Aleix Espargaró condena ação de Fenati, mas critica repercussão: “Está sendo tratado como assassino”

Aleix Espargaró foi mais um piloto a detonar a ação de Romano Fenati de acionar os freios de Stefano Manzi no meio da reta na corrida em Misano. No entanto, o espanhol acha que a repercussão está extremamente exagerada. Valentino Rossi também vê excessos nos julgamentos

Romano Fenati continua sendo assunto recorrente e foi um dos temas mais comentados durante a coletiva dos pilotos da MotoGP em Aragão. Aleix Espargaró foi mais um a condenar categoricamente a atitude do italiano de puxar o freio de Stefano Manzi em Misano, mas fez algumas ponderações: achou a pena para Manzi muito branda e detonou a repercussão do caso, achando inaceitável classificar Fenati como um assassino.
 
O espanhol fez um balanço desde o incidente, criticando a ação de Manzi, ainda mais a de Fenati, mas também o modo como Romano foi tratado nos dias seguintes ao ocorrido.
 
"Acho que tudo nisso é inacreditável. Não entendo essa punição ao Manzi. É uma piada. Ele deveria perder duas corridas, acertou o Fenati duas vezes antes de tudo. O que o Fenati fez foi inacreditável, não sei como o cérebro de um piloto pensa numa coisa dessas e não é a primeira dele. Mas estão tratando ele como se fosse um assassino, isso é loucura. É só um garoto andando de moto", disse.
Romano Fenati foi, de certa forma, defendido por Aleix Espargaró (Foto: Reprodução)

Aleix seguiu comentando que está se sentindo mal por causa de Fenati. O espanhol não acha que seja justo que Romano tenha de encerrar a carreira.

 
"Fenati cometeu um erro grande e vai precisar pagar por isso, mas quando eu li que ele está mal, que não vai mais correr e que voltou para a cidade dele para trabalhar, fiquei devastado. É um garoto, poxa, é um esporte. Cometeu um grande erro, foi punido – talvez merecesse punição maior -, mas eu li muita coisa estúpida falando dele", seguiu.
 
Espargaró ainda voltou ao passado para lembrar de um incidente parecido entre Fonsi Nieto e Toni Elias, mas reconheceu que os tempos são outros e que a atitude de Fenati foi inaceitável e passível de forte punição. 
 
"Fonsi Nieto fez isso no passado no Elias e eles estavam brincando logo depois da corrida. Os tempos mudaram e a punição precisa ser bem maior que no passado porque aprendemos, mas, vamos lá, um pouco de senso. Isso é loucura", completou.
 
Valentino Rossi também se posicionou e teve comportamento parecido com o de Aleix, condenando Fenati, mas detonando a repercussão em volta do caso.
 
"O que fez o Fenati foi grave e perigoso. Só que o que aconteceu depois, na segunda-feira, não entendo. Estão pegando muito pesado com Romano. Todo mundo exagerando. Tivemos de escutar opinião de gente que sequer assistiu a uma corrida de motos na vida", analisou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.