Aleix Espargaró bate Martín e faz história na Argentina com 1ª vitória da Aprilia na MotoGP

Depois de um duelo técnico e tático belíssimo com Jorge Martín, Aleix Espargaró conquistou a primeira vitória pela Aprilia na MotoGP

BASTIANINI ESTÁ CERTO: LIDERANÇA DA MOTOGP AINDA NÃO IMPORTA

O GP da Argentina de MotoGP mostrou uma disputa técnica e tática lindissíma entre Jorge Martín e Aleix Espargaró neste domingo (3). Pole-position da etapa, o piloto da Aprilia largou bem, mas logo foi ultrapassado pelo rival da Pramac. O irmão de Pol precisou, então, de muita paciência e inteligência para dar o bote na hora certa, que veio a cinco voltas para o final da prova. Daí em diante, o pai dos gêmeos Max e Mia não soltou mais a ponta, embora o adversário tenha sido forte ameaça. É a primeira vitória do espanhol de Granollers ― que fez em Termas de Río Hondo a largada 200 na MotoGP ―, bem como o primeiro triunfo da Aprilia na MotoGP.

Quem não tinha nada a ver com a disputa pela ponta, mas ainda assim conseguiu um belo resultado pela Suzuki foi Álex Rins, que terminou em terceiro. De quebra, a marca de Hamamatsu comprovou que se dá bem com a pista argentina depois de ver Joan Mir também colocar a moto #36 na quarta posição. Fechando o top-5, esteve Francesco Bagnaia. Cinco primeiras posições com motos da Aprilia, Suzuki e Ducati.

ANÁLISE
Pole na Argentina faz justiça à história de Aleix Espargaró com a Aprilia

Aleix Espargaró venceu o GP da Argentina (Foto: MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Brad Binder ficou com a sexta posição. Maverick Viñales ia figurando o top-5, mas caiu no final para a sétima posição. Fabio Quartararo também sofreu em solo sul-americano, ficando apenas com a sétima colocação. Marco Bezzecchi e Enea Bastianini fecham as dez primeiras posições.

Com o resultado, Aleix viaja para os Estados Unidos com a liderança do Mundial de Pilotos, com 45 pontos, sete a mais do que Brad Binder, o segundo colocado. Bastianini caiu para terceiro, a nove do líder. Rins tem a quarta colocação, diante de Quartararo.

A MotoGP volta à pista na semana que vem, em Austin, para o GP das Américas, agendado para o dia 10 de abril. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da abertura do Mundial de Motovelocidade 2022.

Saiba como foi o GP da Argentina de MotoGP:

A temperatura subiu um pouquinho antes da largada para o GP da Argentina. Quando chegou a vez de a MotoGP entrar na pista de Termas de Río Hondo, os termômetros mediam 26°C, com o asfalto chegando a 44°C. A umidade relativa do ar estava na casa dos 50%, com o vento soprando a 10 km/h.

Quando partiram para o grid, todos os pilotos tinham a mesma escolha de pneus: os pneus dianteiros duros, os traseiros macios.

Na hora de partir para a volta de aquecimento, Johann Zarco saiu da pista e sujou os pneus na área de escape. Um início indesejado para o francês da Pramac.

Quando as luzes se apagaram na reta de Termas de Río Hondo, o veterano Aleix não conseguiu segurar as duas Ducati e caiu para terceiro, atrás de Jorge Martín e Luca Marini. Ainda nos primeiros metros, o piloto da Aprilia passou o italiano e subiu para segundo.

Largada da MotoGP na Argentina (Vídeo: MotoGP)

Rins era o quarto, mas logo foi superado por Pol Espargaró. Maverick Viñales vinha em sexto, seguido por Takaaki Nakagami, Joan Mir, Fabio Quartararo e Brad Binder. Ainda líder do Mundial, Enea Bastianini vinha em 11º.

Ainda na volta 1, Andrea Dovizioso entrou nos boxes da RNF e abandonou a disputa em Termas de Río Hondo.

Enquanto isso, Pol Espargaró passou a pressionar Marini pela terceira colocação. O italiano resistiu ao primeiro ataque, na curva 7, mas, na 9, acabou perdendo a quarta colocação. Rins vinha em quinto, seguido por Mir, Viñales, Binder e Nakagami, que tinha dado uma escapadela da pista.

Na ponta, Martín e Aleix tinham escapado do pelotão, com o piloto da Aprilia mais de 1s2 diante do segundo pelotão. O pai dos gêmeos Max e Mia vinha com o ritmo mais forte da prova, mas ainda sem conseguir atacar Martín.

Na volta 3, Rins passou Marini para assumir o quarto posto e logo começou a pressionar Pol. Mir vinha em sexto, seguido por Viñales, Binder e Francesco Bagnaia. Bastianini era o décimo, já quase 1s atrás do piloto de fábrica da Ducati.

Pol Espargaró passa Luca Marini e fica com terceira posição (Vídeo: MotoGP)

Depois de Aleix registrar em 1min39s579 a melhor volta da corrida, Martín tratou de responder e subiu o ritmo, indo a 1min39s522 para abrir 0s477 de margem para o #41. O segundo pelotão seguia agastando, com a diferença entre os irmãos de Granollers subindo para 1s687.

No quinto giro do GP da Argentina, Johann Zarco se despediu da disputa depois de uma queda. O piloto a Pramac caiu na curva 2 quando rodava em 12º, mas escapou de lesões e deixo a pista caminhando.

Na volta 6, Rins conseguiu tomar o terceiro lugar de Pol depois de o piloto da Honda escapar da linha rápida da curva 8. Mir vinha em quinto depois de também superar Luca Marini.

Com problemas mecânicos, Franco Morbidelli foi mais um a entrar nos boxes em Termas de Río Hondo. Era a segunda moto da Yamaha a apresentar problemas neste domingo.

Abandono de Johann Zarco (Vídeo: MotoGP)

Na ponta da corrida, a diferença entre Martín e Aleix tinha caído para 0s335, mas a margem em relação ao restante do pelotão era superior a 2s. Agora, contudo, era Rins quem conduzia a caçada e o piloto da Suzuki vinha tentando subir o ritmo para entrar na briga pela vitória.

Mais atrás, Viñales atacou Marini pelo sexto posto, mas o piloto da VR46 respondeu rápido para ficar com a posição. Mais para baixo na tabela, Quartararo deixou Nakagami pelo caminho para ser o 11º colocado.

Perseguindo Martín, Aleix cometeu um erro na curva 1 na volta dez e, depois, voltou a escapar da pista brevemente, o que fez se afastar mais de 1s do piloto da Pramac. Imediatamente, Espargaró voltou a apertar o passo e baixar a diferença, mas agora com Rins mais próximo, ainda que com 1s3 de atraso.

Abandono de Pol Espargaró (Vídeo: MotoGP)

Na volta 12, Aleix já tinha passado uma borracha nos erros e vinha mais uma vez colado em Martín. A diferença tinha baixado para a casa de 0s2, com Rins mais de 1s7 atrás do catalão. Pol vinha tentando encostar no piloto da Suzuki, com Mir já distante, também sem sofrer a pressão de Viñales.

Com 11 voltas para o fim da corrida, Pol Espargaró caiu na curva 2 e abandonou a disputa na Argentina. O catalão escapou de lesões maiores.

Sem Pol, Rins ficou completamente isolado na briga pelo terceiro lugar no pódio, já que tinha 1s6 de atraso para Aleix, mas 2s de frente para Mir. Mais trás, Bastianini passou Marini pela oitava depois de muito insistir, mas escapou da pista e escorregou para a 13ª colocação, atrás também de Quartararo, Nakagami, Marco Bezzecchi e Miguel Oliveira.

Com nove voltas para o fim, a disputa pela vitória seguia abertíssima entre Martín e Aleix. O piloto da Pramac seguia impecável na ponta, mas o veterano ia acompanhando, buscando uma brecha para tomar o comando.

A troca de posições aconteceu pela primeira vez na volta 17, quando Aleix aproveitou a velocidade extra na saída da 4, mas perdeu a ponta na curva 5.

Na volta 18 de 25, Aleix passou de novo, mas escapou da trajetória na curva 5 mais uma vez e desta vez chegou até a ir para a área de escape, o que o fez perder pouco mais de 0s4 para o espanhol. O piloto de Granollers se recompôs rápido e voltou ao ataque, pressionando Jorge em busca do primeiro triunfo na MotoGP.

Com cinco voltas para o fim, Aleix fez um bloqueio e conseguiu sustentar a ultrapassagem, de cara abrindo 0s3 de margem para Martín. O jovem espanhol, contudo, não cedeu e colou outra vez, se mantendo próximo para tentar um novo ataque. Enquanto isso, Álex Rins vinha emendando uma volta rápida atrás da outra e já tinha só 0s9 de atraso para o #89.

Com três voltas para o fim, Aleix errou na curva 1 e permitiu a aproximação de Martín, mas conseguiu manter a ponta e se afasta mais uma vez. No giro seguinte, a folga de Aleix subiu para mais de 0s5. O irmão de Pol, então, seguiu firme e forte para cruzar a linha de chegada na frente naquele que foi o 200º da carreira na MotoGP.

MotoGP, GP da Argentina:

1A ESPARGARÓAprilia41min36s19822 voltas
2J MARTÍNPramac Ducati+0.807 
3Á RINSSuzuki+1.330 
4J MIRSuzuki+1.831 
5F BAGNAIADucati+5.840 
6B BINDERKTM+6.192 
7M VIÑALESAprilia+6.540 
8F QUARTARAROYamaha+10.215 
9M BEZZECCHIVR46 Ducati+12.622 
10E BASTIANINIGresini Ducati+12.987 
11L MARINIVR46 Ducati+13.962 
12T NAKAGAMILCR Honda+14.002 
13M OLIVEIRAKTM+14.456 
14J MILLERDucati+14.898 
15A MÁRQUEZLCR Honda+23.472 
16R FERNÁNDEZTech3 KTM+25.862 
17R GARDNER Tech3 KTM+28.711 
18D BINDERRNF Yamaha+28.784 
19S BRADLHonda+31.943 
20A DOVIZIOSORNF Yamaha+1:21.442 
21F DI GIANNANTONIOGresini DucatiAbandonou 
22P ESPARGARÓHondaAbandonou 
23F MORBIDELLIYamahaAbandonou 
24J ZARCOPramac DucatiAbandonou 
MÁRQUEZ VÊ SORTE VIRAR NA INDONÉSIA E COMEÇA 2022 DA MOTOGP NO CONTRAPÉ
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.