Após meses de discussão, MotoGP confirma introdução de centralina padrão na temporada de 2014

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) confirmou neste sábado (10) que a MotoGP vai adotar centralina padrão a partir da temporada de 2014

 

Depois de meses de discussão, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou neste sábado (10) que a MotoGP vai adotar uma centralina padrão a partir da temporada de 2014. O objetivo da Dorna, promotora do Mundial, com a mudança é reduzir os custos, aumentar a competitividade e atrair novas equipes para o grid.
 
A adoção da centralina padrão faz parte de um conjunto de novas regras que serão introduzidas no Mundial a partir de 2014. Os termos do novo regulamento são resultado de meses de discussão entre os promotores e a MSMA (Associação das equipes).
 
Além da ECU padrão, a categoria também vai implantar um data-logger único. O novo regulamento permite, entretanto, que os times da MSMA utilizem seus próprios softwares, mas, neste caso, terão um limite de 20 litros de combustível. As equipes que utilizarem ECU, data-logger e software fornecido pela organização terão capacidade de até 24 litros.
Desenvolvimento do motor também não será permitido ao longo da temporada (Foto: Bridgestone)
O número de motores por temporada também sofreu alteração. Os protótipos da MSMA – Honda, Yamaha e Ducati – terão um limite de cinco propulsores por ano. Em caso da entrada de novas fábricas, no ano de estreia será permitido o uso limite de nove motores. Para os demais times, serão autorizados até 12.
 
A redução no número de motores e na capacidade de combustível foi feita a pedido das equipes, para que elas tivessem algum desafio técnico. 
 
Também foi anunciado o congelamento do desenvolvimento dos motores durante a temporada. Outra novidade é que as medidas de diâmetro e pistão não mudam entre 2013 e 2015. 
 
Todas as mudanças, entretanto, estão condicionadas a conclusão de negociações entre a FIM, a Dorna e MSMA, para as fabricam forneçam motos ou motores para outros times a partir da temporada de 2014. 
 
A Honda já trabalha em uma versão de produção para a RC213V e a Yamaha planeja fornecer motores para outros times. Caso isso não aconteça, as regras devem sofrer uma nova mudança.
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