Avintia diz que telemetria mostra que Zarco “não teve intenção de prejudicar” Morbidelli

A equipe espanhola saiu em defesa do piloto e assegurou que a telemetria da Ducati mostra que o francês freou mais tarde no momento do acidente

A Avintia usou dados da telemetria da Ducati para atestar a inocência de Johann Zarco no forte acidente que marcou o GP da Áustria de domingo (16). Sem revelar as informações coletadas da GP19, a equipe espanhola assegurou que o francês freou mais tarde na curva 3 e garantiu que essa é a evidência de que ele não quis cortar o traçado de Franco Morbidelli.

Ainda na nona volta, Zarco derrubou o ítalo-brasileiro na curva 3, a Yamaha da SRT voltou para pista e atravessou entre Maverick Viñales e Valentino Rossi. Enquanto o italiano tentava entender o que aconteceu, a Ducati também passou muito, muito perto de atingi-lo.

Após a corrida, Rossi acusou Zarco de agir propositalmente, enquanto Morbidelli falou em um comportamento “meio assassino”. Johann, por sua vez, garantiu que não tinha a intenção de evitar a ultrapassagem do rival e contou que conversou em particular com Valentino para esclarecer as coisas.

Veja as imagens do grave acidente do GP da Áustria da MotoGP: clique na imagem abaixo.

O assustador acidente que a dupla da Yamaha escapou (Foto: Reprodução)

A Avintia, por sua vez, classificou o acidente como “lance de corrida” e afirmou que Zarco ficou “muito abalado”.

“Depois dos comentários e declarações que foram aparecendo, Johann Zarco está muito abalado, já que em nenhum momento teve a intenção de fazer uma manobra que colocasse em perigo nenhum outro competidor”, disse a Avintia. “Além disso, o piloto francês da Esponsorama Racing quis se desculpar e esclarecer as coisas com cada um dos pilotos envolvidos neste lance de corrida”, seguiu.

“Apesar disso, depois da disputa do GP da Áustria, a telemetria mostrou que, no momento do acidente, Zarco freou mais tarde na curva 3 do que no resto das voltas da corrida, portanto, a partir desta análise, conclui-se que em nenhum momento sua intenção foi prejudicar a freada de Morbidelli e fechar o traçado dele”, concluiu.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.