Após teste em Valência, Rossi vê novo pacote eletrônico da MotoGP como passo atrás: “É como em 2008 ou 2009”

Após testar o novo pacote eletrônico da MotoGP no primeiro dia de testes em Valência, Valentino Rossi avaliou que a nova eletrônica da classe rainha é um passo atrás para o Mundial. Italiano declarou, entretanto, que a nova configuração pode ser positiva para as corridas

A MotoGP vai passar por uma mudança técnica na temporada 2016. Na tentativa de conter os custos, o Mundial vai introduzir uma eletrônica padrão em todas as motos, mas o primeiro teste com o novo pacote não foi assim tão animador.
 
Após o primeiro dia de testes da pré-temporada, Valentino Rossi avaliou que o novo pacote eletrônico faz a MotoGP voltar no tempo e é uma mudança muito maior do que os pneus Michelin, que chegam para substituir a borracha da Bridgestone.
Valentino Rossi elogiou a Michelin, mas disse que o pneu dianteiro ainda vai exigir mais trabalho (Foto: Yamaha)
“É uma grande mudança”, avaliou Rossi. “Vai ser interessante com certeza, especialmente os pneus serão ótimos, uma grande diferença para o próximo ano. Muita mudança, mas especialmente a mudança no acerto e na distribuição de peso da moto”, seguiu.
 
 “Nós testamos a nova eletrônica e espero que também isso seja um grande passo, porque é como voltar um pouco para o passado. Mas isso também pode ser interessante e foi só o primeiro dia, então temos muito trabalho para fazer”, ponderou. “Testei a nova eletrônica para o próximo ano e será um grande problema. Quer dizer, é como se déssemos um salto ao passado. É como em 2008 ou 2009”, comparou.
 
Na visão de Valentino, a nova eletrônica deixa a moto mais difícil de guiar, mas o italiano acredita que isso pode ser positivo para as corridas.
 
“Quanto maior o nível da moto, melhor para mim, então este é, claramente, um passo para trás. No início, você fica um pouco bravo com a moto, porque você diz: ‘Pô, não funciona!’”, contou. “Mas, por outro lado, pode ser bom para a corrida, porque vai ser muito mais difícil fazer sempre a mesma volta, porque a moto é mais difícil de guiar”, opinou.
Valentino Rossi avaliou que a nova eletrônica é um passo atrás para a MotoGP (Foto: Yamaha)
Um dos poucos pilotos que não se acidentou no primeiro dia de testes em Valência, Rossi elogiou os pneus da Michelin, mas ressaltou que a borracha dianteira segue sendo um problema.
 
 “O traseiro é muito similar [aos Bridgestone], mas os Michelin são muito, muito bons”, elogiou. “O dianteiro é uma grande diferença, então nós precisamos entender quanto peso, quanta carga precisamos para este pneu funcionar ao máximo. Isso é uma coisa que nós quase entendemos com a Bridgestone e agora nós temos de recomeçar do zero”, continuou.
 
Durante o primeiro dia de trabalhos no circuito Ricardo Tormo, Rossi testou a moto de 2015 e também a do próximo ano, mas disse que ainda não sabe apontar as vantagens do novo protótipo.
 
“Nós temos a moto de 2015, nós temos a moto de 2016, nós tentamos fazer uma comparação, mas nós precisamos de tempo”, afirmou. “O chassi, alguns tamanhos e a distribuição de peso é diferente nas motos, mas a eletrônica será uma grande diferença”, frisou. 
 
“Eu só testei duas ou três vezes [a moto de 2016]. Para mim, pode ser um pouco melhor na freada, mas, sinceramente, hoje foi muito similar”, concluiu.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.