Aprilia encerra mistério e revela nova asa dianteira nos testes em Portimão

Aprilia estava escondendo o conceito da nova asa dianteira desde os testes em Sepang. Mas com a temporada da MotoGP 2023 prestes a começar, time italiano não viu mais motivos para continuar escondendo seu trunfo

Depois de a Yamaha confirmar que pretendia testar aparatos aerodinâmicos inspirados na Fórmula 1 durante os testes de pré-temporada da MotoGP em Portimão, a Aprilia apareceu no paddock com uma espécie de spoiler na parte dianteira, uma invenção que até então nunca tinha sido vista na categoria. Além disso, existe um segundo componente, uma espécie de ‘bigode’ que estava posicionado no braço oscilante das motos de Aleix Espargaró e Maverick Viñales.

O responsável pelas invenções foi Marco de Luca, chefe do departamento de dinâmica de veículos da Aprilia. De acordo com o engenheiro, a ideia trabalhar no comportamento da moto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“O trabalho aerodinâmico em nossa moto não é diretamente inspirado nos carros, a aerodinâmica é um conceito global e estamos trabalhando em soluções originais para alcançar o que os pilotos nos pedem”, seguiu de Luca. Seja uma melhor estabilidade de frenagem, uma entrada melhor na curva, que a moto não ande em altas velocidades, etc”, confessou.

Embora o ‘bigode’ da Aprilia só tenha aparecido nesta semana, ele já estava pronto para ser utilizado desde os testes realizados em fevereiro. No entanto, foi tomada a decisão de esconder o jogo para evitar que os times rivais copiassem a invenção. A Yamaha, por exemplo, chegou a se inspirar na asa traseira desenvolvida pelos italianos.

“Levamos para Sepang e tudo estava pronto para colocá-lo na moto. Mas no final decidimos não divulgar para não copiarem”, confessou Marco. “Sabemos que a Yamaha fez uma asa como a nossa, que nos permite saber o que procuram. A asa Ducati, tipo ‘crist’, é para melhorar a estabilidade na hora de parar a moto. A asa horizontal é para buscar uma melhor curva, que é o que a Yamaha busca”, finalizou.

A temporada da MotoGP tem início no próximo dia 26 em Portugal, no Autódromo Internacional do Algarve.

MAIS TRABALHO = MAIS DINHEIRO? NÃO NA MOTOGP DAS CORRIDAS SPRINT | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.