Após acidente de Salom, MotoGP faz alterações no traçado do circuito da Catalunha e copia chicane da F1

O circuito de Barcelona apresentou nesta quarta-feira (14) o novo layout que será adotado pelo Mundial de Motovelocidade a partir de 2017. Como efeito da morte de Luis Salom, o certame deixará de usar a La Caixa, a curva dez do circuito, e passará a utilizar uma chicane similar a que é utilizada pela F1

 

O circuito da Catalunha apresentou nesta quarta-feira (14) o layout que será utilizado pelo Mundial de Motovelocidade a partir de 2017. O traçado foi modificado em consequência da morte de Luis Salom em decorrência de um forte acidente nos treinos livres para o GP da Catalunha de Moto2.

 
Palco do acidente de Salom, a curva 12 não será mais utilizada em seu layout original, mas tampouco será adotado o traçado da F1, já que a configuração usada pelos carros não oferece área de escape suficiente para as motos. Assim, será construída uma nova chicane, um pouco antes da usada pelo Mundial comandado por Bernie Ecclestone, dando uma margem ligeiramente maior para erros.
Circuito da Catalunha vai ter novo layout para MotoGP (Imagem: Reprodução)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Mas não é só isso. A La Caixa, uma das curvas mais famosas do calendário do Mundial, também será abandonada, com os pilotos passando a utilizar a chicane da F1. Com as mudanças, a pista de Montmeló perde 75 metros para a MotoGP e suas irmãs, caindo dos atuais 4.727 metros para 4.652. A F1 usa um traçado de 4.655.
 
As obras para modificar o traçado serão feitas no próximo mês, quando não há nenhuma atividade agendada na pista catalã e a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o fim de janeiro.
 
Pouco após o acidente de Salom, a Comissão de Segurança da MotoGP tinha se reunido e manifestado a preferência pelo traçado original do Mundial de Motovelocidade. Mesmo assim, todos reconheciam a dificuldade de seguir com esta opção, já que a necessidade de ampliar a área de escape exigiria uma grande obra no circuito.
MotoGP vai usar chicane parecida com a da F1 (Imagem: Reprodução)
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.