Canet herda ponta em queda de López, resiste e vence primeira na Moto2 em Portugal

Arón Canet foi paciente, mas o dia finalmente chegou. Após 70 tentativas, o espanhol finalmente venceu na Moto2 e levou o GP de Portugal após a dupla da Speed Up enfrentar azares durante a prova

De maneira surpreendente, a Moto2 mais uma vez entregou uma corrida de alto nível, cheia de reviravoltas e ultrapassagens. Escapando de todo o caos, Arón Canet disparou na liderança da prova em Portimão e venceu o GP de Portugal deste domingo (24), conquistando o primeiro triunfo na classe intermediária do Mundial de Motovelocidade depois de 70 tentativas.

Joe Roberts e Manuel González travaram intenso duelo durante toda a corrida. No fim, o norte-americano levou a melhor e ficou com a segunda colocação no circuito português enquanto o espanhol terminou em terceiro, fechando o pódio.

O maior drama da corrida ficou por conta de Fermín Aldeguer. Depois de sair em segundo e assumir a ponta no giro inicial, o espanhol da Speed Up foi punido com duas voltas longas por queima de largada e despencou na tabela. Em boa prova de recuperação, fez diversas ultrapassagens e terminou no quarto lugar.

Ai Ogura foi o quinto colocado, com Sergio García, Celestino Vietti, Albert Arenas, Marcos Ramírez e Somkiat Chantra completando o top-10 em Portimão. Vencedor na abertura, Alonso López caiu enquanto liderava a prova e acabou apenas em 25º.

Arón Canet segurou rivais e venceu o GP de Portugal (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O brasileiro Diogo Moreira largou no meio do pelotão e foi discreto durante as 21 voltas da corrida, terminando na 18ª posição, apenas 0s225 do companheiro Dennis Foggia.

Com o resultado de Portimão, Canet toma a liderança do Mundial de Pilotos com 31 pontos, dois a mais do que Roberts, o segundo colocado. Gonzáles surge em terceiro, diante de García e López.

MotoGP volta à pista de Portimão neste domingo, às 11h (de Brasília), para o GP de Portugal, segunda etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Saiba como foi o GP de Portugal de Moto2:

A segunda etapa da temporada 2024 da Moto2 foi realizada em um domingo nublado. Quando os pilotos partiram para os boxes, a temperatura era de 22°C, com o asfalto chegando a 25°C. A umidade relativa do ar era de 53%, com o vento soprando a 2 km/h.

A escolha de pneus foi bastante variada em Portimão, também na primeira fila. Manuel González e Fermín Aldeguer, por exemplo, apostaram em um par de macios, mas Arón Canet colocou um médio na frente e um macio atrás.

No apagar das luzes no traçado do Algarve, González saiu muito bem, mas Aldeguer tomou a ponta no mergulho da curva 1, com Alonso López se colocando em segundo, diante de Ai Ogura. Manu desceu para quarto, com Canet aparecendo em sétimo.

A agitada largada da Moto2 em Portimão (Vídeo: MotoGP)

Ao fim da primeira volta, Aldeguer conseguiu se afastar um pouco do companheiro de Speed Up, abrindo pouco mais de 3s. Depois de ganhar quatro posições logo de saída, Ogura vinha bem perto, já com um pouco de respiro em relação a González.

Ao término da passagem seguinte, López passou Aldeguer na curva 13 após uma escapadela do #54 e tomou a liderança da disputa. O pelotão, contudo, seguia bem unido, com Ogura, González e Arenas logo atrás.

Aproveitando o ritmo forte que rendeu a melhor volta da corrida, Arenas passou o companheiro de Gresini, mas levou o troco pouco depois.

Os companheiros López e Aldeguer se enfrentaram na pista (Vídeo: MotoGP)

Na terceira volta, a direção de prova anunciou uma punição a Aldeguer, que teria de cumprir uma dupla volta longa por queimar a largada.

Fermín voltou à liderança após passar López, mas o troco veio pouco depois. No painel da Boscoscuro, Aldeguer já tinha sido comunicado da punição.

Tão logo cumpriu a primeira parte da sentença, Aldeguer caiu para 11º, mais de 3s de atraso em relação ao líder.

Fermín Aldeguer queimou a largada e foi punido pela direção de prova (Vídeo: Reprodução/DAZN)

Sem o companheiro de equipe, López ganhou cerca de 0s3 de vantagem para Ogura na liderança e tratou de aumentar a margem enquanto o japonês era pressionado por Canet, que não tardou em passar. González era o quarto, seguido por Roberts. Atrás, Diogo Moreira vinha em 18º.

Mesmo com um rival diferente conduzindo a perseguição, López conseguiu se afastar ainda mais, chegando a 0s6 de vantagem. Ogura, porém, não soltou de Canet, que tinha de se ocupar em defender a segunda posição. Atrás, González também pressionava o japonês pelo terceiro lugar.

Antes de cumprir a segunda volta de punição, Aldeguer ainda subiu para décimo. Na ponta, González passou Ogura para ser o terceiro colocado.

Ainda na sétima volta, Aldeguer pagou o restante da punição e desceu para 13º. O espanhol logo ganhou um posto, mas 5s1 atrás do líder.

Com 13 voltas ainda para o fim, Joe Roberts também conseguiu deixar Ogura para trás e assumiu a quarta posição. Pouco depois, foi Arenas quem superou o piloto da MSi.

Enquanto isso, Canet ia tentado chegar em López. A diferença entre os dois até caiu, mas o titular da Speed Up logo ampliou para a casa de 0s6.

Na metade da corrida, Aldeguer já ocupava a décima colocação, depois de superar Somkiat Chantra.

Alonso López caiu enquanto liderava com folga (Vídeo: MotoGP)

No mesmo ponto da corrida, o cenário mudou ainda mais: López caiu na curva 13 e entregou a liderança nas mãos de Canet. O espanhol até se levantou rápido, mas o resultado já estava absolutamente comprometido.

Presenteado, Canet ganhou, também, 0s9 de frente para defender a ponta, com Roberts aparecendo em segundo e, de cara, abocanhando uma boa parte da vantagem.

Ainda com nove voltas pela frente, Roberts tinha cortado a diferença de Canet para 0s6. Mais atrás, Aldeguer avançou para sétimo, 0s6 atrás de Tony Arbolino, que vinha logo à frente.

Sem muita paciência, Aldeguer logo engoliu Arbolino, avançando para sexto. Arenas era o próximo alvo e a diferença era mínima.

Na ponta, a vantagem de Canet tinha descido para a casa de 0s5, mas o espanhol da Fantic ainda permanecia sólido na ponta. Atrás, Aldeguer já era o quinto, com 0s8 de atraso para Ogura, o quarto.

Na 15ª das 21 voltas da corrida, Canet voltou a abrir, se distanciando 0s6 de Roberts, que começava a ser assombrado por González. Ogura seguia em quinto, mas com Aldeguer um pouco menos distante.

Roberts não conseguiu segurar González, que tomou a segunda colocação com cerca de 0s7 de atraso para Canet. Ogura era o quarto, já ouvindo o motor de Aldeguer mais de perto.

Restando apenas cinco voltas para o fim, Canet sustentava 0s6 de margem na liderança, mas ia tentando se afastar. Lá atrás, Ayumu Sasaki caiu e abandonou na curva 13.

Arón, então, aproveitou que a corrida tinha entrado na reta final e apertou o passo para abrir mais de 1s, mas a margem caiu para 0s7 quase de imediato. Atrás, González era pressionado por Roberts e tinha de se defender ao invés de pensar em atacar.

Com apenas três voltas para o fim, Canet tinha ampliado a margem para 1s4, com Roberts muitíssimo pressionado por González. Ogura também lutava para se defender de Aldeguer.

Arón Canet comemorou antes mesmo da bandeirada (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Atrás, Moreira tinha passado Zonta van den Goorbergh e era o 18º, 0s1 atrás de Dennis Foggia, o companheiro de Italtrans.

Antes de fechar a penúltima volta, Ogura deu o bote e passou González, mas o troco veio quase que de imediato. Na ponta, Canet tinha mais de 19s de margem.

No giro final, Aldeguer passou Ogura e começou a pressionar Manu pelo pódio, mas corria risco de punição por ter escapado da pista.

Moto2 2024, GP de Portugal, Portimão, Corrida:

1A CANETFantic Kalex21 voltas
2J ROBERTSAmerican Racing Kalex+2.059
3M GONZÁLEZGresini Kalex+2.610
4F ALDEGUERSpeedUp Boscoscuro+3.212
5A OGURAMSI Kalex+3.728
6S GARCÍAMSI Kalex+6.716
7C VIETTIRed Bull KTM Ajo Kalex+7.288
8A ARENASGresini Kalex+7.663
9M RAMÍREZAmerican Racing Kalex+7.758
10S CHANTRAHonda Team Asia Kalex+8.728
11J ALCOBAYamaha VR46 Kalex+8.913
12T ARBOLINOMarc VDS Kalex+10.072
13B BALTUSRW-Idrofoglia Kalex+10.707
14S AGIUSHusqvarna Intact GP+16.379
15D BINDERHusqvarna Intact GP+17.945
16B BENDSNEYDERPertamina GAS UP Kalex+18.071
17D FOGGIAItaltrans Kalex+21.666
18D MOREIRAItaltrans Kalex+21.891
19Z VD GOORBERGHRW-Idrofoglia Kalex+23.387
20D ÖNCÜRed Bull KTM Ajo Kalex+26.523
21J MASIÀPertamina GAS UP Kalex+33.994
22I GUEVARACFMOTO Aspar Kalex+41.234
23M AJIHonda Team Asia Kalex+41.336
24A ESCRIGForward Factory Team+55.477
25A LÓPEZSpeedUp BoscoscuroNC
26A SASAKIYamaha VR46 KalexNC
27X CARDELUSFantic KalexNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.