Aprilia perde direito a concessões na MotoGP com pódio de Aleix Espargaró em Jerez

2.590 dias de voltar à classe rainha do Mundial de Motovelocidade, a casa de Noale perdeu direito às benesses regulamentares que a permitiram ser uma protagonista na MotoGP. Fim deste direito é reflexo dos quatro pódios conquistados por Aleix Espargaró desde o ano passado

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Demorou 2.590 dias entre a estreia desta nova fase no Mundial no GP do Catar de 2015 e a corrida deste fim de semana, mas a Aprilia perdeu neste domingo (1) o direito a usufruir das concessões previstas no regulamento da FIM (Federação Internacional de Motociclismo). Com o terceiro lugar de Aleix Espargaró no GP da Espanha, a casa de Noale chegou a seis pontos de concessão e, assim, não poderá mais contar ― imediatamente ou não ― com as benesses que lhe permitiram dar competitividade à RS-GP.

O código da federação internacional determina que construtores que entram na categoria pela primeira vez a partir de 2013, ou que não vencem em pista seca desde então, têm uma série de benefícios, como o uso de nove motores descongelados por pilotos ― contra sete congelados dos demais ―, testes ilimitados com os titulares ― com uma limitação referente apenas à quantidade de pneus disponível ― e um máximo de seis wild-cards por ano.

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O recebimento ou a remoção destas concessões, porém, estão atrelados aos resultados, com pista seca ou molhada, levando em conta todos os pilotos que usam equipamento de cada construtor. Os pontos, que têm validade de dois anos, são distribuídos com base em pódios, sendo que a vitória vale três pontos; o segundo lugar, dois; e o terceiro, três.

No caso da Aprilia, Aleix Espargaró somou o primeiro ponto de concessão ainda no ano passado, com um terceiro lugar no GP da Grã-Bretanha. Depois, no GP da Argentina, vieram outros três, com uma vitória. Nos GPs de Portugal e da Espanha, o catalão acrescentou os dois tentos que faltavam.

Agora, a Aprilia perde imediatamente o direito a dias de testes ilimitados e passa a esta sujeita às mesmas restrições dos demais construtores. Além disso, a partir de 2023, os italianos também não poderão usar o piloto de testes para avaliações em qualquer circuito do calendário e terão de escolher apenas três pistas, como já fazem Ducati, Yamaha, Suzuki, KTM e Honda.

Também a partir de 2023, a Aprilia passa a ter um limite de sete motores congelados por ano e não pode mais fazer seis wild-cards, apenas três.

Gerente de corrida da Aprilia, Paolo Bonora celebrou o resultado e exaltou a atuação de Aleix em Jerez.

“É um resultado absolutamente maravilhoso”, disse Bonora. “Ele fez uma corrida muito boa, tentou controlar o ritmo. Com certeza, viu o ritmo dele, então tentou tirar o máximo na última parte da corrida e fez isso foi muito bom. Fantástico”, encerrou.

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