Câmera onboard registra ação de Viñales em moto da Yamaha no fim do GP da Estíria

Uma imagem onboard na moto de Maverick Viñales mostrou o espanhol forçando o equipamento da Yamaha, especialmente o motor, nas voltas finais do GP da Estíria. A equipe o suspendeu neste fim de semana, na Áustria, em novo capítulo do relacionamento que se aproxima do fim

Imagem onboard relata como Maverick Viñales tentou danificar o motor da Yamaha no fim do GP da Estíria (Vídeo: MotoGP)

A polêmica suspensão de Maverick Viñales segue rendendo no paddock da MotoGP. O espanhol foi afastado pela Yamaha neste fim de semana e não vai disputar o GP da Áustria, segunda etapa da rodada dupla da MotoGP no Red Bull Ring. De acordo com a montadora japonesa, por conta do “uso irregular do equipamento” nas voltas finais da última corrida, colocando outros competidores e a si mesmo em risco.

Na noite de quinta-feira (12), um vídeo com a câmera onboard de Viñales antes de abandonar mostra que o espanhol forçou diversas vezes o motor da Yamaha em diferentes trechos do Red Bull Ring, inclusive entrando nos boxes, sempre batendo no limitador.

O jornalista Simon Patterson, um dos mais experientes na cobertura da MotoGP, disse nas redes sociais que havia recebido uma indicação no próprio domingo de uma estranha ação de Viñales ao entrar nos boxes: acelerar a moto. “Imagino que a Yamaha pensou que ele estava tentando explodir o motor”, disse.

Maverick Viñales em ação durante o GP da Estíria (Foto: Divulgação/MotoGP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Outro jornalista, Neil Robertson foi na mesma linha e disse que um fotógrafo presente no Red Bull Ring relatou a mesma situação. “Ele ouviu Maverick bater no limitador toda hora nas voltas finais. Loucura!”. Niki Kovács, que acompanha o Mundial de Motovelocidade, descreveu o momento como “assustador, inesperado e muito alto”.

De acordo com o site Autosport, Viñales retornou aos boxes após a bandeira vermelha na terceira volta da prova e pediu para a equipe não mexer no motor, pois funcionava normalmente. Apesar disso, o time mudou a sequência de marchas e alterou o motor. O espanhol não conseguiu partir para a volta de apresentação e precisou largar no pit-lane.

Apesar do comunicado divulgado pela Yamaha, a equipe ainda não se pronunciou sobre o caso, assim como o piloto. Uma declaração de Lin Jarvis, chefe da equipe, é esperada nesta sexta-feira (13), durante uma coletiva de imprensa. A MotoGP volta a acelerar no próximo domingo (15), com o GP da Áustria, novamente no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

ASSISTA
Pedrosa e Savadori causam acidente com fogo e bandeira vermelha no GP da Estíria
Aleix Espargaró e Marc Márquez discutem na pista após toque durante GP da Estíria


O QUE SERÁ DE VIÑALES NA MOTOGP? Assista!
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.