Aleix Espargaró é punido com 3s por pneu abaixo da pressão mínima na Tailândia

Aleix Espargaró voltou a infringir a nova regra de pressão dos pneus na MotoGP e perdeu posições na prova da Tailândia. Vencedor da corrida, Jorge Martín foi apenas advertido pelos comissários

O GP da Tailândia marcou a primeira vez que um piloto da MotoGP foi punido por descumprir a regra de pressão mínima dos pneus iniciada ao longo da atual temporada. Por ser reincidente, Aleix Espargaró foi penalizado com a perda de 3 segundos e caiu do quinto para o oitavo lugar na prova deste domingo (29).

A decisão dos comissários foi definida logo após a corrida. Por ser a segunda vez que Espargaró infringiu o regulamento, acabou punido com a perda de tempo, pois a primeira advertência do piloto da Aprilia tinha acontecido na Indonésia. Assim, Fabio Quartararo subiu para quinto, Marc Márquez foi para o sexto lugar e Luca Marini em sétimo.

Relacionadas


“No dia 29 de outubro de 2023, durante o GP da Tailândia de MotoGP, foi identificado que Aleix Espargaró correu com pressão dos pneus menor do que o parâmetro indicado pela fornecedora oficial. Isso contraria o Artigo 2.4.4.9 do regulamento do Campeonato Mundial de MotoGP da FIM”, diz o comunicado.

“Pelos motivos acima, o painel de comissários da FIM impôs uma punição de 3 segundos a ser adicionado ao tempo final do GP da Tailândia, de acordo com o Artigo 3.2.1. Por ser a segunda advertência da temporada, a punição apropriada a este caso é o acréscimo de três segundos”, seguiu.

Aleix Espargaró já tinha recebido advertência na Indonésia (Foto: Divulgação/ MotoGP)

Outros pilotos também descumpriram as normas de pneus na Tailândia. Jorge Martín, Pol Espargaró e Marc Márquez foram apenas advertidos após a corrida, pois violaram a regra pela primeira vez no campeonato de 2023.

MotoGP volta a acelerar ainda no final de semana do dia 12 de novembro, com o GP da Malásia, no circuito de Sepang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.