Bastianini vence primeira na Moto2 em GP da Andaluzia com pódio 100% italiano

O piloto da Italtrans conseguiu abrir vantagem e venceu o GP em Jerez de la Frontera com 2s153 de vantagem para Luca Marini. Marco Bezzecchi completa o top-3

A Itália teve um domingo (26) dourado na Moto2. Enea Bastianini foi impecável no GP da Andaluzia e venceu com 2s153 de vantagem para Luca Marini. Marco Bezzecchi aparece para fechar um pódio 100% italiano, o primeiro na classe intermediária em 22 anos.

Partindo da pole, Bezzecchi saiu bem, mas logo perdeu a liderança para Bastianini, com Marini aparecendo para ocupar o segundo lugar. O piloto da VR46 ainda tentou pressionar, mas o #33 escapou na ponta de não deu mais chances.

Enea Bastianini venceu pela primeira vez na Moto2 (Foto: Reprodução)

Ainda se recuperando de uma fratura no tornozelo direito, Bezzecchi conseguiu abrir uma margem confortável para assegurar o terceiro posto, à frente de Sam Lowes. Arón Canet aparece em quinto, seguido por Jorge Martín, Tom Lüthi, Xavi Vierge e Stefano Manzi. Marcel Schrötter completa o top-10.

Na volta de desaceleração, porém, os pilotos da VR46 protagonizaram uma cena cômica. Luca foi cumprimentar Marco, mas os dois se tocaram e acabaram caindo. O #10 precisou ajudar o companheiro de equipe para colocar a Kalex em funcionamento.

Com o resultado, Nagashima chegou aos 50 pontos e manteve a liderança, agora com dois pontos de vantagem para Bastianini. Marini é o terceiro, com Canet e Baldassarri fechando o top-5.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Andaluzia, terceira etapa do Mundial de Motovelocidade 2020.

Saiba como foi o GP da Andaluzia da Moto2

Marco Bezzecchi foi quem saiu da pole-position. Foi sua primeira colocação de honra do grid desde que subiu à Moto2 no ano passado. Se tornou o 11º piloto a ficar com a pole tanto na classe intermediária quanto na Moto3.

Sam Lowes ficou com a segunda posição do grid de largada, com Enea Bastianini completando a primeira fila de saída. Tetsuta Nagashima, líder da classificação, sofreu um acidente no terceiro treino e ficou apenas com o 15º posto.

Luzes apagadas e largada autorizada em Jerez de la Frontera. Bezzecchi ficou na ponta, com Enea Bastianini vindo em segundo e Luca Marini aparecendo em terceiro, fazendo uma trinca italiana nas primeiras posições.

Mas Marco não conseguiu manter o bom ritmo ao longo da primeira volta. Primeiro, foi ultrapassado por Bastianini, depois foi a vez de Marini passar o #72 da VR46, o jogando para o terceiro posto.

No primeiro momento, Joe Roberts e Hector Garzó foram os pilotos que mais conseguiram posições no pelotão. Em 19º e 20º, respectivamente, cada um tinha escalado sete colocações.

Ao final da primeira volta, a ordem na pista era Bastianini, Marini, Bezzecchi, Sam Lowes, Jorge Martín, Jorge Navarro, Arón Canet, Thom Lüthi, Marcel Schrötter e Xavi Vierge completavam o top-10.

Na curva 6, Jake Dixon protagonizou a primeira queda e abandono da disputa. O piloto caiu sozinho quando estava na parte de trás do pelotão, mas saiu ileso do incidente. Daniel e Garzó também caíram pouco depois.

Marini, que estava 0s309 do líder, estava tirando a diferença aos poucos de Bastianini. O italiano da VR46 virava mais rápido nos setores, se aproximando do primeiro colocado. Bezzecchi estava 1s740 longe da dupla.

Outro piloto que engrossou a lista de abandonos foi Jorge Navarro. O espanhol caiu sozinho na curva 9, sendo arrastado na caixa de brita. Felizmente, saiu andando sem maiores problemas da cena. Foi o segundo abandono em duas provas.

Restavam dez voltas para a bandeira quadriculada e Marini seguia sua caçada em cima de Bastianini. O #10 da VR46 estava 0s495 atrás do adversário conterrâneo, mas também poupando pneus para um último ataque.

Enea vinha em primeiro, com Luca em segundo e Bezecchi completando o pódio. Lowes, Canet, Martín, Lüthi, Vierge, Schrtötter e Bulega completavam o top-10. Nagashima começava a recuperação e aparecia em 11º.

Na reta final da corrida, Bastianini abriu 1s677 para Marini, que virava 0s3 mais lento que o italiano a cada volta. Bezzecchi completava o pódio estando 1s700 atrás da dupla ponteira.

Com três voltas para o fim, Lorenzo Baldassarri foi outro que levou uma queda em Jerez. O italiano foi ao chão na curva 9, mas saiu ileso do incidente.

Bandeira quadriculada Bastianini conseguiu sua primeira vitória na Moto2 em atuação dominante e de ponta a ponta. Marini cruzou a linha de chegada na segunda colocação, com Bezzecchi completando o pódio do dia.

Uma cena bastante curiosa foi vista ao final da prova. Quando foram comemorar o pódio duplo da VR46, os companheiros desaceleraram, se tocaram e foram ao chão. Nenhum dos dois sofreu algo mais grave além do pequeno momento embaraçoso.

Nagashima entrou nos metros finais na décima colocação. Entretanto, foi ultrapassado e terminou a corrida na 11ª posição, recuperando quatro ao longo da disputa.

Moto2 2020, GP da Andaluzia, Jerez, Final:

1E BASTIANINIItaltrans Kalex39:23.92223 voltas
2L MARINIVR46 Kalex+2.153 
3M BEZZECCHIVR46 Kalex+3.243 
4S LOWESGresini Kalex+3.817 
5A CANETAspar Speed Up+9.155 
6J MARTÍNRed Bull KTM Ajo+11.988 
7T LÜTHIIntact Kalex+13.857 
8X VIERGESIC Kalex+19.590 
9S MANZIForward MV Agusta+20.199 
10M SCHROTTERIntact Kalex+20.262 
11T NAGASHIMARed Bull KTM Ajo Kalex+20.447 
12N BULEGAGresini Kalex+21.464 
13A FERNÁNDEZMarc VDS Kalex+24.804 
14R GARDNERSAG Kalex+26.370 
15M RAMÍREZAmerican Kalex+27.018 
16E PONSGresini Kalex+27.126 
17J ROBERTSAmerican Kalex+30.228 
18F DI GIANNANTONIOSpeed UP+30.895 
19B BENDSNEYDERRW NTS+41.678 
20F IZDIHARTeam Tady Kalex+41.793 
 L BALDASSARRIPONS KalexNC 
 S CORSIForward MV AgustaNC 
 H SYAHRINAspar Speed UpNC 
 J NAVARROSpeed UPNC 
 S CHANTRATeam Tady KalexNC 
 H GARZÓPONS KalexNC 
 L DALLA PORTAItaltrans KalexNC 
 K BIN KASMAYUDINSAG KalexNC 
 J DIXONSIC KalexNC 
Paddockast #71 | A VOLTA DA STOCK CAR COM BUENO E ABREU
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.