito de Gales

A Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, anunciou nesta quarta-feira (13) que o Circuito de Gales vai receber o Mundial de Motovelocidade até a temporada 2024. Como a pista ainda não está construída, prova de 2015 acontecerá em circuito alternativo

 A cobertura completa do GP da República Tcheca no GRANDE PRÊMIO

A Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, anunciou nesta quarta-feira (13) um acordo de cinco anos com o Circuito de Gales. O novo contrato, que entra em vigor já em 2015, pode ser prorrogado por mais cinco anos. 
 
Como a pista de Gales ainda não foi construída, a prova de 2015 será realizada em uma pista alternativa na Inglaterra. 
 
Em meados de 2013, o conselho do condado de Blaenau Gwent aprovou a construção de um circuito na região de Welsh Valleys, no sul de Gales. Com área estimada em 830 hectares e um traçado que deve contar com 4.830 m, o projeto receberá uma verba de £ 280 mil (cerca de R$ 960 mil), dividida entre o governo local e investidores privados
Projeto do Circuito de Gales, que deve ser entregue em 2015 (Foto: Divulgação)
Além da pista, que deve atender as exigências de segurança das principais categorias do esporte a motor, o projeto também conta com uma pista de motocross, um kartódromo com especificações internacionais e instalações para provas off-road, além de uma academia de pilotos e um centro de formação de jovens talentos. O projeto prevê, ainda, a instalação de hotéis, lojas especializadas e um parque tecnológico na região.
 
A Companhia de Desenvolvimento de Welsh Valleys prevê que o complexo do autódromo atraia cerca de 750 mil pessoas por ano, gerando até seis mil postos de trabalho e por volta de R$ 171,6 milhões anuais para a economia local. 
 
O projeto do autódromo faz parte de um programa de revitalização da área de Blaenau Gwent, que tem foco na geração de emprego para os jovens, educação e no investimento no esporte a motor, um dos setores industriais chave do Reino Unido.
 
“Nosso acordo com a Dorna é um marco significativo no desenvolvimento do Circuito de Gales”, declarou Michael Carrick, diretor-executivo do circuito. “A MotoGP é o pináculo do motociclismo global e as expectativas com a categoria e seus milhões de fãs são de um evento de classe mundial em uma praça icônica e de última geração”, continuou.
 
“Nós estamos ansiosos para atender essas expectativas quando recebermos a MotoGP em Gales a partir de 2016 e agora estamos trabalhando junto com a Dorna e a FIM, o órgão que controla a MotoGP, no que diz respeito à etapa britânica de 2015 do Mundial de MotoGP”, completou.
 
Diretor-executivo da Dorna, Carmelo Ezpeleta, que sempre foi um defensor do Circuito de Gales, comemorou o acordo e citou os benefícios que a obra levará à região de Blaenau Gwent.
 
“Nós estamos entusiasmados em trabalhar em estreita colaboração com o Circuito de Gales depois de estarmos envolvidos com o projeto por mais de quatro anos”, celebrou. “O compromisso com a MotoGP é, obviamente, um catalisador para uma ampla gama de interessantes projetos que visam contribuir com a regeneração da área, enquanto nós trabalhamos em conjunto com a FIM, o corpo diretivo da MotoGP, em relação à completa homologação do circuito”, continuou. 
 
“O comprometimento com a juventude, com oportunidades de emprego para a região, com os planos da academia – ligados ao nosso próprio CEV (Campeonato Espanhol de Velocidade) – e o investimento geral na infraestrutura do esporte a motor vai garantir um momento muito empolgante para a área de Blaenau Gwent e seus arredores”, completou.
Silverstone é um dos candidatos a receber prova inglesa em 2015 (Foto: Honda)
Hedley McCarthy, conselheiro do condado de Blaenau Gwent, também comemorou o acordo que vai garantir a passagem do Mundial de Motovelocidade pelo País de Gales.
 
“Em nome da comunidade de Blaenau Gwent, nós estamos absolutamente encantados que a Dorna esteja trazendo o GP britânico para o Circuito de Gales”, disse McCarthy. “A MotoGP é um campeonato incrível que deu estímulo e confiança para o crescimento da infraestrutura em áreas similares à nossa ao redor do mundo nos últimos anos. Nós estamos ansiosos para receber os times, pilotos, dirigentes, imprensa e fãs em Blaenau Gwent”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.