Álex Márquez nega frustração, mas assume dificuldade com nova moto: “Tento sobreviver”
Álex Márquez reconheceu que ainda não está confortável na GP26 e disse que está “bastante longe” de conseguir extrair o potencial máximo do pacote que recebeu da Ducati neste ano
Álex Márquez assumiu que está tendo dificuldades com a moto da Ducati na temporada 2026 da MotoGP. O piloto da Gresini destacou que a GP26 tem características que afetam o estilo natural de pilotagem dele e explicou que está apenas tentando sobreviver neste início de campeonato.
Vice-campeão de 2025, o caçula dos Márquez recebeu da casa de Borgo Panigale um prêmio técnico pela performance e, assim, tem nas mãos a mesma GP26 de Marc Márquez, Francesco Bagnaia e Fabio Di Giannantonio. Até aqui, porém, essa atualização não deu os frutos necessários.
+ GP EXPERIENCE: o novo produto do GRANDE PRÊMIO conecta você aos maiores eventos de esporte a motor do mundo. Vá para Indianápolis com a gente: saiba aqui todos os detalhes.
A Ducati como um todo encara uma temporada mais difícil, já que a Aprilia foi o grande destaque das três primeiras corridas do ano. Álex, por sua vez, soma apenas 28 pontos e ocupa o oitavo lugar no Mundial de Pilotos, já com 53 de atraso para o líder Marco Bezzecchi.
“Me falta talvez uns 20%. Sigo estando bastante longe”, disse Álex. “Ainda não me sinto de todo confortável com a moto. É certo que as características desta Ducati afetam bastante o meu estilo natural de pilotagem. Só tento sobreviver, porque as sensações ainda não são de todo boas. Então tento somar alguns pontos, não perder a cabeça e nem fazer algo estranho”, seguiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV
Apesar do início de temporada abaixo da performance exibida no ano passado, Álex evita perder o otimismo e garante que segue trabalhando em busca de soluções.
“Não estou frustrado. Tenho mais vontade de seguir trabalhando e se seguir dando meus comentários. Estou mais motivado do que nunca para dar o passo seguinte”, garantiu. “Sentia que estávamos perto, mas nos faltava algo. Acho que o cancelamento [adiamento] do Catar vai cair bem para nós. Pelo menos para termos um pouco mais de tempo para entender as coisas. Ou para tentarmos analisar os aspectos e dar um passo mais em Jerez”, avaliou.
“Estamos nos aproximando passo a passo. Estamos trabalhando e tem algumas coisas que parecem positivas. Então só tenho de esperar, pois estou certo de que vamos conseguir”, encerrou.
A MotoGP volta a acelerar entre os dias 24 e 26 de abril, para o GP da Espanha, direto de Jerez, para a 4ª etapa da temporada 2026. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das demais classes do Mundial de Motovelocidade.
MotoGP hoje: saiba aqui as notícias mais importantes da MotoGP
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na MotoGP.
▶️ Moreira começa com pé direito na LCR e cumpre bem papel de novato na MotoGP
▶️ Sachsenring investe R$ 1,3 mi em melhorias para ampliar segurança para MotoGP
▶️ Moreira lembra impacto de 1ª vez na MotoGP e assume: “Precisamos ser loucos”
▶️ Goiânia fecha autódromo para “reparos pontuais” em asfalto danificado na MotoGP
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!