Espargaró cobra MotoGP para substituir decisão em Valência e espera “segunda opção”

Aleix Espargaró foi mais um piloto que cobrou uma decisão imediata da MotoGP sobre a decisão do campeonato em Valência. A parte lesta da Espanha, onde fica o circuito Ricardo Tormo, foi afetada por fortes chuvas nos últimos dias e sofre com destruição

Uma tempestade de grandes proporções devastou a parte leste da Espanha nos últimos dias e colocou em dúvida a realizações do GP da Comunidade Valenciana, etapa que fecha a temporada 2024 da MotoGP entre os dias 15 a 17 de novembro. Nesta quinta-feira (31), o espanhol Aleix Espargaró foi questionado sobre o assunto às vésperas do GP da Malásia e foi enfático ao dizer o que pensa da situação.

De acordo com informações da imprensa local, a chuva na região representou o esperado para um ano inteiro em apenas oito horas. Nas proximidades do Circuito Ricardo Tormo, uma barragem se rompeu e causou um enorme buraco na estada, impedindo a passagem pelo local. A MotoGP evitou confirmou a realização da etapa e declarou, em comunicado, que “o foco é ajudar”. A Fórmula E, que faria a pré-temporada no local, mudou os dias de testes para Jarama, cidade próxima a Madri.

“As imagens nas redes sociais não são nada. Falei com alguns amigos que moram em pequenos vilarejos próximos a Valência e eles me disseram que está tudo colapsado e destruído. Eles não possuem casa ou carro. Normalmente, você vê essas imagens longe de quem conhece, mas dessa vez foi perto de casa”, afirmou Espargaró.

“Não sei [se a MotoGP deve correr em Valência]. Espero que a Dorna [organizadora do campeonato] e o governo da Espanha tomem a decisão correta. Não é apenas sobre o local, acho que pode ser recuperado em duas semanas, mas envolve a situação em hospitais e pessoas em casos emergenciais, isso é mais importante do que um espetáculo esportivo”, acrescentou.

Circuito Ricardo Tormo teve o entorno destruído pelas chuvas (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A etapa em Valência seria a 20ª e última programada para a temporada 2024, mais uma vez fechando o certame. A expectativa era de que o circuito espanhol abrigasse mais uma decisão de título entre Jorge Martín e Francesco Bagnaia, como no ano passado, mas agora há uma certa indefinição sobre o futuro do campeonato.

“A situação é bem complicado. Obviamente, agora a coisa menos importante é ir até lá e fazer uma corrida. Se fizermos, precisamos ajudar de alguma maneira. A MotoGP é algo muito grande e não pode esperar a situação em Valência, precisa de uma segunda opção. E acho que acho mais uma corrida é o mais justo para os que brigam pelo título”, finalizou o piloto da Aprilia.

MotoGP volta a acelerar ainda nesta sexta-feira (1), a partir de 4h (de Brasília), com o treino do GP da Malásia, em Sepang, penúltima etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.